BÍBLIA: A Submissão da Mulher ao Marido


Qual o real sentido da palavra SUBMISSÃO da mulher ao marido na Bíblia?

Muitas pessoas falam da Bíblia sem conhecer ela toda (Por isso se faz necessário estudar a Bíblia), isso evitará que se tenha uma formação de opinião generalizada, tendo como base de fundamento apenas uma única palavra! – Evitará também tirar conclusões por opiniões e comentários dos outros. Não pense, por exemplo, que essa tal “submissão”, seja algo machista que algum homem colocou na Bíblia.

Infelizmente existe um grande número de pessoas que sofrem de analfabetismo funcional (São chamados de analfabetos funcionais os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples), e com isso surgem as dificuldades da compreensão dos textos bíblicos.

Infelizmente vemos isso nítido nos comentários por aí e muitas vezes esse analfabetismo não vem do fato de “simplesmente” não interpretar o texto, essa ignorância em conhecimento vem mesmo é da preguiça que as pessoas tem em não estudar a Bíblia.

O problema da interpretação dos textos bíblicos não está na Bíblia e sim no excessivo número de analfabetos funcionais que ao fazer a leitura cometem anacronismos e também não se dão ao trabalho de pesquisar a etimologia das palavras e o contexto da época.

É complicado ver alguém querendo ter lugar de fala sobre o um assunto que não entende, não conhece e não domina. Pessoas que nunca se preocuparam em estudar a Bíblia querendo ensinar o cristão a ser cristão.

A Bíblia não é errada em NADA e também não é contraditória em absolutamente NADA.

Infelizmente em uma sociedade cujo analfabetismo funcional predomina, é comum que muitas pessoas cometam ANACRONISMO ou ANACRONISMO CULTURAL durantes suas leituras.

O que é anacronismo?

O anacronismo ou anticronismo consiste basicamente em utilizar os conceitos e idéias de uma época para analisar os fatos de outro tempo. Em outras palavras, o anacronismo é uma forma equivocada onde tentamos avaliar um determinado tempo histórico à luz de valores que não pertencem a esse mesmo tempo histórico.

É cometer um erro de cronologia que consiste em atribuir a uma época ou a um personagem ideias, sentimentos, atitudes ou fatos que não está de acordo com sua época, ou seja, que são de outra época, ou até em representar nas obras de arte, costumes e objetos de uma época a que não pertencem.

O erro ao cometer anacronismo interfere muito no estudo da História, pois distorcer um contexto é prejudicial para a história e para seu conhecimento. Isso sim é uma indignação (Indignação para a ciência da história), pois é desrepeitar a cultura, é destruir memórias, é calar vozes é apagar histórias.

Lembre-se que é preciso observar o todo e não apenas as partes, assim como Paulo Freire ensinava. Para ele, “não basta saber ler mecanicamente que ‘Eva viu a uva’. É necessário compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir uvas e quem lucra com esse trabalho”, como explicou em uma fala no Simpósio Internacional para a Alfabetização, no Irã, em 1975, que foi reproduzida no livro ‘Historia das Ideias Pedagógicas’, de Moacir Gadotti, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do Instituto Paulo Freire.

Essa é uma das preocupações da concepção de educação defendida por Paulo Freire ao longo de grande parte de sua produção acadêmica e literária, e que também está presente de forma marcada naquele que se tornou seu livro mais famoso: ‘Pedagogia do Oprimido’, lançado em 1968, mas proibido no Brasil até 1974.

O fato do “mundo” sofrer com o analfabetismo funcional isso não significa que o Cristão tem uma fé irracional.

Por isso é preciso Ler todo o texto para entender seu sentido!

É sempre preciso entender o quanto é absurdo “DESCONTEXTUALIZAR” algo só para defender a ignorância e tentar disfarçar uma estupidez.

Não se deve fazer descontextualizações de textos para defender o ego de quem usa de pretextos para excluir contextos.

A Bíblia é um LIVRO e todo livro tem Começo, Meio e Fim. A Bíblia não é feita de versículos Isolados!

TEXTO fora de CONTEXTO vira PRETEXTO para HERESIAS!

Quando se faz uma leitura bíblica é preciso saber que estamos falando de outros povos com outras culturas e com uma LINGUAGEM diferente da NOSSA!

Além disso temos que compreender que o significado da tradução diretamente do hebraico para o português muitas vezes não tem a palavra que expressa na mesma força a palavra de outra língua, isso é comum acontecer em muitos idiomas.

Toda pessoa que estuda idiomas sabe claramente que para muitas palavras não se encontra a mesma força de expressão para traduzi-la de acordo com a linguagem de cada país.

E em sua maioria tradução e interpretação não são a mesma coisa. Enquanto a tradução lida com a linguagem escrita, em um trabalho mais solitário, a interpretação facilita a comunicação oral entre pessoas que falam línguas diferentes.

