ABRAÃO CASA COM CETURA E TEM FILHOS DELA

(1) Abraão casou-se com outra mulher, chamada Cetura. (2) Ela deu à luz os seguintes filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá. (3) Os dois filhos de Jocsã foram Sabá e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim. (4) Os filhos de Midiã foram Efá, Éfer, Enoque, Abida e Elda.

(5) Abraão deu tudo o que tinha para Isaque. (6) Mas deu presentes aos filhos que teve com suas concubinas e, ainda em vida, separou-os de Isaque, enviando-o para a terra do oriente.
(7) Abraão viveu 175 anos.

ABRAÃO MORRE

(8) Morreu depois de ter tido uma velhice avançada e feliz, e foi reunido aos seus antepassados. (9) Seus filhos, Isaque e Ismael, enterraram o pai na caverna de Macpela, perto de Manre, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, (10) campo que Abraão e Sara, sua mulher, foram enterrados. (11) Depois que Abraão morreu, Deus abençoou Isaque, seu filho; Isaque morava agora próximo a Beer-Laai-Roi.

OS DESCENDENTES DE ISMAEL

(12) São estes os descendentes de Ismael, filho de Abraão com a egípicia Hagar, serva de Sara. (13) A relação dos nomes dos filhos de Ismael está por ordem de nascimento: Nebaiote, o filho mais velho de Ismael, Quedar, Adbeel, Mibsão; (14) Misma, Dumá, Massá, (15) Hadade, Temá, Jetur, Nafis e Quedamá. (16) Estes doze filhos de Ismael vieram a ser os fundadores das dozes tribos que receberam os seus nomes.

(17) Ismael viveu 137 anos de idade. Morreu e foi reunido aos seus antepassados. (18) Seus descendentes se espalharam por toda a região desde Havilá até Sur, que fica próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para a Assíria. Eles viviam separados dos outros descendentes de Abraão.

OS DESCENDENTES DE ISAQUE

(19) São estas as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque. (20) Isaque tinha quarenta anos quando se casou com Rebecca. Ela era filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã do arameu Labão. (21) Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, pois ela não podia ter filhos. O Senhor atendeu às orações de Isaque, e sua mulher Rebeca ficou grávida. (*Cerca de 20 anos depois de casados)

(22) Os filhos lutavam no ventre dela, pelo que disse: “Por que isso está acontecendo comigo?” E foi consultar o Senhor. (23) O Senhor respondeu: “Os filhos que estão no seu ventre formarão duas nações rivais. Uma será mais forte do que a outra, e o mais velho servirá ao mais novo”.

O NASCIMENTO DE ESAÚ E JACÓ

(24) E quando se cumpriu o tempo, ela deu à luz gêmeos. (25) O primeiro a sair veio todo coberto de pelos e cabelos ruivos; por isso deram a ele o nome de Esaú (significa “peludo”, “cabeludo”). (26) Em seguida veio o irmão, segurando o calcanhar de Esaú. Por isso deram a ele o nome de Jacó (significa “o que age traiçoeiramente”, “suplantador” ou “o que agarra o calcanhar”). Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz.

(27) Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos. Jacó, no entanto era do tipo tranquilo e ficava nas tendas. (28) O filho favorito de Isaque era Esaú, por causa das saborosas caças; o filho favorito de Rebeca era Jacó. (29) Um dia, Jacó estava preparando um emsopado de lentilhas, quando Esaú chegou em casa. Ele estava exausto (30) e pediu a Jacó: “Por favor, dê-me um pouco desse ensopado vermelho. Estou faminto!” Por isso Esaú também foi chamado de Edom (significa “vermelho”).
(31) Jacó respondeu: “Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho” (ou “direito de primogenitura”). (32) Esaú disse: “Se eu estou morrendo de fome, que me adianta esses direitos?”
(33) Então Jacó disse: “Jure primeiro”. Esaú fez um juramento, vendendo os seus direitos de filho mais velho a Jacó.
(34) Então Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas. Ele comeu, bebeu e foi embora. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho.

EXPLICAÇÃO DETALHADA

Percebam que Ismael foi mandado para longe com Hagar, mas ele ainda mantinha contato com a sua família, pois tanto Ismael e Isaque enterram Abraão. E no decorrer da história vemos a hostilidade (Rivalidade) das famílias e isso percebemos desde a gestação de Hagar!

Vemos também que pela fé e oração de um justo (Isaque), sua esposa gerou e isso após 20 anos de casados. Que lindo o marido intercedendo pela esposa, é assim que o casal deve agir um para com o outro!

