ABRAÃO NEGA QUE SARA É SUA MULHER

1- Nesse meio-tempo, Abraão mudou-se para a região do Neguebe, ao sul, e ocupou as terras entre Cades e Sur. Morou também em Gerar. 2- Abraão dizia que Sara, sua mulher, era a sua irmã. Por isso, Abimeleque(rei filisteus), rei de Gerar, mandou buscar Sara e tomou-a para si. 3- Naquela mesma noite, Deus apareceu a Abimeleque em sonho e disse: “Você será castigado com a morte, porque a mulher que você tomou é casada”. 4- Mas Abimeleque não tinha tocado em Sara. Por isso disse: “Senhor, matarias até uma nação inocente? 5- Não foi Abraão que me disse: ‘Ela é minha irmã?’ E ela confirmou, dizendo: ‘Ele é meu irmão?’ Em tudo isso estou sendo sincero de coração e na minha inocência fiz o que fiz”.

6- Ainda em sonhos, disse Deus: “Sim, eu sei que você fez isso com sinceridade de coração. Por isso não deixei você tocar nela, e impedi você de pecar contra mim. 7- Agora , devolva Sara ao seu marido. Ele é profeta e orará em seu favor, para que você viva. Mas se você não devolver a mulher de Abraão, você e todos os seus morrerão”.

8- Ainda estava escuro quando Abimeleque se levantou e reuniu todo o pessoal em serviço no palácio. Ouvindo dele o que acontecerá, tiveram muito medo. 9- Depois o rei mandou chamar Abraão e disse: “Por que você fez isso conosco? O que eu fiz contra você, para me levar a tamanho pecado? Esse pecado seria uma desgraça para mim e para o meu reino. Você agiu mal”. 10- Então perguntou Abimeleque a Abraão: “O que levou você a fazer isso?”

11- Abraão respondeu: “Eu disse a mim mesmo: Certamente ninguém teme a Deus neste lugar, e vão me matar por causa da minha mulher. 12- Além disso, ela é de fato a minha irmã, por parte de pai, mas não por parte de mãe. E nos casamos. 13- Quando Deus me mandou sair de casa para terras estrangeiras, eu disse a Sara: ‘Em todo lugar onde formos, faça o favor de dizer que é a minha irmã’”.

14- Então o rei Abimeleque pegou ovelhas e bois, servos e servas e deu-os de presente a Abraão, e devolveu-lhe Sara, sua mulher. 15- E disse Abimeleque: “A minha terra está à sua disposição. Escolha o lugar que quiser para viver”.

16- Despois disse a Sara: “Lamento a vergonha pela qual você passou. Estou dando a seu irmão mil moedas de prata, para reparar a ofensa feita a você. Esta minha atitude significa que você é declarada sem culpa diante de todos”.

17- Abraão orou então a Deus. E Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, para que pudessem ter filhos. 18- Porque o Senhor tinha tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão.

ENSINAMENTO E APRENDIZAGEM:

Em Gênesis 20, vemos o quanto é importante saber perdoar, Abraão em sua humanidade falha, mentiu e envolveu Sara, onde ela concordou em afirmar tal mentira. Diante do erro Abimeleque mesmo ferido e sua casa também, souberam perdoar a atitude de Abraão. E por isso toda a praga que carregava em si e sua casa, foram sarados através da oração. Abraão era falho por ser humano e ter mentido, mas Deus ao ver a inocência e tamanha sinceridade no coração de Abimeleque, já estava ali para cura-lo. O perdão cura, liberta, o perdão sara as feridas.

REFLEXÃO ESPIRITUAL:

Até o momento vimos um Abraão como um homem de muita fé e sempre junto de Deus. Neste capítulo podemos ver que nenhum humano é capaz de ser perfeito (só Jesus). Observem o motivo que fez ele mentir – foi exatamente para se “proteger” do MEDO. Você já não mentiu também por medo de algo? Por medo de ouvir ou ter reações indesejadas das pessoas?

Irmãos, só não tenham medo de dizer que não é crente por medo DO INIMIGO!! O que mais pode acontecer? E afinal, antes morrer sem negar Jesus do que viver com a consciência pesada e ser negado por Jesus lá na frente. O que vale mais a pena? SEJA UM SERVO DE VERDADE, NÃO TENHA VERGONHA DE ASSUMIR SUA CRENÇA. Deus é bom e Ele não te negará também!!!!

Quando temos medo de algo, queremos sempre nos proteger para que nada aconteça de ruim, mesmo sabendo que poderão ter consequências negativas e ainda assim mesmo o cometemos. Não é assim? Isso é FRAQUEZA! E nós somos fracos! Deus já havia falado com Abraão que ele teria uma velhice feliz, lembram? (Gn 15:15) E mesmo assim, ele temeu e não creeu naquele momento, e involveu até Sara, sua esposa. Não podemos julgar Abraão, pois mesmo sendo fiel a Deus todo o tempo, ele ou qualquer um de nós esquecemos do quanto Deus é misericórdioso com seus servos. E o que Deus fez?

O SENHOR AGIU ANTES, IMPEDINDO QUE O PIOR ACONTECESSE: VEIO EM SONHOS NA MENTE DO INIMIGO, FEZ-O TEMER(AMALDIÇOANDO), E O IMPEDIU DE COMETER ALGO ERRADO COM O SERVO DELE!

Ainda tem dúvidas de que Deus esta na sua vida te livrando de muitas coisas? Somos tão fracos que não temos palavras para descrever o quanto Deus é maravilhoso em nossas vidas, mas Deus sabe o tamanho de sua luta, o tamanho do seu desejo, o tamanho de sua fé – Siga em frente que Deus é contigo!

Deus abençoe a todos vós!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook:Metamorfose Cristã
Anúncios