Essas três palavras confundem muitos, principalmente aqueles que estão iniciando no caminho do Santo evangelho. Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo “Hebreus, Israelitas e Judeus”, estes são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus”.
.
Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e inclusive Jesus. Entre os três termos, o primeiro termo a ser utilizado foi Hebreu. Era este o nome dado aos membros da família de Abraão, um patriarca que se estabeleceu em Canaã. (Patriarca é o nome dado ao pai ou chefe de uma família ou tribo, na Antiguidade. Abraão, Isaac e Jacó foram patriarcas da nação hebraica)
.
Hebreus: Significa peregrino, viajante, caminhante. É uma designação que se aplica a Abraão e seus descendentes. Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi Abraão. “Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.” (Gênesis 14:13)
Sendo esse um povo (ainda pequeno) era chamado de hebreus, porém…Israelitas: Abraão teve um neto que se chamava Jacó, e um Anjo apareceu para Jacó, e o nosso Deus, mudou o nome de Jacó para Israel, e a partir daí seus descendentes também começou a ser chamado de israelitas. Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Os filhos de Jacó/Israel são: Judá, Rúben, Simeão, Levi, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulão, José, Manassés, Efraim e Benjamim.

“E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o. E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.” (Gênesis 35:9)

Bom, Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (Hebreus e Israelitas).

Judeus: Um dia, estes homens se instalaram em Canaã e criaram uma monarquia (Monarquia é um sistema político que tem um monarca como líder do Estado, monarquia é também o rei e a família real de um determinado país, neste caso, a monarquia é o mesmo que a realeza). Porém após o reinado de Salomão, surgiu um novo rei em Israel, este era chamado Roboão (Filho de Salomão e neto de Davi).

As Dez Tribos se rebelam contra os impostos cobrados por Salomão e reivindicam a Roboão negocia-las. Roboão rejeitou o pedido do povo de Israel quando estes pediram para que tornassem suas cargas mais leves em relação às cargas que Salomão havia colocado para eles, então metade de Israel foi embora e o reino foi dividido, Israel no norte e Judá no sul, “Todos o abandonaram, a não ser a tribo de Judá, que permaneceu fiel e aceitou Roboão como seu rei.” (1 Reis 12:17).

Nascia então o Reino da Judéia, e esse nome passou a se referir a qualquer um do reino de Judá, o que incluía as tribos de Judá, Benjamim e Levi. E o povo local foi denominado judeu. Os nomes Hebreus e Israelitas são pouco usados em nosso tempo, ficou corrente chamar esse povo de Judeus. O termo “Judeu” também é usado para designar os seguidores do judaísmo. Foi da Tribo de Judá que veio JESUS CRISTO O MESSIAS (Messias significa – ungido, consagrado, libertador).

OBS: Essa parte do reinado de Roboão, esta em 1 Reis 12).

Deus Abençoe á Todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

Anúncios