Existem muitas palavras até do nosso português do Brasil que não tem tradução.

E também por muitas vezes se tratar de algo cultural, então não é só buscar o significado na Internet, não é tão simples assim.

Então, a pessoa que traduz procura fazer uma “Equivalência Funcional”

Equivalência Funcional = É um procedimento que consiste em encontrar, na língua de chegada, um referente que preencha uma função semelhante. Trata-se de uma adaptação intercultural.

Na língua hebraica a palavra auxiliadora não significa subordinação. O Antigo Testamento usa essa mesma palavra em mais de 15 outras vezes para designar o próprio Deus como o nosso auxiliador e libertador (Salmo 70:5).

Leia o trecho desse texto do livro “O Valor da Mulher”, ele explica de forma clara como é a tradução exata do sentido em Hebraico:

20200127_08300920200127_083035

SUBMISSÃO não é subserviência (Pessoa que vive a obedecer regras/ordens de forma humilhante)

SUB + MISSÃO = ESTAR ABAIXO DE MISSÃO, ALGO A SER REALIZADO, PROPÓSITO.

O marido tem a MISSÃO de ser o cabeça do lar e a mulher de ser o coração e estar SOB a MISSÃO junto do seu marido de ambos lutarem e sustentarem sua família. Logo estão em MISSÃO JUNTOS!

A submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade, humilhação ou escravidão e muito menos com o homem ser o “bam-bam-bam” no relacionamento, tratando sua esposa como um objeto. A Bíblia fala sim que a mulher tem que servir o homem, mas submissão como forma de respeito e amor, a mulher não é pra ser escrava como muitos pensão devido á palavra “submissão”, Deus fez a mulher porque sabia que o homem precisava de uma companheira e assim Ele fez para Adão uma AUXILIADORA.

“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma “AUXILIADORA” que lhe seja idônea”. (Gênesis 2.18:) – (Idônea, significa: Próprio para alguma coisa; conveniente, adequado, que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras).

Para fazer a mulher, Deus não tirou parte da cabeça de Adão (Para a mulher ser superior), nem dos pés (Para a mulher ser inferior), mas da costela, para que o homem e a mulher andassem “LADO A LADO”. Juntos um completa o outro, o homem tem a visão de líder do casal, porém ambos é uma só carne após o casamento. Isso significa cooperar mutuamente, cada um em seu papel para um bem comum, que é a edificação do lar e de cada um em amor.

No princípio, Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).

A mulher foi criada como companheira do homem, alguém que o entendia e lhe podia corresponder. Esse tipo de amor e entre-ajuda somente acontece quando há respeito dos dois lados. Rebaixar a mulher para uma posição de servidão, ridículo ou desprezo é um afastamento do plano de Deus.

A orientação do Senhor a respeito da submissão da mulher ao marido está registrada em vários versículos na Bíblia (1Pe 3.1; 1 Pe 3.5; Cl 3.18; Ef 5.22; Ef 5.24).

Vou destacar aqui esse verso: “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5.24)

O marido, tal qual como Cristo diante de Sua igreja, deve ser o líder do lar. Deve ser amável, atencioso, respeitoso, abençoador, protetor, sustentador, aconselhador, etc, com sua submissa esposa.

Essa é a missão que Deus deu ao homem dentro de seu lar, esse é o seu lugar. Qualquer atitude violenta ou não amorosa não cabe aqui. A Bíblia diz aos maridos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.” (Efésios 5:25)

A esposa deve ser auxiliadora do homem, deve ser amiga, parceira, companheira, é aquela que caminha lado a lado, que “corre junto”, que o apoia em todos os momentos, ser amorosa, cooperando com a liderança. Lembrando que esse fato não faz da esposa maior nem menor que seu marido, pois ambos foram feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27)

É preciso entender adequadamente o real conceito dessa submissão, esta palavra apenas define limites, Cristo é o cabeça da igreja, Ele nos ama e nos supre com sua própria vida e nós simplesmente o amamos e respeitamos seu “encabeçamento”.

Um questionamento muito comum é: “Porque a Bíblia não diz que o homem deve também ser submisso a esposa?”

Oras, como não fala?

O problema quando as pessoas não entendem a Bíblia, é que elas não tem o Espírito Santo que é quem dá o entendimento e também pelo fato de estudarem a Bíblia por partes.

Se tem dificuldade de compreender faça um curso de teologia é bem melhor do que ficar julgando o que não entende. Julgar a Bíblia sem entendimento é a mesma coisa que chegar em um hospital e querer ensinar o médico a fazer a cirurgia… quem estudou foi ele não você.

Imagina alguém que não é formado em engenharia civil querer construir um prédio? Ele não estou para isso!

A submissão do homem vem antes da criação da mulher, tem seu início lá no Gênesis.

