O PROCEDIMENTO DE ISAQUE COM SEUS VIZINHOS

(1) Nessa época veio fome sobre aquela região, o mesmo que havia ocorrido durante a vida de Abraão. Por causa disso, Isaque foi para Gerar, encontrar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. (2) O Senhor apareceu a Isaque e disse:

“Não desça ao Egito. Fique na terra que eu lhe indicar. (3) Habite nela, e eu estarei com você e o abençoarei. Darei a você e a seus descendentes todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai, Abraão. (4) Farei com que os seus descendentes sejam numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; por meio dos seus descendentes todas as nações da terra serão abençoadas. (5) Farei isso porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandamentos, os meus decretos e as minhas leis”. Assim, Isaque ficou em Gerar.

(7) Quando os homens daquele lugar perguntaram a respeito de sua mulher, ele disse: “Ela é minha irmã”. Ele teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensava: “Os homens daqui podem matar-me por causa de Rebeca, porque é muito bonita”.

(8) Isaque já morava ali havia muito tempo, quando Abimeleque, rei dos filisteus, viu da janela que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher. (9) Então Abimeleque mandou chamar Isaque e disse: “É claro que ela é sua esposa! Por que você disse que ela era sua irmã?”
Isaque respondeu: “Porque fiquei com medo. Achei que alguém poderia me matar para ficar com ela”.
(10) Disse Abimeleque: “Como você pôde fazer uma coisa dessas conosco? Um de nós poderia facilmente ter-se deitado com sua mulher e você teria trazido culpa sobre nós”.
(11) E o rei deu a seguinte ordem ao povo: “Qualquer um que tocar neste homem ou em sua mulher certamente morrerá!”

(12) Isaque semeou naquela terra e, no mesmo ano, colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoava. (13) Ele enriqueceu, prosperou, até ficar muito rico. (14) Possuía ovelhas e bois e um grande números de servos, a tal ponto que os filisteus o invejavam. (15) Por isso, tapavam todos os poços que os servos de Abraão, seu pai, tinham cavado nos seus dias, enchendo-os de terra.

(16) Então Abimeleque disse a Isaque: “Vá para outro lugar, pois você ficou mais rico e mais poderoso do que nós”.
(17) Então, Isaque saiu de lá, acampou-se no vale de Gerar, e ficou morando ali. (18) Ele voltou a abrir os poços cavados no tempo do seu pai Abraão. Os filisteus tinham enchido de terra aqueles poços, depois da morte de Abraão. E Isaque deu aos poços os mesmos nomes que seu pai tinha dado.

(19) Os servos de Isaque cavaram um novo poço no vale e viram brotar ali uma fonte de águas subterrâneas. (20) Mas os pastores de Gerar brigaram com os pastores de Isaque, dizendo: “Esta água é nossa!” Por isso, Isaque chamou o poço de Eseque, porque discutiram por causa dele. (21) Então os homens de Isaque abriram outro poço, e novamente houve briga por causa dele, Por isso, recebeu o nome de *Sitna (significa: inimizade). (22) Saindo dali, Isaque mandou cavar outro poço, e como ninguém brigou por causa dele, chamou-o de Reobote e disse: “Agora o Senhor nos deu um lugar e prosperaremos na terra”.

(23) Dali Isaque foi até Berseba. (24) Na mesma noite, o Senhor lhe apareceu e disse:
“Eu sou o Deus do seu pai Abraão. Não tenha medo, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes, por amor ao meu servo Abraão”.
(25) Isaque construiu um altar e ofereceu culto ao Senhor. Ele armou ali as suas tendas, e os seus servos cavaram outro poço.

(26) Certo dia, Isaque recebeu visita de Gerar. Eram o rei Abimeleque, o conselheiro real Auzate e Ficol, o comandante do seu exército. (27) Isaque perguntou: “Por que vieram a mim, visto que foram hostis comigo e me mandaram embora?” (28) Eles responderam: “Vimos claramente que o Senhor está com você; por isso dissemos:
(29) ‘Façamos um juramento entre nós e façamos uma aliança. Você não nos prejudicará, assim como nós não prejudicaremos você. Na verdade, nós tratamos bem você e o despedimos em paz. Vemos que o Senhor tem abençoado você'”. (30) Então Isaque ofereceu um banquete para eles, e comeram e beberam. (31) De manhã bem cedo, os dois fizeram um juramento. Isaque os despediu, e eles partiram em paz.

(32) Naquele mesmo dia, os servos de Isaque vieram contar-lhe a respeito de um poço que tinham cavado, e disseram: “Achamos água!” (33) Isaque deu ao poço o nome de *Seba (significa: juramento) e, por isso, aquela cidade é conhecida como Berseba.

(34) Esaú tinha quarenta anos quando casou com Judite, filha do heteu Beeri. Casou também com Basemate, filha do heteu Elom. (35) Ambas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca.

ENSINAMENTO E DISCERNIMENTO

Podemos observar através dessa passagem vários pontos onde o Senhor fala com clareza sobre as características de servos que o agrada.

  1. Obediência
  2. Confiança no Senhor
  3. Guardar seus mandamentos
  4. Oração uns aos outros

Isaque foi muito abençoado pelo Senhor graças ao seu pai, Abraão e pela sua obediencia! Abraão foi um servo muito obediente, fez as vontades de Deus enquanto vivo e o Senhor fez uma aliança com ele antes de morrer. Foi a aliança de que ele seria o pai de muitas nações na terra e assim sucedeu. DEUS CUMPRI AS PROMESSAS, PACIÊNCIA SERVOS!

