A TENTAÇÃO DE EVA E QUEDA DO HOMEM

(1) A serpente era a mais (*)astuta de todas as criaturas que o Senhor Deus tinha feito. Ela aproximou-se e perguntou à mulher: “É verdade que Deus disse que não deviam comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?”
(2) A mulher respondeu à serpente: “Nós podemos comer do fruto de todas as árvores do jardim, exceto da árvore que está no meio do jardim. (3) Deus disse que não podemos comer da fruta daquela árvore, nem sequer tocá-la, senão morreremos”.
(4) “Certamente vocês não morrerão!”, retrucou a serpente. (5) “Deus sabe muito bem que no instante em que comerem dessa fruta, seus olhos serão abertos, e vocês, como Deus, serão capazes de distinguir o bem do mal!”

(6) A mulher ficou convencida. Reparando na beleza daquela árvore e que a sua fruta era agradável ao paladar e atraente aos olhos, além de lhe dar entendimento, tomou a fruta e comeu-a. Depois ofereceu a seu marido, e ele também comeu. (7) Os olhos de ambos foram abertos, e perceberam que estavam nus. Foram então juntar folhas de figueira para cobrir-se.
(8) Ao cair da tarde daquele dia ouviram a voz e os passos do Senhor Deus que passeava pelo jardim, e se esconderam-se entre as árvores. (9) O Senhor Deus chamou o homem: “Onde você está?”
(10) Ele respondeu: “Percebi que o Senhor estava se aproximando e fiquei com medo, porque estava nu. Por isso me escondi”.
(11) “Quem disse que você estava nu?”, perguntou o Senhor Deus. “Você comeu da fruta da árvore da qual eu o proibi de comer?”
(12) O homem respondeu: “Foi a mulher que me deste por companheira que me ofereceu a fruta da árvore, e eu comi”.
(13) Então o Senhor Deus perguntou à mulher: “Por que você fez isso?” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”.

AS CONSEQUÊNCIAS DE SEUS ATOS

(14) Então o Senhor Deus dirigiu-se à serpente: “Este é o seu castigo: Você será a única a ser amaldiçoada entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens. Você terá de rastejar sobre o seu ventre, e comerá pó todos os dias da sua vida.
(15) “De agora em diante, você e a mulher serão inimigas. O mesmo ocorrerá entre a sua descendência e a descendência dela. O descendente da mulher esmagará a sua cabeça, e você ferirá o calcanhar dele”.
(16) E o Senhor Deus disse à mulher: “Você terá muitas dores durante a gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Apesar disso, seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.
(17) Ao homem ele disse: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu aquela fruta que eu disse para não comer, o solo da terra será maldito por sua causa. Você precisará lutar todos os dias da sua vida para tirar da terra o seu sustento. (18) Ela também produzirá espinhos e ervas daninhas, e você precisará alimentar-se das ervas do campo. (19) Você precisará suar para que a terra produza o seu alimento, até que volte para a terra, da qual você foi formado. Pois você foi feito da terra e à terra voltará”.
(20) Adão deu à sua mulher o nome Eva pois ela se tornaria a mãe de toda a humanidade.
(21) O Senhor Deus fez roupas de pele de animais e vestiu Adão e sua mulher.
(22) Então disse o Senhor Deus: “Agora que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal, é necessário que ele não coma da fruta da árvore da vida para que não viva eternamente”. (23) Por isso o Senhor Deus o expulsou do jardim do Éden, e o mandou cultivar a terra da qual tinha sido formado. (24) Depois de ter expulsado o homem, colocou querubins a leste do jardim do Éden, os quais, com uma espada flamejante que se movia, guardavam o caminho de acesso à árvore da vida.

(*)Significados:
– Astuto: Característica de quem consegue obter privilégios para si enganando outras pessoas.

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Estas mesmas “frutas” existem até hoje, em diversas formas. Podemos exemplificar como nossos pontos fracos, os quais o inimigo(serpente) usa para nos fazer afastar de Deus ou nos matar espiritualmente. Há quanto tempo o inimigo vem acabando com “vidas”, e enganando muitos, não? Eu também fiquei surpresa. Ir contra Deus sempre tem suas consequências.

Deus abençoe à TODOS!

Anúncios