Dentro contexto bíblico o homem vem na frente em ato de submissão a Deus e a esposa. A Deus, pois o homem já servia o Criador no Éden quando desempenhava o trabalho dado por Deus para o homem exercer a função de zoólogo e assim serviu a esposa lhe preparando o lugar para receber sua submissa esposa e assim ama-lá e protege-lá, assim como Cristo amou a igreja, ou seja, amou o homem e a mulher.

Veja que o casamento segundo a Bíblia é comparado ao nosso relacionamento com Deus. Quando diz para o esposo amar a esposa como Deus amou a Igreja e a mulher sujeita ao esposo como a igreja (Que somos nós, pessoas), nos submetemos a Jesus.

Jesus é o cabeça da Igreja=pessoas. A “igreja” (pessoas) submetem-se a Cristo por amor, pois Deus nos amou primeiro.

Jesus se fez submisso, Ele nos deu esse exemplo!

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2:5,8)

Embora sendo Deus, esvaziou-se de si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens – É isso, é sobre isso, que exemplo de submissão ensinado pelo melhor mestre!

Depois de Jesus ter sido sacrificado por nossos pecados e, em seguida, restaurado à vida eterna, Ele “assentou-se à destra da Majestade [isto é, o Pai], nas alturas” (Hebreus 1:3). Depois de ter experimentado diretamente o que era ser humano de carne e sangue, Cristo voltou para o lado do Pai―Sua situação anterior por toda a eternidade passada.

O homem foi feito antes da mulher justamente para preparar a casa e receber sua esposa, ele cuidou de todo o jardim para ela, ele trabalhou cuidando das espécies de animais, conforme Deus lhe designou sendo o primeiro zoólogo e botânico preparando tudo em todos os detalhes para receber sua amada “ossos dos ossos e carne da carne”, ele receberia sua esposa quando a casa estivesse pronta, ele confiou e submeteu a própria vida à Deus em uma cirurgia da qual lhe arrancaria um pedaço para gerar sua esposa, assim como Cristo que sacrificou a própria vida para gerar a igreja.

Antes da mulher o próprio homem foi submisso. E assim o homem e a mulher devem seguir até hoje. Ambos servindo um ao outro!

“Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito” (Ef 5:28,33)

Você pode até dizer: “Haaaa mas ninguém é obrigado a servir ninguém!”

Engano o seu! Só o fato de você viver neste mundo já faz com que você sirva e também seja servido. Você é servido quando nasce, pois ali precisou de médicos, enfermeiros, você precisou dos engenheiros e pedreiros para a construção daquele hospital, precisou das empresas que trabalham com máquinas e que produziram as ferramentas necessárias para fazer o parto da sua mãe. Neste exato momento você precisou de alguém para produzir suas roupas, seus materiais de higiene, o alimento que você consome desde o campo até chegar na sua mesa, se hoje você consegue ler este texto é pelo fato de que um dia alguém lhe serviu ensinando você a ler e escrever e quando você morrer vai precisar que alguém lhe vista e vai precisar de no mínimo seis (6) mãos para segurar a alça do seu caixão, além dos coveiros para abrir o buraco e jogar a terra sobre você.

O tempo todo nós servimos uns aos outros, é tolo e egoísta pensar o contrário. E é tolo odiar todos os cristãos só pelo fato de experiências ruins que você teve com alguns, não se deve odiar todas as rosas só porque algumas tem espinhos.

A submissão bíblica está relacionada a servimos uns aos outros em ato de amor e não de humilhação.

A SUBMISSÃO, UMA MISSÃO HONROSA!

Veja a igreja que é submissa a Cristo, e se sente honrada por servi-lo e ali todo o corpo de cristo, ou seja, todos os membros cooperam para o seu bom funcionamento. A igreja é a NOIVA a ESPOSA de Cristo!

No casamento isso não é diferente. Submissão é uma missão sob a missão do marido, ou seja, uma missão compartilhada.

A comparação feita entre a submissão da igreja a Cristo e a submissão da mulher ao marido é perfeita para explicar o que realmente significa essa submissão.

Porventura, seria algo ruim, como igreja, estarmos submissos a Cristo? Não nos sentimos protegidos Nele? Não sentimos prazer em fazer a Sua boa e perfeita vontade, em cooperar com Sua missão? Não confiamos na ação Dele e fazemos de tudo para agrada-Lo? Ele não é a nossa direção, nosso líder maior, nosso exemplo? Servir a Cristo não é uma das melhores satisfações que a Sua igreja pode viver? Não é uma bênção, ainda que possa haver tribulações envolvidas?

Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela? Esse é o segredo da submissão bem sucedida!

“Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.” (Efésios 5:28) – Aos maridos cabe “amar suas esposas como Cristo amou a igreja” (Efésios 5:25). Nenhum homem ou mulher pode pensar que está servindo corretamente a Deus enquanto disputam lideranças e se faltam com respeito.