Jacó deu descendência à nação de Israel e Esaú deu descendência á nação dos Edomitas. No decorrer da leitura bíblica veremos que os Edomitas sempre foram muitos hostis (Rivais) a Israel.

QUEM SÃO OS EDOMITAS HOJE?

O livro de (Obadias 1:1,18), diz que ninguém mais restará da casa de Esaú, e em (Ml 1:1,4), Deus fala da rejeição a este povo e nunca mais se ouviu falar neles.

Afinal, o que Jacó fez de errado?

Ele aproveitou-se da fraqueza de seu irmão! Naquela época, o direito de primogenitura (o primogênito, ou o filho mais velho) era muito importante. Quando morria o pai, o filho mais velho era quem recebia a porção dobrada na distribuição dos bens de família (Dt 21,17). Esaú, por ter nascido primeiro, era que detinha este direito!

Mas Jacó comprou-o por um valor injusto (Traiçoeiro), um prato de “Lentilhas”. O prato de lentilha que o levou a uma perda irreparável!
Quando buscamos interesses próprios acima de qualquer norma de conduta ou ética, erramos tremendamente! A injustiça é uma das causas de grandes problemas no mundo atual. Muitos assim como Jacó se aproveitam\explora das fraquezas dos outros para obter vantagem.

E quantos assim como Esaú desprezam privilégios espirituais para satisfazer desejos e ambições pessoais, este é o ato mais profano que um cristão pode cometer, (Profano – Que viola a santidade de coisas sagradas). Por livre escolha, Esaú optou por trocar as bênçãos de Deus por prazeres momentâneos.

Amados em Cristo, esta é uma mensagem de alerta para todos nós, e os inteligentes buscam conhecer a verdade. Jesus vem, e precisamos ter discernimento para distinguir que “muitos manjares deliciosos” que o mundo nos oferece, estão ”Recheados de coisas contaminadas”, não digo de contaminar a carne, mas contaminar a ALMA.

Alimentos este que vem direto da cozinha do diabo! O Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

CUIDADO COM OS PRATOS QUE O INIMIGO TE OFERECE NAS HORAS DE CANSAÇO NAS HORAS EM QUE ESTIVER FAMINTO, POIS É AGUÇANDO OS SEUS OLHOS QUE O INIMIGO TE FAZ PERDER A ALMA!

NUNCA DESPREZE O SEU DIREITO COMO FILHO DE DEUS! NUNCA TROQUE-O POR UM “PRATO DE LENTILHAS!”

A “lentilha” pode ser analisada espiritualmente pela sua forma de crença. Qual é o seu nível de fé? Consegue substituir uma missão que era para ser COMPLETADA com fé mas que não concluiu porque o desejo mundano falou mais alto? Lembre-se, esta “lentilha” não dura eternidade. Cuidado com conselhos de pessoas sem entendimento. Espere Deus colocar em seu coração a vontade D’Ele. Mas para poder saber, é necessário pedir, orando e manter a comunhão. Religião não é um jogo onde você clica em um botão que ele já acontece. Religião é um caminho de fé e persistência onde o “final” é a vitória da vida eterna. Não tenha dúvidas sobre isso. E Deus não é um jogo para você começar e parar, trocar de jogo a hora que quiser. Fazer um pouco do errado e um pouco do certo? Que tipo de cristão é esse? Seguir Deus é ser temente a Ele, e quem teme não troca esse caminho e nem zomba dele! Trapaceiros, fiquem atentos, o Senhor esta vendo todos os seus passos. E no final, não haverá joio entre os trigos. Próxima parábola irei falar sobre o Semeador. Mantenham-se firmes em Deus. O tempo esta acabando. Sejam fieis e obedientes se quiserem se salvar. Pai não salva filho, e nem filho salva pai. Ao invés de perder tempo questionando, murmurando, criticando, vá atrás da verdade com seus próprios pés, CAMINHE! Não é ninguém que vai dar a resposta das suas perguntas, não fique esperando ela surgir do nada. Cale-se e vá você encontrar antes que seja tarde! Cada um tem um caminho a seguir, e não para ficar parado na obra. USE SEUS DONS! MUITOS PRECISAM DELES PARA SE LIBERTAREM!!!! VÁ, FAÇA O QUE DEUS TE MANDA!!!!

Deus Abençoe á todos! (Até o capítulo 26)

– Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã

Anúncios