GUERRA DE QUATRO REIS CONTRA CINCO

1- Nessa época Anrafel, rei de Sinear (Antiga Babilônia), Arioque rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão (Atual Irã) e Tidal, rei de Goim, 2- estavam em guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei Belá, depois conhecido pelo nome de Zoar. 3- Estes últimos cinco reis mobilizaram os seus exércitos no vale de Sidim, onde fica o mar Salgado (ou mar Morto). 4- Por doze anos tinham sido dominados pelo rei Quedorlaomer, mas no décimo terceiro ano se rebelaram.

5- No décimo quarto ano Quedorlaomer e os reis aliados derrotaram os refains em Asterote-Carnaim, os zuzins em Hã, os emins em Savé-Quiriataim, 6- e os horeus nos montes de Seir até El-Parã, perto do deserto. 7- Na volta, passaram por En-Mispate – mais tarde chamada de Cades – e conquistaram os territórios dos amalequitas e dos amorreus que viviam em Hazazom-Tamar.

8- Nisso os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Belá, que é Zoar, se prepararam para a batalha, no vale de Sidim, 8- contra as forças de Quedorlaomer, rei de Elão, contra Tidal, rei de Golim, contra Anrafel, rei de Sinear, e contra Arioque, rei de Elasar. Eram quatro reis contra cinco. 10- Ocorreu que o vale de Sidim estava cheio de poços de piche. Quando os reis de Sodoma e Gomorra fugiram, alguns dos seus homens caíram nos poços de piche e o restante conseguiu escapar para as montanhas. 11- Então os vencedores saquearam as cidades de Sodoma e Gomorra, levando consigo todas as riquezas e todo seu mantimento, e deixaram a região.

LÓ É LEVADO CATIVO (PRISIONEIRO)

12- Ló, sobrinho de Abrão, que morava em Sodoma, também foi levado, junto com os seus bens.

13- Um dos homens que conseguiu escapar veio relatar tudo o que havia ocorrido a Abrão, o hebreu, Abrão morava próximo aos carvalhos de Manre, o amorreu. Manre e seus irmãos Escol e Aner eram aliados de Abrão. 14- Quando Abrão soube que seu sobrinho Ló tinha sido capturado, juntou os 318 homens treinados, nascidos na sua casa, e perseguiu os inimigos até Dã. 15- Abrão dividiu os seus homens em grupos e atacou-os durante a noite, e os derrotou, perseguindo-os até Hobá, ao norte de Damasco, 16- recuperando todos os bens que tinham sido saqueados. Ele trouxe também de volta seu sobrinho Ló, os bens dele, as suas mulheres e os demais prisioneiros.

17- Abrão voltou vitorioso da luta contra Quedorlaomer e os reis aliados. No vale de Savé, isto é, o vale do Rei, veio encontrar-se com ele o rei de Sodoma.

18- Melquisedeque, rei de Salém (Isto é, Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo, ofereceu-lhe pão e vinho 19- e abençoou Abrão, dizendo: “Que a benção do Deus Altíssimo, criador dos céus e da terra, seja sobre você, 20- e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os seus inimigos em suas mãos”.

Então Abrão deu a Melquisedeque o dízimo de tudo o que tinha.

21- O rei de Sodoma disse a Abrão: “Dê-me as pessoas que você libertou e fique com os bens”.

22- Mas Abrão respondeu: “De mãos levantadas diante do Senhor, o Deus Altíssimo, criador dos céus e da terra, 23- juro que não ficarei com coisa alguma do que é seu, nem um fio sequer ou uma simples correia de sandália. Para que você jamais venha a dizer: ‘Eu enriqueci Abrão’. 24- Nada quero pra mim, a não ser o que os meus servos comeram e ainda a parte que pertence aos meus aliados Aner, Escol e Manre, que combateram comigo. Eles poderão receber a parte deles.”

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Vamos observar Ló, que foi ganancioso e ao olhar as belas planícies de Sodoma e ali achou que ia se dar bem, mas tudo o que Ló parecia ter ganhado ao levar vantagem sobre Abrão foi perdido num instante. Ele que foi tão astuto, agora era escravo, e tudo por causa de sua escolha egoísta. Veja que nem tudo que lhe parece bom aos olhos é realmente o caminho certo, nem sempre o mais belo é o caminho a se seguir!

Aqui conseguimos pela primeira vez notar de onde se originou a palavra “Hebreu” que vem de Abrão “o hebreu”.

Abrão aos 75 anos foi à guerra, ele foi à luta, não desanimou, teve fé e coragem e VENCEU! – Para Deus, não existe idade para se enfrentar as batalhas da vida, para aquele que tem fé, quando menos esperamos os inimigos são entregues em nossas mãos! Quem tem fé vai à luta sem questionar e VENCE!

Talvez não haja nenhum teste maior para o homem enfrentar do que o do sucesso: A resposta de Abrão foi um testemunho de sua fé no Deus único adorado por ele. Ao dar seu dízimo, Abrão transmitiu claramente que Deus era quem merecia toda a glória. Ló escolheu Sodoma por sua promessa de bênçãos materiais. Aparentemente Ló tomou o melhor de Abrão, e agora Deus estava dando de volta a Abrão, agora entendemos que a mansidão de Abrão, ao deixar Ló escolher o lado que queria seguir, não significava uma fraqueza, isto era mais uma vez a Fé que Abrão tinha em Deus, pois sabia que Deus tomaria um novo caminho para honrá-lo.

As palavras de Abrão devem ter sido um choque muito maior para o rei de Sodoma do que sua atitude de partilhar os despojos. Ainda que os homens possam dar a glória a homens, os santos devem dar a glória a Deus, pois qualquer vitória, no final das contas, é Dele, não nossa. Por esta razão, Abrão não podia aceitar a oferta de ficar com os bens de Sodoma. Abrão, como Melquisedeque, agora era zeloso para que a glória de Deus fosse somente Dele. Aceitar qualquer coisa de um rei pagão seria dar-lhe a oportunidade de supor que sua oferta fosse responsável pelo sucesso de Abrão.

APRENDIZAGEM ESPIRITUAL:

Ir para a guerra aos 75 anos e vencer? Já pensou nessa possibilidade? Jovens muitas vezes não chegam vivos e muito menos vitoriosos de uma guerra. Mas, reflitam no modo espiritual irmãos. Não importa a hora que o Senhor te chamar nessa obra, não vai ser os anos que vão ser julgados como um “extra” para a sua vitória e sim o seu desempenho e obediência, tudo que esta guardado em seu coração – Somos julgados iguais! Porque é no coração que Deus habita.

Como anda o seu coração? O que andas guardando? Deixe ele sempre limpo para que o Senhor possa entrar nele e purifica-lo. Em tempos de guerras, ficamos abatidos e fracos pois as lutas são diárias contra o inimigo que nos atormenta. Porém isso não é motivo de dizer: EU SOU UM PERDEDOR! Se Deus é contigo quem será contra? O Senhor honrou Abrãao, homem idoso numa GUERRA. A chance de um “idoso” vencer uma guerra é mínima mas não é impossível quando Deus esta na sua vida. Alguma vez Abrãao fez corpo mole, pensou em desistir? NÃO! E a luta espiritual é a mesma guerra. FORTALEÇA-TE NAS LUTAS QUE VOCÊ ALCANÇARÁ A VITÓRIA!!!

Deus abençoe a todos vós!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook:Metamorfose Cristã
Anúncios