Ser submissa é muito diferente de ser escrava! A palavra submissão desperta em muitas mulheres nojo e repugnância, entendem que ser submissa significa ser inferior, mas ser submissa para a mulher cristã significa união, parceria, companheirismo.

As mulheres têm papel importante na sociedade e na Obra, mas é importante que saibam qual é esse papel para que possam desenvolver suas atividades com a benção do Senhor. E a nós mulheres, além de amar nossos maridos, cabe aceitar a Palavra de Deus e orar para que a Graça de Cristo habitando em nosso coração nos torne mulheres segundo a vontade de Deus para a honra e glória do Seu Nome.

“Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” (I Co 11:12)

A submissão bíblica é um sinal de igualdade e é baseado no amor.

Devemos ser submissos onde precisarem de nós “em uma submissão voluntária” ao bem de alguma causa ou do próximo.

“Sujeitando-vos uns aos outros no temor (respeito) de Cristo.” (Efésios 5:21)

Na submissão deixamos a arrogância e a superioridade para trás, porque o objetivo é ajudar em amor e o amor vence até a soberba e a arrogância. Afinal, arrotar arrogância apenas demonstra que você engoliu mais “ar” do que os outros e não faz você melhor que ninguém.

“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada” (Gênesis 2:23)

Perceba a forma carinhosa, amorosa e contemplativa do homem para com a mulher feita de uma parte de seu “lado”, de sua costela! Temos, de fato, a visão de alguém que contemplava uma parceira totalmente idônea!

É fascinante pensar como Deus fez as coisas de forma tão incrível e grandiosa! Como Ele encaixou cada parte no todo da Sua criação.

Auxiliar é o mesmo que cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. “Ajudar” é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa porque foi criada.

A mulher tem o propósito de aconselhar, completar, edificar o homem. Contudo, o homem não é superior a mulher. Aliás, masculino e feminino não é questão de competição, mas de união e harmonia.

Deus fez a ambos com diferenças e de uma beleza única de modo a se encaixarem um ao outro como peças de quebra cabeças se encaixam, como concavo e convexo.

Deus deu ao homem uma protetora, e ainda na mesma conjetura uma protetora vital, ou seja uma adjuntora que além de dar a vida, também a protege, seguindo adiante e na mesma linha as costelas também dão equilibrio ao esqueleto e a estrutura de todo o corpo, o que nos da sustentação na posição ereta, ja que gostamos de Bíblia “a mulher sábia edifica o lar” edificar = construir sobre forte estrutura, construir com segurança, produzir local seguro.

Na criação dos seres humanos no Jardim do Éden, Deus criou duas diferente matérias-primas para criar Adão e Eva:

√ Para Criar o Homem Deus usou o Barro (Pó da Terra)

√ Para Criar a Mulher Deus usou o Osso (Costela)

Se pegar nas duas matérias e lançar ao chão, verificará que o barro vai se quebrar com toda facilidade, ao contrário do osso, pois o osso é uma matéria mais Forte, mais Resistente, é a matéria com mais tempo de durabilidade no mundo.

O homem precisava da força e resistência ao lado dele, pois o barro é mais fácil de virar pó e se quebrar em pedaços, já o osso é resistente é o que dá suporte ao corpo humano e são fundamentais para a nossa existência.

Em Gênesis 2:18 na relação da posição da mulher “Idônea”, esta palavra “idônea”, em conexão com a palavra ajudadora é usada somente estas duas vezes em Hebraico (v 18:20).

A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a mulher seja para o homem.

Toda mulher assim como Eva tem/teve muita importância no seu papel social e espiritual no casamento, na família e na sociedade.

A mulher tem inteiramente física, emocional, espiritual e mentalmente todos os ingredientes que ela precisa para ser o auxílio adequado para o homem.

O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de estimação para isso, ele precisa de conselhos sábios em consideração as decisões.

O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos, pois ele já tem bens materiais, ele precisa de uma pessoa sensível para com as suas próprias necessidades para respeitá-la e com a qual ele possa amadurecer e isso espiritualmente também.

Ele não precisa de uma cabeça, pois Cristo é a cabeça de todo o homem “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11:3).

Ele precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a ser tudo o que Deus o criou para ser.

A diferença entre o homem e a mulher não quer dizer que uma posição é superior ou uma é inferior a outra, na relação cada um desempenha um papel importante, é como no corpo humano, onde existem membros diferentes e um não é igual ao outro, mas tudo faz uma harmonia no corpo.

Assim são as diferenças de funções entre o homem e a mulher, não são iguais, mas coexistem numa maneira diferenciada para que haja harmonia no lar, na igreja e na sociedade.

“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito” (1 Co 12:7,8)

“O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você! ” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros” (1 Co 12:14,25)

Adão e Eva se completam e são iguais e dependentes um do outro, pois somente duas partes iguais se completam.

Eva foi feita da costela de Adão para caminhar ao seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando assim a íntima união e apego afetivo que deveria existir nesta relação.

