DEUS MUDA O NOME DE ABRÃO

(1) Quando Abrão estava com 99 anos de idade, o Senhor apareceu a ele, e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso. Faça a minha vontade e seja íntegro. (2) Farei uma aliança com você e multiplicarei grandemente os seus descendentes”.

(3) Vendo que Deus estava falando, Abrão prostrou-se, com o rosto no chão, e Deus lhe disse:
(4) “Esta é a minha aliança com você:

Você será o pai de muitas nações. (5) Por isso mudo o seu nome de *Abrão para *Abraão, porque (6) farei com que seus descendentes sejam muito numerosos e formem muitas nações. Entre os seus descendentes haverá reis.

*Significados: Abrão – pai exaltado / Abraão – pai de muitas nações

(7) Esta aliança que estabeleço será entre mim e você e os seus descendentes, de geração em geração. Eu serei o seu Deus e o Deus dos seus descendentes. (8) E darei a eles toda a terra de *Canaã [local atual: Jerusalem], onde você está morando como estrangeiro. Ela será para sempre dos seus descendentes, e eu serei o Deus deles”.

(9) “Agora veja a sua parte neste pacto”, disse Deus a Abraão.

“Guarde a minha aliança, você e seus descendentes. (10) Esta é a minha aliança que você e os seus descendentes devem guardar: todos do sexo masculino devem ser *circuncidados.

*Cortar a pele “prepúcio”, que cobre a ponta do órgão genital masculino. (Como uma operação de fímose)

(11) Esta circuncisão será o sinal da aliança entre mim e você. É a prova de que você e seus descendentes aceitam a minha aliança. (12) Todos os que forem do sexo masculino serão circuncidados no oitavo dia, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros. (13) Tanto os nascidos em casa quanto os comprados terão de ser circuncidados.

Esta marca no corpo de vocês será um sinal permanente da minha aliança eterna. (14) Todo aquele do sexo masculino que não for circuncidado será cortado do seu povo, Ele quebrou a minha aliança”.

DEUS MUDA O NOME DE SARAI

(15) Deus continuou falando: “Sarai também vai mudar de nome. De agora em diante sua mulher se chamará *Sara [significado: princesa]. (16) Abençoarei Sara e darei a você um filho por meio dela. Sim, eu abençoarei Sara e farei que ela seja mãe de nações!” (17) Então Abraão prostrou-se, com o rosto no chão, ficou perplexo e disse a si mesmo: “Será que um homem de cem anos de idade pode gerar um filho? Será que Sara pode dar à luz aos noventa anos?” (18) E Abraão disse a Deus: “Que Ismael possa ser abençoado pelo Senhor!”

(19) Deus respondeu: “Na verdade Sara, sua mulher, dará um filho a você deverá dar a ele o nome de *Isaque [significado: ele riu]. Firmarei a minha aliança com ele e com os seus descendentes para sempre. (20) Quanto a Ismael, levarei em conta o seu pedido. Eu abençoarei Ismael e tornarei muito numerosa os seus descendentes. Ismael será o pai de um grande povo.

(21) Mas a minha aliança será com Isaque, filho que Sara lhe dará daqui a um ano”. (22) Depois que terminar de falar com Abraão, Deus subiu e se retirou.

(23) Naquele mesmo dia, Abraão pegou seu filho Ismael e a todos os escravos nascidos em sua casa e os que foram comprados, do sexo masculino, e os circuncidou, como Deus lhe tinha ordenado. (24) Abraão tinha 99 anos quando foi circuncidado, (25) e seu filho Ismael tinha treze.

(26) Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados no mesmo dia. (27) E com Abraão foram circuncidados todos os meninos e homens da casa de Abraão, incluindo os escravos, tanto os da sua casa quanto os comprados.

REFLEXÃO E APRENDIZAGEM

Vemos que antigamente Deus disse para todos do sexo masculino serem circuncidados, mas porque hoje não é mais assim?

