O PACTO QUE DEUS FEZ COM NOÉ

(1) Deus abençoou Noé e seus filhos, e disse-lhes:
“Tenham muitos filhos, e povoem novamente a terra. (2) Todos animais da terra terão medo de vocês: os animais selvagens, as aves do céu, os animais que rastejam pelo chão e os peixes do mar. Todos eles serão dominados por vocês. (3) Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento, além dos vegetais.

NÃO COMER CARNE COM SANGUE

(4) “Mas nunca comam a carne com a sua vida, isto é, com o sangue. (5) Pedirei contas de cada ser humano e de cada animal que derramar o sangue de alguém.
(6) “Quem derramar o sangue de um ser humano, pelo ser humano seu sangue será derramado, pois ele foi criado à imagem de Deus. (7) “Multipliquem-se, povoem novamente a terra e exerçam domínio sobre ela”.

A ALIANÇA

(8) Deus disse mais a Noé e aos seus filhos: (9) “Estabeleço a minha aliança com vocês, com todos os seus descendentes (10) e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os animais domésticos e os animais selvagens, todos os animais que saíram da embarcação com vocês e com todos os animais da terra.

O MOTIVO DA ALIANÇA E O SINAL

(11) Estabeleço uma aliança com vocês:
Nunca mais os seres vivos da terra serão destruídos pelas águas. Nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra”. (12) E Deus disse: “E como sinal desta aliança que estou fazendo entre mim e vocês, e com todos os seres vivos que estão vivos com vocês, para toda as gerações, (13) aparecerá um arco-íris nas nuvens. Este será o sinal da aliança entre mim e a terra.

(14) Quando o céu se acumular de nuvens e nelas aparecer esse arco, (15) então me lembrarei da minha aliança com vocês e com todos os seres vivos. Nunca mais destruirei a vida por meio de um dilúvio semelhante. (16) Verei o arco-íris e atentarei para a aliança eterna que eu, como Deus, diz com os seres vivos de todas as espécies que existem na terra”.
(17) Deus disse a Noé: “Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e todos os seres vivos que existem na terra”.

FILHOS DE NOÉ

(18) Os três filhos de Noé que saíram da embarcação foram Sem, Cam e Jafé. (Cam é aquele de quem descendem todos os cananeus).
(19) Esses são os três filhos de Noé. Destes descendem todos os povos da terra.

NOÉ PLANTA UMA VINHA

(20) Noé tornou-se agricultor e plantou vinhas. (21) Um dia embriagou-se e despiu-se completamente dentro da sua tenda. (22) Cam, pai de Canaã, viu o pai despido, saiu e foi chamar os outros dois irmãos. (23) Então Sem e Jafé pegaram uma capa, chegaram-se de costas com a capa suspensa nos ombros, aproximaram-se do pai no meio da tenda, e o cobriram, sem terem visto a nudez do pai.

(24) Quando Noé se refez da sua embriaguez e soube o que tinha acontecido e a forma como o seu filho mais novo tinha agido, (25) disse:
“Maldito seja Canaã. Que se torne escravo dos descendentes de seus irmãos”.

(26) E acrescentou: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem. Que os cananeus sirvam a ele. (27) Que Deus abençoe Jafé e que partilhe da prosperidade de Sem, e que os cananeus também sirvam a ele”.

(28) Noé viveu ainda 350 anos depois do dilúvio. (29) Ele morreu com 950 anos de idade.

ー REFLEXÃO E APRENDIZAGEM ー

Amados, este é um lindo versículo onde Deus fala sobre o arco-íris que eu tanto amo observar. Aprendi o motivo da existência dele, por isso eu o enxergo com mais sabedoria: A importância da promessa e quão grande é o amor de Deus!

Como assim? Esta é uma aprendizagem que precisamos levar para nós também. O que falamos ou decidimos, é importante ter o comprometimento de executar-lo e não deixar ser uma palavra em vão. Tanto na vida espiritual como carnal. Sejamos firmes em nossas falas, mais seriedade em tudo que faz e com sabedoria. O Senhor cumpri o que diz até nos dias atuais, faz quanto tempo que passou desde essa passagem? Praticamente foi no início, quando a terra foi criada! Glória a Deus!

PERGUNTA RÁPIDA:

Você se lembra o motivo que o Senhor fez acontecer o dilúvio? Responda sem pesquisar 😀

O SANGUE É SAGRADO:

Outro ponto importante é acrescentar que não podemos beber sangue, comer carnes cruas ou ensanguentadas pois sangue é VIDA, e lá na frente teremos que prestar contas a Deus de cada sangue. Arrependa-se e mude de atitude se não sabia – assim como eu 😦 [Gênesis 9:4 em diante]

FICA A DICA:

Descobri o quanto a Bíblia é um livro de extrema importância em nossa vida! Eu comecei a ler ela recente, e sinto que aprendo muito a cada dia que leio mais. Não guarde só para você passagens interessantes deste livro, repasse e alegre o dia de alguém levando algum ensinamento que aprendeu com a Bíblia.

Deus Abençoe á todos! (Até o próximo capítulo 10)

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã
Anúncios