Com a graça e a elegância de um arco (costela, caixa torácica), e a flexibilidade e a firmeza necessária, a mulher, ou as costelas dão um toque especial a nossa vida, seja mãe, esposa, avó, filha, tia… a mulher têm um jeito peculiar de enxergar as coisas e reagir ao mundo, ajudando o homem e a família a viver de modo mais seguro.

As costelas protegem o coração, quantas vezes a mulher serviu de “porto seguro” quando as águas em volta pareciam lhe submergir, me refiro a toda mulher, esteja ela no papel de mãe, esposa, irmã… O coração apertado pelas lutas diárias encontrou e encontra abrigo no aconchego de um abraço, no acariciar de mãos suaves e delicadas.

A carne e osso: Ela consegue ser forte, protetora, sábia, e delicada, suave.

Eva a partir da costela de Adão, feita de seu lado para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida, e perto do coração para ser amada”.

Foi o próprio Deus quem julgou que a solidão de Adão não era algo bom. Não porque ele estava triste, pois certamente Adão estava feliz pela presença de Deus, pela beleza da criação que o cercava e pela atividade certamente prazerosa que lhe foi dada como primeiro botânico e zoólogo no Éden; é que mesmo a alegria demanda parceria para ser desfrutada e compartilhada! Quem gosta de ir ao parque sozinho? Quem gosta de passar as férias em lazer solitário? A Trindade (Deus, Jesus e o Espírito Santo) nos ensinam desde a eternidade que amor e alegria são virtudes e sentimentos para serem compartilhados em família!

Em Eva, Adão encontrou uma esposa, uma verdadeira dádiva do Senhor “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor” (Pv 18:22)

A mulher uma pessoa necessária =
Adão foi criado em estado de pureza e perfeição, mas não em estado de autossuficiência. Nenhuma criatura é ou jamais será autossuficiente! Em primeira instância dependemos do Criador e secundariamente, precisamos uns dos outros, com Adão não foi diferente.

Nem a mulher deve dizer que não precisa do homem, nem o homem deve esbravejar que não precisa da mulher, assim como o olho não pode dizer à mão “não preciso de você”. O homem ou a mulher precisam da estrutura da família e da organização social um do outro. É soberbo e egoísta pensar diferente.

Eva foi criada porque Adão precisava dela, e é curioso perceber que a mesma palavra usada para se referir à Eva, “ajudadora”, “adjutora” ou “auxiliadora” (hb. ezer), é também usada para se referir ao próprio socorro divino de que o homem necessita (“o teu socorro [hb. ezer], Israel, vem de mim” – Os 13:9; Êx 18:4; Sl 33:20). Portanto, de modo algum deve ser tomado como diminutivo o fato de Eva ter sido formada para ser ajudadora de Adão, antes, esta é uma posição de honra para a mulher.

É muito pertinente o comentário do teólogo batista Craig Keener:

“A expressão traduzida por ‘ajudadora […] adequada’ não subordina a mulher, mas exalta a sua força (a palavra ‘ajudadora’ em todo o Antigo Testamento, refere-se mais a Deus que a qualquer outra pessoa; ‘adequada’ significa ‘correspondente’ ou ‘apropriada a’, isto é, alguém igual ao homem, em contraste com os animais que Adão cuidava. A mulher, portanto, foi criada porque o homem precisava da força dela e não (como alguns interpretam errado esse versículo) para ser sua “serva”.

Um homem sem a mulher é solitário. A mulher foi formada da costela do homem, para mostrar que é o pedaço que lhe completa. “A mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher”

Portanto, percebe-se que a missão mais importante da mulher enquanto esposa não é nem a procriação nem a satisfação sexual do marido, pois em alguma etapa da vida conjugal o prazer sexual diminui e a geração de filhos cessa, mas a companhia entre os cônjuges deve se estender “até que a morte os separe!”

O casamento não se acaba quando o vigor físico diminui e o desejo sexual torna-se menos frequente, pois é possível que devido doenças, deficiências ou velhice (com as devidas alterações biológicas e hormonais que a acompanham) a atividade sexual já não seja a mesma dos primeiros jovens anos de casamento. Mas ainda assim, marido e mulher são parceiros em todas as estações da vida. E o amor verdadeiro nem as muitas águas podem apagar seu ardor, nem os rios afogá-lo!

“Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado” (Cânticos 8:7)

A missão como súdita do Reino de Deus = A mulher cristã jamais dirá “meu corpo, minhas regras”, pois ela sabe que é feitura do Senhor e que a Deus deve submissão, visto que as regras são do Criador e Senhor, não da criatura.

Quando vejo alguém defender o aborto e dizer “meu corpo minhas regras”, logo respondo que se o corpo dela tivesse regras ela não precisaria abortar!”

