Qual o real sentido da palavra SUBMISSÃO da mulher ao marido na Bíblia?
Muitas pessoas falam da Bíblia sem conhecer ela toda (Por isso se faz necessário ler a Bíblia), isso evitará que se tenha uma formação de opinião generalizada, tendo como base de fundamento apenas uma única palavra! – Evitará também tirar conclusões por opiniões e comentários dos outros. Não pense, por exemplo, que essa tal “submissão”, seja algo machista que algum homem colocou na Bíblia.
A submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade e nem com o homem ser o “bam-bam-bam” no relacionamento, tratando sua esposa como um objeto. A Bíblia fala sim que a mulher tem que servir o homem, mas submissão como forma de respeito e amor, a mulher não é pra ser escrava como muitos pensão devido á palavra “submissão”, Deus fez a mulher porque sabia que o homem precisava de uma companheira. “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma “AUXILIADORA” que lhe seja idônea”. (Gênesis 2.18:). (Idônea, significa: Próprio para alguma coisa; conveniente, adequado, que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras). Para fazer a mulher, Deus não tirou parte da cabeça de Adão (Para a mulher ser superior), nem dos pés (Para a mulher ser inferior), mas da costela, para que o homem e a mulher andassem “LADO A LADO”. Juntos um completa o outro, o homem tem a visão de líder do casal, porém ambos é uma só carne após o casamento. Isso significa cooperar mutuamente, cada um em seu papel para um bem comum, que é a edificação do lar e de cada um em amor.
A orientação do Senhor a respeito da submissão da mulher ao marido está registrada em vários versículos na Bíblia (1Pe 3.1; 1 Pe 3.5; Cl 3.18; Ef 5.22; Ef 5.24). Vou destacar aqui esse verso: “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5.24)
O marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar. Deve ser amável, atencioso, respeitoso, abençoador, protetor, sustentador, aconselhador, etc, com sua submissa esposa. Essa é a missão que Deus deu ao homem dentro de seu lar, esse é o seu lugar. Qualquer atitude violenta ou não amorosa não cabe aqui. A Bíblia diz aos maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5:25)
A esposa deve ser auxiliadora do homem, deve ser amiga, parceira, companheira, é aquela que caminha lado a lado, que “corre” junto, que o apoia em todos os momentos, ser amorosa, cooperando com a liderança. Lembrando que esse fato não faz da esposa maior nem menor que seu marido, pois ambos foram feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27)
É preciso entender adequadamente o real conceito dessa submissão, esta palavra apenas define limites, Cristo é o cabeça da igreja, Ele nos ama e nos supre com sua própria vida e nós simplesmente o amamos e respeitamos seu “encabeçamento”. A comparação feita entre a submissão da igreja a Cristo e a submissão da mulher ao marido é perfeita para explicar o que realmente significa essa submissão. Porventura, seria algo ruim, como igreja, estarmos submissos a Cristo? Não nos sentimos protegidos Nele? Não sentimos prazer em fazer a Sua boa e perfeita vontade, em cooperar com Sua missão? Não confiamos na ação Dele e fazemos de tudo para agrada-Lo? Ele não é a nossa direção, nosso líder maior, nosso exemplo? Servir a Cristo não é uma das melhores satisfações que a Sua igreja pode viver? Não é uma bênção, ainda que possa haver tribulações envolvidas?
Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela? Esse é o segredo da submissão bem sucedida!
“Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.” (Efésios 5:28) – Aos maridos cabe “amar suas esposas como Cristo amou a igreja” (Efésios 5:25). Nenhum homem ou mulher pode pensar que está servindo corretamente a Deus enquanto disputam lideranças e se faltam com respeito.
Ser submissa é muito diferente de ser escrava! A palavra submissão desperta em muitas mulheres nojo e repugnância, entendem que ser submissa significa ser inferior, mas ser submissa para a mulher cristã significa ser obediente, não só ao marido mas principalmente a Deus. As mulheres têm papel importante na sociedade e na Obra também, mas é importante que saibam qual é esse papel para que possam desenvolver suas atividades com a benção do Senhor. E a nós mulheres, além de amar nossos maridos, cabe aceitar a Palavra de Deus e orar para que a Graça de Cristo habitando em nosso coração nos torne mulheres segundo a vontade de Deus para a honra e glória do Seu Nome.
“Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” (I CORÍNTIOS 11 e 12)
Submissão é diferente de INFERIOR!
“Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” (Colossenses 3:18,19)
TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:
- O ADULTÉRIO NA BÍBLIA! (CASAIS)
- O CORDÃO DE TRÊS DOBRAS NINGUÉM PODE QUEBRAR!
- CLICK AQUI E ESCOLHA UM OUTRO TEMA PARA LER
Deus Abençoe á Todos!
Ótima explanação do tema. Muito bem abordado em uma linguagem coloquial, franca e despretensiosa. Pode ajudar muitos fanáticos machistas a entenderem a posição das mulheres, sem aqueles achismos machistas retrógrados.
Parabéns.
CurtirCurtir
Obrigada Ivo, ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho, concordo com suas palavras.
CurtirCurtir
Ótimo maravilhoso devidamente abençoado por Deus amém!
CurtirCurtir
Obrigada Leila pela participação em nossa página. Ficamos feliz que tenha gostado do nosso trabalho.
Visite-nos mais vezes, seja sempre bem-vinda. Deus abençoe 🙂
Se quiser ler outros textos é só clicar neste link abaixo e escolher um novo tema para ler…
Link: https://metamorfosecrista.wordpress.com/
CurtirCurtir
Quero receber pore mail mas paga ou é de graça
CurtirCurtir
Bom dia, Clessia!