Agora com Isaque, o Senhor por amor a Abraão esta o abençoando por onde ele passa. E todos notam que Deus vive com ele, repararam?

As invejam surgiram com o tempo, e os filisteus mandaram Isaque sair dali, mas depois viram que sem Deus não há “RIQUEZA”(espiritual), o solo onde Isaque estava sendo abençoado parou de produzir. E as invejas continuaram… taparam até os poços que eram de seu pai Abraão com terra!

Todas as orações que fazemos, terão retorno, cairão bençãos dos céus amados! Nada é em vão quando se trata de amor ao próximo. Somos uma família carnal e espiritual. Precisamos lutar juntos em comunhão. Não sabemos quando Deus vai usar você como um instrumento para libertar alguém de uma angústia, de uma prova. Já pensou? A comunhão tras libertação! Você crê nisso?

Abraão orou muito pelo Senhor, e o Senhor se agradou dele! Para que o Senhor esteja sempre do seu lado, caminhando junto, é preciso ser obediente e paciente. Obediencia não é só ir a igreja! Você ouve a os ensinamentos da exortação? Ou só leva pra casa o número do capítulo que foi falado? Muitas vezes não sabem do que se tratavam os ensinamentos. GUARDEM ESTES ENSINAMENTOS, SÃO FUNDAMENTAIS PARA SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL!

Os tempos estão ficando tão estranho, as pessoas tão amargas e de corações vazios. Vocês tem a sensibilidade de ver isso? Enxerga mas finge não ver? O mundo esta carecendo de amor. Você como um servo de Deus, porque continua de braços cruzados? Deus te deu entendimento e sabedoria, porque não faz nada para mudar a vida de alguém? Somos humanos tão frágeis que qualquer acontecimento desmoronamos. Sem Deus? O que somos? Sem um consolo, como venceremos?

Já parou para pensar também nos irmãos com cargos na igreja? Vamos orar por eles, a tentação não vem só para nós que visitamos a igreja. Eles tem suas batalhas, e não são diferentes de nós. Peçamos a Deus que os abençoe cada dia mais, que seus dons possam aumentar e através da virtude deles possam nos passar ensinamentos que abram nossa fonte de entendimento espiritual! É muita responsabilidade falar com uma igreja, tantas almas pedindo por socorro, já pensou nisso? Uma fala errada – podemos perder a alma por compreender errado a palavra. OREMOS uns aos outros, busquemos por entendimento e discernimento para não nos deixar levar pelo sofrimento.

A igreja não funciona apenas com um Ancião, Pastor, Cooperador. Tem a parte da limpeza, os porteiros, os voluntários que constroem a igreja, organistas, os músicos, o irmão responsável pelo som e muitos outros cargos que completam um só objetivo: Falar de Deus e do Seu plano de Salvação para nós. Assim como uma igreja precisamos todos fazer nossa parte para que o culto possa ser abençoado também, pois somos o “Corpo de Cristo”! Fazemos parte do braço, dedos, pernas, e de todos os membros fazendo assim um corpo só!

Como que um corpo se recupera de um machucado? Não é o corpo que luta para se recuperar? É assim que devemos pensar. E não nos “deslocando”, pois como seria um corpo sem cabeça?

Sejamos mais caridosos uns aos outros, não digo apenas para pessoas da mesma denominação. Você rejeitaria ajudar alguém por causa que ela não frequenta a sua igreja? O que Deus ensina não é amor? O que você aprendeu com Deus? O que você prega é a PLACA DE IGREJA ou os ensinamentos de Deus? Não coloque obstáculos onde há obra de Deus!!

A Bíblia nos ensina a amar, e não desprezar. O amor não desfaz, ele transforma o mal em bem! Podemos melhorar a vida de muitas pessoas através do evangelho. Conserve o amor em seu coração para ser uma pessoa transparente e amável, pois por onde passar sentirão a paz que você transmite. Deus habita em corações LIMPOS! Não adianta só falar do bem se por dentro guarda rancor. A Deus você não engana!

Observe que em sua fraqueza humana Isaque mentiu ao dizer que Rebeca era sua irmã! Ele foi errado? Sim! Mas ele era homem como os homens e por muitas vezes não conseguir depositar sua confiança unicamente e plenamente em Deus, acabou por mentir! Cometendo o mesmo erro de seu antecessor Abraão. Observe também que ninguém olhou para ele interessado em seu passado ou preocupado em saber o quanto ele teve que trabalhar para Deus abençoa-lo da forma que o abençoou. E mesmo sendo inocente teve que se mudar, e ainda assim na primeira oportunidade que teve, ele preparou um banquete, demonstrando amor pelos próximos.

O homem que não tem Deus dentro de sí, em sua ignorante cobiça carnal, sempre vai invejar as conquistas alheias e ainda hoje vemos a maldade humana tentando prejudicar. Quantas vezes querem fechar nossos “poços?” Ainda hoje tentam enterrar a nossa fé, sufocar o nosso caráter, matar nossa esperança!

Mas Isaque nos deixa um bom exemplo de perseverança, assim como ele não devemos desanimar, não devemos parar quando tentarem jogar entulhos em nosso caminho, se estão tentando fechar um “poço”, abra outro! Sempre devemos buscar por Jesus que é a fonte de água viva dentro de nós!

Sinta esta paz que te visita, e semeie a palavra de Deus por todos os dias de sua vida!

Deus abençoe todos vós, hoje e sempre!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã
Anúncios