Feminismo e cristianismo não se misturam, pois os valores pregados e suas ideologias são completamente diferentes. Logo também não existe “Feminista Cristã”, quem fica com um pé lá e outro cá, está em cima do muro, está morno, não sabe o que quer!

“Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca” (Ap 3:16)

A jovem Maria de Nazaré deu grande exemplo de submissão a Deus quando submeteu-se ao chamado para ser a mãe do Salvador, o Filho de Deus que nela seria gerado milagrosamente por obra do Espírito Santo.

“Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1:38)

Na obra do Senhor, não devem as mulheres constituírem uma plateia muda e inerte diante dos homens, antes, devem elas também, a exemplo das valorosas servas de Deus na igreja primitiva (Rm 16, que traz a mais extensa lista de colaboradoras femininas, verdadeiras obreiras do Senhor), se dedicarem à oração, louvor e exercício dos preciosos Dons espirituais.

Para Entender Melhor a Respeito do Significado da Mulher Feita do Osso da Costela – CLICK AQUI

O que você precisa saber é que não pode estudar nada honestamente baseando suas pesquisas em preconceito. Nunca combata um movimento porque você o odeia. Combata porque você ama os valores que você está querendo defender.

É preciso desenvolver um pensamento crítico e buscar informações diante daquele assunto de forma imparcial (é assim que o cientistas historiadores também fazem).

Atualmente com as “gerações de Likes”, as pessoas preferem se alimentar daquilo que seus influenciadores pedantes exibem, são néscios mostrando orgulhosamente o quanto são desinformados.

(Pedante significa = Pessoa que aparenta ter conhecimentos, mas que na realidade não possui)

A humanidade cega não percebe que estão como passarinhos no ninho, apenas se alimentando do que colocam em suas bocas.

Buscam comer somente aquilo que satisfaz seu próprio ego, mesmo que para isso tenham que se tornar negacionistas da ciência que tanto defendem. (Estou falando da ciência de pesquisas históricas)

É a Hipocrisia daqueles matam a ciência e assassinam cientistas em prol de saciar-se a sí mesmos, ingerindo só o que lhes convém.

“Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos” (2 Tm 4:3)

Ao invés de ficar como muitos que se entopem de filosofias vindas de falácias e achismos de pessoas “graduadas pelo facebook” que nem sabem o que dizem com seus conhecimentos “rasos” e superficiais, “Estude!”

A palavra Livro vem do verbo livrar, tendo como objetivo, livrar-te da ignorância”

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Colossenses 2:8)

Submissão é diferente de INFERIORIDADE!

“Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor. Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.” (Colossenses 3:18,19)

Deus Abençoe á Todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

VOCÊ DESEJA LER E ENTENDER A BÍBLIA, PORÉM TEM DIFICULDADES PARA COMPREENDER OS TEXTOS? AGORA VOCÊ JÁ PODE INICIAR SUA LEITURA BÍBLICA DE LINGUAGEM FÁCIL E DE SIMPLES COMPREENSÃO 😉 É DE GRAÇA 😄 PARA INICIAR BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO👇

20 comentários em “BÍBLIA: A Submissão da Mulher ao Marido

  1. Cheguei nesse texto pois estou estudando sobre submissão feminina, é um assunto que desejo escrever em um livro. Muitas mulheres entendem a submissão da forma errada é isso atrapalha o bom andamento de um casamento. Palavras eficazes parabéns.

    Curtir

    1. Olá Taciane,

      Que bom que gostou e que de alguma forma contribuímos com seu conhecimento e com seus projetos.

      Deus abençoe

      Curtir

  2. Estou lendo os testemunho, como explica o meu caso, se e a submissao ou ignorancia, pk 33 anos Dum casamento k comecou com uma violencia sex. Chantagem,muita infedelidade, muita violencia fisica aos filhos,tb, psicologica,moral,sentimental e financeira, dénigre a minha imagem por onde vai ou formons,resumindo, vivo com um perverso narcissico. E continuo pk acho k se o deixar estou indo contra vontade de Deus.?Sinto me usado por ele como um objeto,um trapo.e ele tem o prazer de mostra lo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá irmã, obrigada pela participação em nossa página.

      A irmã citou que existe violência física, sexual, violência psicológica em fim (são vários tipos de violência), neste caso a irmã já deveria ter saído dessa relação tóxica e abusiva – nesse relacionamento você é vitima de uma pessoa que comete adultério com você – O adultério na Bíblia é visto de várias maneiras e a violência (eu particularmente) considero que na violência seu parceiro, está adulterando o comprometimento que ele fez com Deus “que é o de amar, cuidar e zelar pela esposa e família”.

      E se nesse relacionamento tiver traição fora do casamento – Deus permite também a separação.

      Você não só pode sair dessa relação abusiva e desrespeitosa como você deve sair. Você tem que salvar e guardar a sua vida e da sua família (filhos). E ainda diante da violência sofrida deve procurar a polícia (existe a delegacia da mulher que pode te orientar para que seja tomada medidas de segurança).

