O NASCIMENTO DE CAIM E ABEL

1- Então Adão teve relações com Eva, e ela engravidou e deu à luz um filho, a quem chamou de Caim. Disse ela: “Com a ajuda do Senhor consegui um filho homem!” 2- Depois voltou a dar á luz, e nasceu o irmão dele, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, enquanto Caim era agricultor. 3- Quando chegou o tempo da colheita, Caim trouxe ao Senhor uma oferta dos produtos da terra. 4- Abel fez o mesmo, mas com as primeiras crias do seu rebanho. E o Senhor agradou-se de Abel e da sua oferta, 5- mas não de Caim nem da sua oferta. Por isso, Caim ficou enfurecido e o seu rosto mostrava ódio.

6- O Senhor perguntou a Caim: “Por que você está furioso e por que o seu rosto mostra ódio? 7- Se você fizer o que é certo, não será aceito? Mas se você agir mal e não obedecer, saiba que o pecado está à sua espera; ele deseja destruí-lo, mas está na sua mão o poder de dominá-lo.”

O PRIMEIRO HOMICÍDIO

8- Então Caim convidou a Abel, seu irmão: “Vamos para o campo”. Enquanto caminhavam juntos, Caim atacou o seu irmão Abel e o matou.

9- Depois o Senhor perguntou a Caim: “Onde está o seu irmão Abel?” Respondeu Caim: “Não sei. Será que sou o responsável pelo meu irmão?”

10- “Então Deus disse: “O que foi que você fez? O sangue do seu irmão clama por mim, da terra em que foi derramado. 11- Por isso você será amaldiçoado nessa terra manchada pelo sangue dele. 12- Quando você cultivar a terra, ela não dará mais o fruto resultante do seu trabalho. Você passará a vida como um fugitivo errante pela terra”.

13- Caim então disse ao Senhor: “Esse castigo é pesado demais pra mim. 14- Hoje me expulsas desta terra que tenho cultivado, e terei de me esconder da tua face. Serei um fugitivo errante pela terra, e qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar!”

15- Mas o Senhor lhe respondeu: “Isso não ocorrerá. Se alguém matar você, será castigado sete vezes mais”. E o Senhor colocou em Caim um sinal de identificação, para impedir que fosse morto por alguém que o encontrasse (*). 16- Assim Caim afastou-se da presença do Senhor e foi estabelecer-se na terra de Node, a leste do Éden.

17- Caim teve relações com a sua mulher, e ela engravidou e deu à luz um filho, que recebeu o nome de Enoque. Caim então construiu uma cidade à qual deu o nome do seu filho Enoque. 18- Enoque foi o pai de Irade. Irade foi o pai de Meujael. Meujael foi o pai de Metusael. Metusael foi o pai de Lameque.

19- Lameque teve duas mulheres: Ada e Zilá. (Foi o primeiro homem na bíblia á praticar a bigamia). 20- Ada teve um filho chamado Jabal. Ele foi o pai de todos os criadores de rebanhos e de todos os que vivem em tendas. 21- O seu irmão chamava-se Jubal, o pai de todos os que tocam harpa e flauta. 22- Zilá também deu à luz um filho chamado Tubalcaim, o primeiro a trabalhar com metal fundido, fazendo ferramentas de bronze e de ferro. Este teve uma irmã chamada Naamá.

23- Um dia Lameque disse às suas mulheres: “Ada e Zilá, ouçam-me com atenção: Eu matei um homem porque me feriu, e um jovem, porque me machucou. (Segundo homicídio da bíblia) 24- Se aquele que matar Caim será vingado sete vezes, então eu serei vingado setenta e sete”. (Nesta parte a bíblia deixa subtendido que Lameque matou Caim).

25- Novamente, Adão teve relações com Eva, e ela deu á luz outro filho, a quem chamou Sete, dizendo: “Deus me concedeu outro filho para ocupar o lugar de Abel, a quem Caim matou”. 26- Sete foi pai de Enos. Depois do nascimento de Enos, começaram a invocar o nome do Senhor.

(*)Observação: A natureza do sinal em Caim tem sido um assunto de muito debate e especulação, porém na bíblia não se identifica a natureza exata deste sinal. O que quer que tenha sido, era um sinal/indicador de que Caim não era para ser morto.

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Já no início da descendência de Adão e Eva, vemos o pecado da inveja, do ódio e do assassinato, Caim matou Abel porque teve inveja e ódio do irmão! E nos dias atuais isso não mudou, pois ainda é comum ver a inveja das conquistas e felicidade dos outros incomodar muitos. Deus por ser Onipresente está em todos os lugares e momentos de nossa vida, porém, Ele jamais irá interferir em nossas atitudes, pois a nós foi dado o livre arbítrio (Poder de escolher), a maldade a desobediência, só nos afasta de Deus, o pecado está à nossa espera e ele deseja nos destruir, mas está em nossas mãos o poder de dominá-lo o poder de falar NÃO!”. Assim como Caim que foi marcado (sinal), eu pergunto quantos também estão hoje marcados, manchados, sinalizando o pecado na sua vida? Em muitos casos está marca é visível. Podemos observar que Lameque era um homem que facilmente se irava, não relevava algumas situações: Se era ferido, vingava-se, infelizmente existem muitos Lameques por ai….Quantos vieram por muito tempo cultivando sua terra (vida, caminhada) com Deus, mas hoje não dão mais frutos, e se escondem da face de Deus, como fugitivos, errantes porque o pecado já o dominou. Abel se manchou com o sangue do seu irmão, não deixe sua terra (vida) manchada pelo pecado, o sangue de Caim clamava por Deus e hoje é a Alma pecadora que clama pela misericórdia de Deus. Não deixem seus erros voltarem á você em dobro Setenta e Sete.

Deus abençoe à TODOS!

Foto: Pietro Novelli

Anúncios