OS DESCENDENTES DE NOÉ
(A FORMAÇÃO DE TODOS OS POVOS E NAÇÕES APÓS O DILÚVIO)

1- Os descendentes de Noé são os seguintes: Sem, Cam e Jafé. Eles tiveram filhos depois do dilúvio.

2- Os filhós de Jafé foram: Gômer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tirás.

3- Os filhos de Gômer foram: Asquenaz, Rifate e Togarma.

4- Os filhos de Javã foram: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.

5- Os seus descendentes tornaram-se povos marítimos, conquistando terras e formando nações, cada uma de acordo com a sua língua.

6- Os filhos de Cam foram: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.

7- Os filhos de Cuxe foram: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá. Os filhos de Raamá foram: Sabá e Dedã.

8- Um dos descendentes de Cuxe foi Ninrode, que foi o primeiro homem poderoso da terra. 9- Ele foi um caçador valente. Daí o provérbio: “Que Deus te faça um caçador valente como Ninrode”. 10- No início, o seu reino era composto pelas cidades e territórios de Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinear. 11- Dali, ele estendeu o território do seu reino até a Assíria, onde edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá 12- e Resém, que fica entre Nínive e Calá, que era a maior cidade daquele império.

13- Mizraim foi o país dos luditas, anamitas, leabitas, naftuítas, 14- patrusitas, casluítas (de quem descendem os filisteus) e caftoritas.

15- O primeiro filho de Canaã foi Sidom, e o segundo, Hete. 16- Também estes povos são descendentes de Canaã: os jebuseus, os amorreus, os girgaseus, 17- os heveus, os arqueus, os sineus, 18- os arvadeus, os zemareus e os hamateus. Os Cananeus se espalharam por diferentes partes. 19- As fronteiras do cananeus estenderam-se desde Sidom, indo em direção a Gerar, até Gaza, continuando até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, chegando até Lasa.

20- Esses são os descendentes de Cam que se espalharam em muitas nações, com suas línguas diferentes.

21- Hebér, que deu origem a um numeroso povo, era descendente de Sem, irmão mais velho de Jafé.

22- Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude, e Arã.

23- Os filhos de Arã foram: Uz, Hul, Géter e Meseque.

24- Salá foi filho de Arfaxade, Héber foi filho de Salá.

25- Héber teve dois filhos: Pelegue e Joctã. Pelegue recebeu esse nome porque em sua época foi feita a divisão da terra entre as nações.

26- Os filhos de Joctã foram: Almodá, Salefe, Hazarmavé, Jerá, 27- Adorão, Uzal, Dicla, 28- Obal, Abimael, Sabá, 29- Ofir, Havilá e Jobabe. Todos esses foram filhos de Joctã.

30- Eles habitaram a região que vai desde Messa até Sefar, uma região montanhosa que ficava a leste.

31- São esses os descendentes de Sem, conforme os povos e nações, com suas diferentes línguas e localizações geográficas.

32- São essas as famílias dos filhos de Noé, das quais se formaram os diferentes povos e nações. Todas essas nações se dispersaram pela terra depois do dilúvio.

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Após o dilúvio os descendentes de Caim, também morreram, e Noé veio da descendência de Sete (Filho de Adão e Eva). No capítulo 10 de Gênesis, vemos e entendemos como as terras foram aos poucos sendo conquistadas e como nações foram formadas, atualmente cada um com sua língua. Conhecemos Ninrode, até então considerado o homem mais poderoso da terra, pois ainda não tinha nenhum líder, sabemos que ele foi um caçador valente e o que mais?

Ninrode significa “Rebelar-se ou vamos nos rebelar”, ele foi o fundador e rei do primeiro império a existir no mundo depois do Dilúvio, ele é conhecido como um grande opositor as coisas de DEUS. Ninrode foi à primeira tentativa de satanás de formar um ditador mundial. Ele foi o primeiro tipo de Anticristo. Ele fundou um reino em oposição ao reino de Deus e chefiou a construção de uma torre (Babel). Mas Babel apesar de conhecida não era a maior cidade daquele império e sim a cidade de Resém. À medida que avançarmos nossas leituras vamos descobrir ainda mais sobre Ninrode.

Vemos que da descendência de Noé vieram os filisteus, no decorrer de nossas leituras observamos que este povo, foi um dos grandes inimigos do povo de Israel, e ao refletir sobre a nossa realidade atual, notamos irmãos matando irmãos nas guerras entre nações (Pois todos somos descendentes de Noé), veja bem! – Estou me referindo á matar, o tio, a tia, o primo….Afinal somos todos parentes. Veja á guerra entre Israel e Palestina, notamos que os descendentes de Canaã foram para Gaza, onde á guerra recente cessou, mas até quando minha gente? Eis á pergunta que não quer calar?

Quando nasceu Pelegue nesta época foi feita a divisão da terra entre as nações. Conforme os povos, com suas diferentes línguas e localizações geográficas. Todas essas nações se dispersaram pela terra depois do dilúvio.

OBSERVAÇÕES

Podemos notar que os humanos começaram a ter mais “livre arbítrio” em suas atitudes, começaram a querer se destacarem, e deixar de ser uma pessoa “comum” ignorando o espaço de Deus.

Lembrando que, o Senhor havia deixado Noé como o “pai” das nações porque ele foi um homem muito fiel a Deus e podemos analisar que mesmo o Senhor querendo “arrumar” nos humanos sempre pro lado certo, a maioria dos humanos sempre preferiram cultivar a maldade. E isso continua até hoje.

Deus Abençoe!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook:Metamorfose Cristã
Anúncios