Leitura Bíblica: Gênesis 6


Leitura Bíblica – Gênesis 6

A corrupção geral do gênero humano

1 Quando as pessoas começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas,

2 os filhos de Deus repararam na beleza das filhas dos homens, e tomaram para si aquelas que lhes agradaram.

3 E o SENHOR disse: “O meu Espírito não continuará com o homem, visto que ele é todo mau. Ele só viverá 120 anos”.

4 Naqueles dias havia gigantes, e mesmo depois, quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens, os filhos que lhes nasceram foram heróis de grande fama, conforme nos falam os relatos da antiguidade.

5 O SENHOR viu que a maldade humana foi ficando cada vez pior, e que a imaginação e os pensamentos dos seres humanos os levavam unicamente para o mal.

6 Então o SENHOR se arrependeu de ter criado o ser humano sobre a terra, e isso cortou o seu coração!

7 Disse o SENHOR: “Farei desaparecer da face da terra tudo o que tem vida: as pessoas, os animais, os répteis e as aves do céu. Estou triste porque os criei”.

8 Noé, porém, agradava ao SENHOR com a sua vida.

9 Esta é a história da vida de Noé: Ele era a única pessoa justa e íntegra na terra daquele tempo. Ele conduzia a sua vida de acordo com a vontade de Deus.

10 Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé.

11 A violência dominava a terra. Aos olhos de Deus, a terra estava completamente corrompida.

12 Ao ver essa corrupção e como toda a raça humana tinha se deixado arrastar para a depravação e o vício,

13 Deus disse a Noé: “Decidi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de crime e de perversão por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.

14 Faça uma embarcação com madeira de cipreste, com vários compartimentos no seu interior e revista-a de piche por dentro e por fora.

15 Estas são as medidas da embarcação que você vai construir: 150 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de altura.

16 Faça-lhe um teto com uma abertura de meio metro entre o teto e o corpo da arca. No interior haverá três andares e uma porta lateral.

17 Faça isso, porque vou cobrir toda a terra com água por meio de um dilúvio, para destruir toda criatura viva debaixo dos céus. Tudo o que houver na terra morrerá.

18 Mas prometo fazer uma aliança com você, e você entrará nessa embarcação com sua mulher, seus filhos e suas respectivas mulheres.

19 De todos os animais existentes faça entrar um casal, macho e fêmea, na embarcação, para que sobrevivam com você.

20 De cada espécie de aves, de quadrúpedes e até do menor animal que rasteja pelo solo virá um casal a você, para que sejam conservados vivos.

21 Armazene também toda espécie de comida, para seu sustento e o sustento dos animais”.

22 Noé fez tudo conforme Deus lhe tinha ordenado.

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Logo de início observamos que Deus não se agradou da atitude dos filhos de Deus ao tomar para si as filhas dos homens, aqui entendemos que a frase “filhos de Deus” pode referir-se àqueles que têm uma verdadeira compreensão de Deus, onde se têm sido mantidos separados dos povos do mundo, e Deus adverte-os a não se casar com pessoas do mundo, porque isso vai influenciá-los a parar de seguir o verdadeiro Deus, no decorrer das leituras vamos entender melhor este trecho, com Salomão foi assim (Mas este assunto será em outro tópico).

Vemos que por causa da maldade do homem a idade foi reduzida para 120 anos, mas o que observamos é que essa idade vem diminuindo cada vez mais…quantos jovens mal conseguem chegar aos 30 anos nos dias atuais? Muitos se perdem nas maldades oferecidas pelo mundo (Drogas, Prostituição/Doenças sexualmente transmissíveis, bebedices, criminalidade, entre outros) e ainda hoje a depravação e o vício continuam. Cortou o coração de Deus ao ver a maldade humana e hoje após anos e anos de Gênesis 6 o homem mudou? Os tempos mudaram, mas a mentalidade da raça humana não! Noé era um homem íntegro, e vejam Deus em toda a terra e viu que apenas um (1) único homem era justo e íntegro no mundo (Era o único que estava apto para ser SALVO!), isso me faz refletir no hoje….Sim! E hoje quem esta apto para agradar os olhos de Deus e ter direito a Salvação? #Boa #Reflexão!

OS GIGANTES:

Foi da união dos homens da linhagem de Seth com as mulheres da linhagem de Caim que nasceram os gigantes, monstros vindos da mistura de boas e más sementes. Por causa das calamidades que a sua criação provocou, Deus se arrepende (Gênesis 6,6). Os gigantes aparecem mais de uma vez nas Escrituras (Gênesis 14,5; Deuteronômio 3,13; Josué 15,8; etc). Em Sabedoria 14,6, evocando-se a história de Noé, lemos: “Quando, no princípio dos tempos, fizestes perecer os gigantes orgulhosos, a esperança do universo, refugiada em uma nau governada por vossa mão, conservou para o mundo o germe de uma geração”. Uma nota da tradução inglesa Douay-Rheims da Bíblia (Gn 6,4) especula: “É provável que, no geral, os homens de antes do dilúvio tivessem estatura maior que a dos seus sobreviventes. Mas os chamados ‘gigantes’ não o eram apenas pela altura, mas por serem violentos e selvagens, meros monstros de crueldade e luxúria”.Os gigantes de que fala a Bíblia, portanto, são, principalmente, “monstros morais”. (Referência)

Imagens desenhadas em pedras também revelam suas existências em várias culturas antigas. Há fotos de ossos gigantes encontrados também, quer ver? Clique aqui (traduzido pelo Google). Ou vejam as fotos:

Deus Abençoe á Todos!

▶ DESEJA CONTINUAR? SELECIONE UMA OPÇÃO ABAIXO: 

⌦ LEIA O PRÓXIMO CAPÍTULO 
⌦ PÁGINA DO LIVRO DE GÊNESIS
⌦ PÁGINA DA LEITURA BÍBLICA

⟵ RETORNE A PÁGINA INICIAL DO BLOG PARA LER OUTROS TEMAS

– Se você gostou, ajude a divulgar nossa página Curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã

Deixe seu comentário, vamos discutir respeitando a opinião alheia!