AGAR É DADA POR MULHER A ABRÃO

1- Sarai, mulher de Abrão, não tinha filhos. Sarai tinha uma criada egípcia chamada Agar.
2- Sarai disse a Abrão: “Já que o Senhor não me deu filhos, tenha relações com a minha criada. Se ela tiver filhos, serão meus”. Abrão concordou com a proposta de Sarai.

3- Então Sarai, mulher de Abrão, deu a sua criada egípcia Agar por mulher a Abrão, seu marido. Isso ocorreu depois de Abrão ter habitado por dez anos na terra de Canaã. 4- Ele concordou, teve relações com Agar e ela engravidou.

Quando Agar viu que estava grávida, ficou arrogante e começou a tratar a sua senhora com desprezo. 5- Então Sarai falou com Abrão: “Você deveria sentir a vergonha que estou passando! Entreguei a minha serva a você. Dei a ela o privilégio de ser a sua mulher, e agora que sabe que está grávida, me despreza!

6- Respondeu-lhe Abrão: “Sua serva é propriedade sua. Faça com ela o que você achar melhor”. Então Sarai maltratou-a de tal forma que Agar precisou fugir.

7- O Anjo do Senhor encontrou Agar perto de uma fonte no deserto, ao lado da estrada de Sur, 8- e disse a ela: “Agar, serva de Sarai, de onde você vem e para onde está indo?” Respondeu Agar: “Estou fugindo da minha senhora, Sarai”.
9- Então o Anjo do Senhor lhe disse: “Volte para a sua senhora e humilhe-se”. 10- E o Anjo do Senhor continuou: “Faça o que digo, pois vou fazer de você uma grande nação. Ela se tornará tão numerosa que ninguém poderá contá-la”.

11- Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e vai ter um filho. Dê a ele o nome de Ismael (Que quer dizer “Deus ouve”), porque o Senhor deu ouvidos ao seu sofrimento e queixa.

12- O seu filho se tornará um homem livre e indomável como um jumento selvagem! Ele será contra todos, e todos serão contra ele. Ele viverá perto de todos os descendentes do seu pai”.

13- Este foi o nome que Agar deu ao Senhor “O Deus que me vê”. Ela perguntou: Será que eu vi aquele que me vê?”14- Por isso aquela fonte que fica entre Cades e Berede passou a ser chamada de Beer-Laai-Roi (Que quer dizer “Fonte do que vive e me vê”).

15- Assim Agar deu um filho a Abrão. Abrão deu ao menino o nome de Ismael. 16- Abrão tinha 86 anos quando Ismael nasceu.

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Em Gênesis 16: 12 – Observamos que o filho de Agar (Ismael), seria um homem livre e indomável como um jumento selvagem! Ele seria contra todos, e todos contra ele. Ele viveria perto de todos os descendentes do seu pai, o que essa parte quer dizer exatamente?

O Jumento Selvagem sempre foi símbolo de força indomável na antiguidade. De fato, os Ismaelitas realmente foram fortes e cresceram muito, tornando-se um povo numeroso, como Deus havia prometido. Hoje, eles são conhecidos como os povos árabes, do Oriente Médio, descendentes de Hadade, filho de Ismael (Gênesis 25:15).

A religião predominante no mundo árabe é o Islam (que significa submissão [a Deus]), e é a religião que mais cresce mundialmente na atualidade.

Nas tradições islâmica e judaica, os árabes são um povo semita (Semita: O termo semita é um conjunto linguístico formado por uma família de vários povos, entre os quais se destacam os Árabes e Hebreus), os Árabes são descendentes de Ismael.

O resultado da desobediência e ansiedade de Sarai? – Bom! Vivemos guerras no oriente médio entre ISMAELITAS (Árabes) E ISRAELITAS tudo porque Abrão e Sarai não souberam esperar o TEMPO DE DEUS.

Sarai ao dar sua serva para engravidar de Abrão, não confiou na promessa do Senhor, ela assim como muitos de nós se olhou naquele momento e se viu sem condições físicas para gerar um filho, ela não acreditou e nem teve paciência para esperar na promessa de Deus, portanto agiu da maneira que achou melhor. Mas estes eram os planos dela e não os planos de Deus.

Logo sua atitude lhe trouxe consequências ruins, seu ato precipitado e fora das ordens de Deus lhe causou a dor do desprezo e sentiu-se humilhada.
Vejam que Agar sua criada, após receber uma benção, passou a ser arrogante e soberba…e eu te pergunto:

“Quantas vezes irmãos vemos muitos até em nosso meio, que após receberem suas bênçãos passam a agir de forma soberba e arrogante?”

Sabemos que a humildade antecede a honra, ou seja, não importa quem é você, não importa seu status, sua condição financeira, suas bênçãos materiais e espirituais A HUMILDADE SEMPRE TEM QUE VIR PRIMEIRO!

Então “Agar humilhou-se para sua senhora” – Quando erramos é importante reconhecer nosso erro, somos humanos e sempre vamos errar, mas reconhecer nosso erro é um ato nobre diante de Deus.

ー ENSINAMENTO ESPIRITUAL:

O homem muitas vezes tomam atitudes antes da hora, e isso se resulta na autodestruição. Todas as atitudes tomadas sem a voz de Deus se resume na falta de fé e paciência(distração). Este capítulo ensina a nós ter calma e esperar no Senhor.

O “Jumento Selvagem” é o caráter humano. Quando queremos algo, seja pelo qual motivo, sempre vamos atrás até conseguir! Não é mesmo? Mas, nem sempre obtemos o que “planejávamos” no início e com isso tomamos rumos bem mais distantes e muitas vezes mais perigosos. Fique em comunhão irmãos.

Imagine uma borboleta voando livremente atrás de uma linda flor para se pousar. Ela avista lá na frente uma linda flor colorida e acelera para chegar mais rápido, sem tirar o foco. Ela se esqueceu o que tem ao seu redor por alguns instantes e nisso, BOOM! As asas se enroscaram numa armadilha da aranha que a avistava de longe. CUIDADO IRMÃOS COM A DISTRAÇÃO!! Não deixe seu foco te deixar cego! O inimigo espera por essa brecha.

Tenho duas versões para este ensinamento: uma é o inimigo querendo te “tirar” da graça, e outra é um sinal de Deus para te alertar antes que a “aranha” te cubra com as linhas e te mate.

A distração espiritual pode se resultar em morte da VIDA ETERNA!! O mundão está aí para todos seguidores do inimigo. Cuidado com as programações de TV irmãos, este é o FOCO principal, onde se ensina alimentar a carne para coisas erradas: traição, suicídio, tristeza, ira, maldades contra o próximo – Enfim são muitas! VIGIA-TE: Não deixe sua mente ocupada para “o mundo”!

Deus abençoe a todos vós!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook:Metamorfose Cristã
Anúncios