Sim, é de graça 🙂

Para receber nossas atualizações por e-mail, basta ir no final da página que você verá a seguinte opção:
É só preencher a area onde esta escrito “Insira seu endereço de e-mail” com seu e-mail, e clicar em seguir!
Você passará a receber em primeira mão nossas novidades!
Espero que tenha te ajudado.
Deus abençoe!
CurtirCurtir
Hj em dia naum eh assim naum a mulher eh escrava da hora que levanta ateh a hora que amanhece.
CurtirCurtir
É POR ISSO QUE MUITAS MULHERES PERDIDAS E SEM RUMOS, POIS TENDO OS HOMENS COMO SUAS CABEÇAS.
EU PEÇO PERDÃO A DEUS POR ISSO…. POIS S CADA VEZ QUE VIVO UMA COISA QUE NÃO QUERO NUNCA É SER HOMEM… POIS NA CONDIÇÃO DE MULHER, MESMO VENDO AS MAZELAS PELAS QUAIS SOMOS SUBJUGADAS DESDE DO TEMPO DE EVA, PELA OPRESSÃO DE TANTOS ADÕES. NOSSA PASSAGEM É DIRETA PARA CÉU. PORQUE SÓ SENDO MULHER PARA SOFRER TANTOS DEVANEIOS MASCULINOS E AINDA CONTINUARMOS DE PÉ. JAZ AS QUE SE ENCONTRAM 7 PALMOS ABAIXO DA TERRA, E AS ESTRUPADAS, VIOLENTADAS, ESCRAVAS, PRIVADAS, OBRIGADAS, ESPANCADAS, HUMILHADAS, ABANDONADAS, ENGANADAS. POIS FAZEM ISSO COM NOSSAS MÃES, NOSSAS IRMÃS, NOSSAS FILHAS, NOSSAS AMIGAS. E SENDO AGENTE TAMBÉM MÃES IRMÃS, FILHAS, AMIGAS HOMEM. QUIÇAS SE NÃO FOSSEMOS. COMO SERIA?
É MUITO CONVENIENTE DIZER QUE ESTÁ BÍBLIA, BONITO DE SE DIZER LEVADO A OUTRO TERMO, PIOR AINDA DIZER QUE FOI CRISTO E OU DEUS. SERÁ QUE FOI MESMO?????
CurtirCurtir
Bom dia, Marijane! Tudo bem?
No texto acima estamos esclarecendo que, a submissão que diz na Bíblia não esta relacionado ao “maltrato às esposas” e sim que Deus criou as mulheres para ser companheira de seu esposo. Reflita:
“A submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade e nem com o homem ser o “bam-bam-bam” no relacionamento, tratando sua esposa como um objeto. A Bíblia fala sim que a mulher tem que servir o homem, mas submissão como forma de respeito e amor, a mulher não é pra ser escrava como muitos pensam devido á palavra “submissão”, Deus fez a mulher porque sabia que o homem precisava de uma companheira.”
Como Deus criaria um ser tão “rebelde” para desfazer da sua outra criação? Não faz sentido se formos analisar assim. Estes problemas citados como estúpros, violência, escravidão (e muitos outros!) não fazem parte da obra de Deus.
Deus nos criou perfeito para viver eternamente com Ele! No último dia da criação, disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Porém, o que aconteceu? Fomos seres perfeitos? Praticamos ou seguimos os Seus mandamentos? O que acha? As consequências de todos estes problemas estão relacionados ao acúmulo de pecados cometidos pelos humanos falhos e nós sofremos as consequências agora. A tendência é piorar. Porque?
Os humanos preferem o abismo do “prazer carnal” ao invés do ESPIRITUAL. Concorda comigo? Se procurarmos pelo prazer carnal, o resultado é o que vivenciamos hoje. O mundo jaz no pecado! O que é importante, é cada um procurar por Deus enquanto tem vida. Querer achar justiça e paz nesse mundo é surreal. Lembre-se: A paz e o amor vem de Deus e não do diabo!
Acho que vai gostar de ler este artigo: Se Deus existe, porque no mundo há tanto sofrimento?
Deus abençoe!
CurtirCurtir
Marijane a sua revolta pessoal pelos acasos e infortunios da vida, nada tem a ver com a pregação do Amor de Cristo! Estupros, enganação, traições, etc, nada tem a ver com o Evangelho de Cristo. A cartilha para os bons costumes do homem é a Bíblia, e esta é muito clara em seus princípios e valores divinos. Não se trata de dar um outro termo á Palavra de Deus, pq não mudamos a Palavra, ninguém pode diminuir ou acrescentar uma vírgula na Palavra de Deus. Neste caso trata-se simplesmente de interpretação, conforme guiada pelo Espírito Santo.
Jesus nunca ensinou ninguém a estuprar, espancar, humilhar, abandonar, muito pelo contrário, seus exemplos estão na Bíblia, sua vida foi perfeita. Essa maldade esta dentro do próprio homem, que sim, desde a época de Eva demonstra claramente atos de rebeldia e desobediência.
CurtirCurtir
AMEI O EXPLICAÇAO
EU CONCORDO PLENAMENTE
ATE PORQUE
A PALAVRA DE DEUS PERFEITA !!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia, Douglas!
Ficamos muito felizes que tenha compreendido o real sentido da submissão.
Realmente é um tema bem comentado por aí de forma distorcida.
Seja sempre bem vindo!
Para ler mais artigos por favor visite a página inicial:
http://www.metamorfosecrista.wordpress.com
Deus abençoe!
CurtirCurtido por 1 pessoa