      Deus não te fez para ser saco de pancada e Ele não quer isso pra você e sua família. A vontade de Deus é que você zele pela sua vida e da sua família e sejam felizes.

      Não se culpe por sair de um relacionamento abusivo, quem errou foi ele e não você!

      Você pode e deve sair dessa relação – perdoar não é conviver. Deus abençoe você e sua família.

      OBS: Para se sentir mais confortável procure um pastor ou ancião de alguma igreja evangélica, mas procure um líder que tenha estudos de teologia, eles poderão te orientar e te auxiliar.

      Curtir

  3. Sou casada a 32 anos. perdi o tempo mais lindo da vida disputando liderança com meu esposo, por ter um entendimento equivocado sobre submissão, hoje ainda sofro com as consequências da minha insensatez,Deus com sua rica misericórdia manteve minha família unida, sei que muitas feridas poderiam ser evitadas se aprendesse desde o inicio obedecer os mandamentos de Deus,pois hoje sei que os mandamentos Dele são cerca de proteção em nossas vidas, precisamos buscar desde começo no caminho certo pra depois não culparmos Deus das consequências das nossas escolhas erradas,cheguei nesse estudo porque estou com um propósito de aprofundar meus conhecimentos e servir no ministério de casais da igreja que congrego,pois vejo muitos casamentos sendo destruído por falta de conhecimentos da palavra de DEUS,seja abençoada nessa jornada de ensinar a luz da bíblia pois esse estudo é uma ferramenta do céu pro meu ministério,grata,Deus abençoe.

    Curtir

    1. Olá Estela q bom saber da sua experiência e melhor é saber q vc conseguiu ver o propósito de Deus na sua vida.

      Hoje vc tem o intuito de ajudar o próximo. Vc agora percebe seu chamado e enxerga q tudo o q passou não foi em vão, tinha um propósito nisso!

      As cicatrizes ficam, mas é para olharmos e lembrar dos espinhos q um dia nos feriu. Não se culpe por nada, se perdoar é o primeiro passo, vc não tinha como pensar naquela época com a mesma maturidade q tem hoje.

      Obrigada pelo carinho e por dividir seu testemunho conosco, Deus abençoe vc e sua família sempre 😘

      Curtir

  4. Cheguei a este texto, pois meu esposo hoje disse que eu tenho que ser submissa pois o mesmo coloca comida na messa. Temos algumas opiniões diferentes ate mesmo politicas. Tem algum versículo que diz sobre opinioes diferentes entre marido e mulher. Ou esposa e obrigada a concordar?

    Curtir

    1. Olá Gisely, agradecemos sua presença aqui conosco.

      O texto em si já responde sua questão, dá uma lida no conteúdo e depois me diz o que achou.
      Vou citar algo aqui que vai gostar de saber, retirada do texto:

      A Bíblia fala sim que a mulher tem que servir o homem, mas submissão como forma de respeito e amor, a mulher não é pra ser escrava como muitos pensão devido á palavra “submissão”, Deus fez a mulher porque sabia que o homem precisava de uma companheira. “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma “AUXILIADORA” que lhe seja idônea”. (Gênesis 2.18:). (Idônea, significa: Próprio para alguma coisa; conveniente, adequado, que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras).
      Para fazer a mulher, Deus não tirou parte da cabeça de Adão (Para a mulher ser superior), nem dos pés (Para a mulher ser inferior), mas da costela, para que o homem e a mulher andassem “LADO A LADO”. Juntos um completa o outro, o homem tem a visão de líder do casal, porém ambos é uma só carne após o casamento. Isso significa cooperar mutuamente, cada um em seu papel para um bem comum, que é a edificação do lar e de cada um em amor.
      “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” (Efésios 5.24)

      Aguardo seu novo comentário 🙂

      Deus abençoe seu lar.

      Curtir

  5. Ótima explanação do tema. Muito bem abordado em uma linguagem coloquial, franca e despretensiosa. Pode ajudar muitos fanáticos machistas a entenderem a posição das mulheres, sem aqueles achismos machistas retrógrados.
    Parabéns.

    Curtir

    1. Obrigada Ivo, ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho, concordo com suas palavras.

      Curtir

    2. Obrigada Leila pela participação em nossa página. Ficamos feliz que tenha gostado do nosso trabalho.

      Visite-nos mais vezes, seja sempre bem-vinda. Deus abençoe 🙂

      Se quiser ler outros textos é só clicar neste link abaixo e escolher um novo tema para ler…

      Link: https://metamorfosecrista.wordpress.com/

      Curtir

    1. Bom dia, Clessia!

      Sim, é de graça 🙂
      Para receber nossas atualizações por e-mail, basta ir no final da página que você verá a seguinte opção:
      Como seguir Metamorfose Cristã?

