A FORMAÇÃO DO JARDIM DO ÉDEN E

COMO DEUS CRIOU A MULHER

1– Dessa forma foi concluída a criação dos céus e da terra, com tudo que neles existe. 2- E no sétimo dia, tendo Deus terminado a sua obra, ele descansou. 3- Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois nele descansou de toda a obra da criação.

A FORMAÇÃO DO JARDIM DO ÉDEN

4- Esta é a história da origem dos céus e da terra criados por Deus. 5- Ainda não havia vegetação, nem semente que houvesse brotado da terra, porque o Senhor Deus ainda não havia feito chover sobre a terra, e também não havia seres humanos para cultivar a terra. 6- Mas um vapor de água subia da terra e irrigava toda a superfícíe do solo. 7- Então o Senhor Deus formou o corpo humano do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e ele tornou-se um ser vivo. 8- Plantou também o Senhor Deus um jardim, no Éden, para os lados do oriente; e nesse jardim colocou o homem que havia criado. 9- Então o Senhor Deus fez brotar toda a espécie de lindas árvores que produziam frutas boas como alimento. No centro do jardim estava a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

10- Nascia no Éden um rio que atravessava o jardim para o irrigar, dividindo-se depois em quatro braços. 11- Um destes braços era o rio Pisom, que atravessava toda a terra de Havilá. Nessa região existe ouro. 12- Esse ouro era de fina qualidade; lá também existem pedras preciosas, como o bdélio e a pedra de ônix. 13- O segundo braço do rio chama-se Giom, e percorre toda a terra de Cuxe (Hoje, Etiópia). 14- O terceiro braço é o rio Tigre, que corre pelo lado leste da Assíria. E o quarto braço é o rio Eufrates.

15- O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e o cultivar. 16- E deu-lhe a seguinte ordem: “Você pode comer de toda árvore que está no jardim, 17- mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que comer dessa fruta, certamente você morrerá”.

COMO DEUS CRIOU A MULHER

18- Depois disse o Senhor Deus: “Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer para ele uma companheira, uma auxiliadora que lhe corresponda”. 19- Depois de ter formado da terra toda espécie de animais e aves, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver que nome daria a eles. 20- Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e os animais selvagens. No entanto, o homem não encontrou uma companheira que lhe correspondesse.

21- Então o Senhor Deus fez o homem cair em um sono profundo. Enquanto este dormia, tirou uma das costelas dele e fechou o lugar em que ficava a costela. 22- Dessa costela o Senhor Deus fez uma mulher e a levou ao homem. 23- Então o homem disse: “Esta, sim, é parte dos meus ossos e da minha carne. Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem”.

24- Esta é a razão pela qual o homem deixa o seu pai e a sua mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só ser (Uma só carne).

25- Ambos, o homem e a mulher, estavam nus, mas não sentiam vergonha.

Deus abençoe todos vós!

Anúncios