PORQUE OS HOMENS SE SAUDÃO COM O ÓSCULO SANTO?

O ósculo santo (Beijo na face) foi uma forma de saudação usada por Jesus Cristo e seus discípulos, pela ação de beijar a face mutuamente, ou seja, o ósculo santo é uma saudação realizada com um beijo, beijo de Cristo. O beijo no mundo bíblico era uma saudação comum. Para os primeiros cristãos, todavia, se tornou um sinal do amor fraterno. É por isso que se acrescentou o adjetivo “santo”. Pedro chama de “beijo da caridade” (1Pd 5:14).

O ósculo em si não é um mandamento Bíblico; quero dizer com isto, que se alguém não tem esse costume não está condenado por isto. O beijo na face era um costume, como ainda é na metade da população do mundo: Árabes, judeus, russos, na minha casa quando meu pai beija meu irmão (no amor de um pai para um filho) e outros povos usam o saudar com o beijo. Paulo escrevendo a povos convertidos, uma boa parte de judeus que já tinha esse costume, e os Corintos e Romanos que inclusive beijavam entre si com lascívia recomendou que agora saudassem uns aos outros com “beijo santo”, o que ele acrescentou foi santificar um costume que já existia. Se ele estivesse escrevendo hoje a povos latinos, ele diria: Saudai a todos com “um abraço santo”, pois nem todos os abraços são santos e sinceros, além dos fingidos, tem os maliciosos. Gosto dessa saudação, Jesus e os apóstolos usaram-na; mas ela não é uma exigência, nem meio de salvação! (Lascívia: Pensamentos ou atos totalmente imorais que induzem a sexualidade).

Só precisamos é ter o cuidado em não limitar se quem “saúda com ósculo, tem verdadeiramente o amor de Cristo”, e quem não saúda não tem amor. As vezes acontece o inverso: Não tem o costume de beijar e ama a todos indistintamente; e tem aqueles que tem o costume de beijar, e não saúda, nem com a paz, os que não seguem tal recomendação “Disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos”. “Não o impeçam”, disse Jesus, “pois quem não é contra vocês, é a favor de vocês.” (Lc 9:49,50). No mais, gosto da saudação!

Vemos pessoas quando recebem um prêmio no momento de vitória que se abraçam e beijam para comemorar, esta é uma atitude linda. Entre as famílias, os pais beijam os filhos e vice versa, um sinal de união e amor. O povo de Deus também devem amar os irmãos em Cristo, somos a mesma família, sem distinção de pessoas e saudar nossos irmãos em Cristo com “Ósculo Santo” mostrando a caridade em nossos corações, como Apóstolo Paulo ensinou.

Citações bíblicas que mencionam essa saudação
  • Lucas 7,45: Não me deste ósculo, mas esta, (mulher pecadora), desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
  • Romanos 16,16: Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
  • 1 Coríntios 16,20: (…) Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
  • 2 Coríntios 13,12: Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
  • 1 Tessalonicense 5,26: Saudai a todos os irmãos em ósculo santo.
  • 1 Pedro 5,14: “Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus, Amém.”

Muitos falam que o “ósculo santo” é “beijo de traição” porque foi com um beijo que Judas traiu Jesus Cristo, mas na verdade o beijo que Judas deu em Jesus Cristo foi um sinal.

“O traidor havia combinado com eles um SINAL. Ele havia dito:
Prendam o homem que eu cumprimentar com um beijo, pois é ele.” (MT 26:48)

O ósculo é uma demonstração respeitosa de amor e reconhecimento de irmandade, pratica cristã incentivada pelo próprio Cristo, que saudava todos os discípulos com o ósculo.

Veja que o “ÓSCULO SANTO”, mencionado na Bíblia significa beijo sem malícia, uma saudação de profunda afeição cristã. A saudação do Cristão deve fazer parte da vida de cada membro da igreja de Cristo, além de ser verbal, deve ser visível e palpável. Desta forma, o mundo inteiro verá evidências do amor de Cristo presente na Sua igreja.

A Bíblia é a boca de Deus, e tudo que esta Nela é a verdade. Saúdem uns aos outros demonstrando o profundo amor fraternal que vem do Céu.

O ósculo é sinal de amor e humildade entre os irmãos…simboliza a humildade de quem recebe e quem dá o beijo.

Afinal se Jesus hoje viesse te saudar, você com certeza deixaria Ele beijar a sua face!

Deus Abençoe á Todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

Anúncios