      É só preencher a area onde esta escrito “Insira seu endereço de e-mail” com seu e-mail, e clicar em seguir!
      Você passará a receber em primeira mão nossas novidades!

      Espero que tenha te ajudado.
      Deus abençoe!

      Curtir

  6. É POR ISSO QUE MUITAS MULHERES PERDIDAS E SEM RUMOS, POIS TENDO OS HOMENS COMO SUAS CABEÇAS.
    EU PEÇO PERDÃO A DEUS POR ISSO…. POIS S CADA VEZ QUE VIVO UMA COISA QUE NÃO QUERO NUNCA É SER HOMEM… POIS NA CONDIÇÃO DE MULHER, MESMO VENDO AS MAZELAS PELAS QUAIS SOMOS SUBJUGADAS DESDE DO TEMPO DE EVA, PELA OPRESSÃO DE TANTOS ADÕES. NOSSA PASSAGEM É DIRETA PARA CÉU. PORQUE SÓ SENDO MULHER PARA SOFRER TANTOS DEVANEIOS MASCULINOS E AINDA CONTINUARMOS DE PÉ. JAZ AS QUE SE ENCONTRAM 7 PALMOS ABAIXO DA TERRA, E AS ESTRUPADAS, VIOLENTADAS, ESCRAVAS, PRIVADAS, OBRIGADAS, ESPANCADAS, HUMILHADAS, ABANDONADAS, ENGANADAS. POIS FAZEM ISSO COM NOSSAS MÃES, NOSSAS IRMÃS, NOSSAS FILHAS, NOSSAS AMIGAS. E SENDO AGENTE TAMBÉM MÃES IRMÃS, FILHAS, AMIGAS HOMEM. QUIÇAS SE NÃO FOSSEMOS. COMO SERIA?
    É MUITO CONVENIENTE DIZER QUE ESTÁ BÍBLIA, BONITO DE SE DIZER LEVADO A OUTRO TERMO, PIOR AINDA DIZER QUE FOI CRISTO E OU DEUS. SERÁ QUE FOI MESMO?????

    Curtir

    1. Bom dia, Marijane! Tudo bem?

      No texto acima estamos esclarecendo que, a submissão que diz na Bíblia não esta relacionado ao “maltrato às esposas” e sim que Deus criou as mulheres para ser companheira de seu esposo. Reflita:

      “A submissão bíblica da mulher nada tem a ver com inferioridade e nem com o homem ser o “bam-bam-bam” no relacionamento, tratando sua esposa como um objeto. A Bíblia fala sim que a mulher tem que servir o homem, mas submissão como forma de respeito e amor, a mulher não é pra ser escrava como muitos pensam devido á palavra “submissão”, Deus fez a mulher porque sabia que o homem precisava de uma companheira.”

      Como Deus criaria um ser tão “rebelde” para desfazer da sua outra criação? Não faz sentido se formos analisar assim. Estes problemas citados como estúpros, violência, escravidão (e muitos outros!) não fazem parte da obra de Deus.

      Deus nos criou perfeito para viver eternamente com Ele! No último dia da criação, disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Porém, o que aconteceu? Fomos seres perfeitos? Praticamos ou seguimos os Seus mandamentos? O que acha? As consequências de todos estes problemas estão relacionados ao acúmulo de pecados cometidos pelos humanos falhos e nós sofremos as consequências agora. A tendência é piorar. Porque?

      Os humanos preferem o abismo do “prazer carnal” ao invés do ESPIRITUAL. Concorda comigo? Se procurarmos pelo prazer carnal, o resultado é o que vivenciamos hoje. O mundo jaz no pecado! O que é importante, é cada um procurar por Deus enquanto tem vida. Querer achar justiça e paz nesse mundo é surreal. Lembre-se: A paz e o amor vem de Deus e não do diabo!

      Acho que vai gostar de ler este artigo: Se Deus existe, porque no mundo há tanto sofrimento?

      Deus abençoe!

      Curtir

    2. Marijane a sua revolta pessoal pelos acasos e infortunios da vida, nada tem a ver com a pregação do Amor de Cristo! Estupros, enganação, traições, etc, nada tem a ver com o Evangelho de Cristo. A cartilha para os bons costumes do homem é a Bíblia, e esta é muito clara em seus princípios e valores divinos. Não se trata de dar um outro termo á Palavra de Deus, pq não mudamos a Palavra, ninguém pode diminuir ou acrescentar uma vírgula na Palavra de Deus. Neste caso trata-se simplesmente de interpretação, conforme guiada pelo Espírito Santo.

      Jesus nunca ensinou ninguém a estuprar, espancar, humilhar, abandonar, muito pelo contrário, seus exemplos estão na Bíblia, sua vida foi perfeita. Essa maldade esta dentro do próprio homem, que sim, desde a época de Eva demonstra claramente atos de rebeldia e desobediência.

      Curtir

Deixe seu comentário, vamos discutir respeitando a opinião alheia!