Esta ordenança está no Velho Testamento, no novo testamento isto é quebrado pela nova aliança “Novo Testamento”, com o sacrifício de Jesus todas as leis foram cravadas com Ele na cruz e agora passamos a viver sobre a lei da Graça (Misericórdia de Deus). Os Judeus ainda seguem esses costumes pois eles acreditam em Deus, mas não creem em Jesus como filho de Deus e seu único Salvador, pra eles Jesus foi apenas mais um profeta, eles ainda aguardam a vinda do Messias, para os Judeus a Bíblia começa em Gênesis e termina em Malaquias. Atualmente os judeus vivem sua fé baseado em leis rígidas e Jesus ensinou a lei do amor. Jesus cumpriu a Lei por nós, para os que estão na sua Graça. Em Romanos, nós aprendemos que agora a circuncisão é no coração, ou seja, através do arrependimento verdadeiro: “Não! Judeu verdadeiro é qualquer um cujo coração seja reto diante de Deus. Deus não procura aqueles que cortam seu corpo através da circuncisão física, mas procura aqueles cujos corações e mentes foram mudados pelo Espírito e não pela Lei escrita. Qualquer um que tiver esse tipo de mudança em sua vida receberá o louvor de Deus e não de homens” (Romanos 2: 17,29).

Abraão mesmo sendo um homem de fé, ainda indagou para si mesmo, como ele aos cem anos e Sara aos noventa, poderiam gerar um filho. Mas Deus Todo-Poderoso tem o poder da renovação em suas mãos e os fez ficarem novos, não por fora, mas por dentro, Deus os RENOVOU!

A aliança foi firmada através da vida de Isaque, mas Deus não desamparou Ismael e deu a ele a formação de um grande povo (Os Árabes!).

ENSINAMENTO ESPIRITUAL:

Analisando desde o início da Bíblia até este capítulo, quais deles foram os que mais se destacou até o momento? Além de serem os responsáveis por essa gigantesca gerações dos dias atuais também! Pensem comigo.

Noé e Abraão foram servos fiéis de Deus – O que eles tem em comum? A obediência, fé, paciência …. E o que você acrescentaria mais? Analise. A imagem já diz a resposta! Orando e clamando por Deus em comunhão!! Isso é importante estar relembrando pois é como um SERVO de Deus deve caminhar. Os textos da Bíblia não são apenas para ler ou refletir e depois esquecer. A Bíblia EDIFICA A ALMA irmãos! Vejam só quanta sabedoria vocês podem obter através dela, fiquem em comunhão.

Não dê um “Glória!” sem vigor, não dê um “Amém!” da boca pra fora. SINTA DEUS AGORA! O que você tanto duvida? Siga este caminho que o resto Deus acrescenta, DEUS TE LAPIDA! Não sinta medo! Estamos nesse mundo para APRENDER AS LEIS DE DEUS, nos SANTIFICAR e HONRAR A DEUS , O TODO PODEROSO para que quando nossa caminhada encerrar, lá no céu, uma porta esteja aberta para nos entrar!

Olha quanta história esta por trás da sua geração e a minha. Todos somos descendêntes de Noé. Acredite, já imaginou quantas gerações já não se passaram desde aqueles tempos? Tantas pessoas, e não tem muitas citadas como um “exemplo” de servo. Será que isso mudou nos dias de hoje? SEJA A DIFERENÇA ENTRE OS OUTROS, BRILHE E REFLETE A GRAÇA!

Como é um cristal antes de ser lapidado? Cheio de arranhões, embaçado, e com um formato desajeitado. Deus faz o papel do LAPIDADOR. O que era apenas uma pedra sem brilho passa a refletir como espelho toda a graça e honra que o Senhor nos deu! As impurezas, Jesus arrancou. A joia é o seu coração, e é através dele que refletirá como espelho a imagem do Pai, e este brilho atrairá os que vivem na escuridão, e você será o caminho para os guiar. SEJA A LUZ DOS POVOS!

Deus abençoe a todos vós!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook:Metamorfose Cristã
Anúncios