Uma pergunta: Para QUEM você esta curvando os joelhos com tanta fé?

Ídolos na Bíblia: Não são somente imagens de deuses, mas todas as coisas que venham ocupar o lugar de Deus. Figuras ou pinturas, pessoas, fitas, pulseiras, correntes, anéis, símbolos, amuletos, figas, patuás, imagens de ouro, prata, pau, pedra, gesso, barro de qualquer objeto, coisas semelhantes a estas que tenham algum vínculo de fé e confiança espiritual, confeccionados por mãos humanas, ao qual devotamos alguma crença, confiança, objetos que tomem o lugar de Deus. Em palavras diretas, TUDO AQUILO QUE VOCÊ SE CURVA E REVERÊNCIA SE TORNA O SEU DEUS! (REVERÊNCIA: É veneração pelo que se considera sagrado, venerar, render culto, cultuar, adorar)

“Mas os deuses de outros povos não passam de estátuas de ouro e de prata, feitas por mãos humanas. Têm boca, mas não falam: olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem: nariz, mas não sentem cheiro. Têm mãos, mas não seguram; pés, mas não andam; e são totalmente mudos! Aqueles que fazem essas imagens e as adoram tornam-se como elas.” (Salmos 115:4-8)

A idolatria é um dos maiores pecados porque Jesus afirmou que o maior de todos os mandamentos é amar a Deus de todo o coração, alma e mente (Mt 22.37). Nenhuma imagem construída pelas mãos humanas jamais pode representar com precisão a totalidade, a transcendência e a majestade de Deus. Não podemos nunca modelar, pintar ou esculpir nada que seja uma representação adequada do que Deus é. E qualquer coisa que você der mais valor que a Deus, isso é o seu deus!

“Deus disse tudo o que segue: Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu tirei você do Egito, onde você foi um povo escravo. Não creia nem adore outros deuses, além de mim. Não faça ídolos. Não ofereça cultos a imagens de qualquer coisa em cima no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não adore nem se prostre diante de nenhuma imagem, pois eu sou o Senhor, seu Deus…” (Êxodo. 20:1-5)

Qualquer imagem ou objeto que nos apegamos como representação divina é incapaz de retratar a plenitude da identidade de Deus. Isso certamente nos levará ao caminho tortuoso da desobediência, da rebeldia perante Deus. “Pois a “REBELDIA” é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei.” (1 Samuel 15:23)
A idolatria é vista na Bíblia como adultério/prostituição espiritual – (Jz 2:17; 1Cr 5:25…)
“E a escolher mulheres para os seus filhos dentre as moças daqueles povos. Quando elas se “PROSTITUÍREM” com seus deuses, poderão passar a “INFIDELIDADE” deles para seus filhos.” (Êx 34:16) – Deus considera este comportamento como uma traição, infidelidade.

“Então, perdidos no meio de outros povos, escravos de outras nações, eles se lembrarão de mim; lembrarão como fiquei muito triste porque seus corações “ADÚLTEROS” se desviaram de mim, porque eles foram “INFIÉIS” a mim e correrão atrás e outros deuses. Mas depois do castigo eles terão vergonha e nojo de si mesmos, por causa de todos os pecados horríveis que praticaram. Eles compreenderam que eu sou o Senhor, seu único Deus….” (Ezequiel 6: 9,10)

Deus proibiu fabricar as imagens, proibiu crer nelas e proibiu adorá-las, Deus manda quebrar e destruir tudo que for imagem, dizendo que são maldição, toda idolatria para Deus é uma abominação (1 Pe 4:3). Desde Gênesis a Apocalipse a Bíblia condena todas as imagem e a idolatria.

“Vocês queimarão as imagens de escultura desses povos, e não cobicem a prata e o ouro que as revestem. Para o Senhor, o seu Deus, isso é detestável. Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, para que vocês não sejam amaldiçoados por causa dessas imagens. Considerem tudo isso detestável e rejeitem-nas completamente, pois elas são amaldiçoadas.” (Deuteronômio. 7:25,26)

“Maldito aquele que fizer imagem de escultura, seja de madeira ou de metal fundido, obra de artesão, mesmo que a levante secretamente. O Senhor não tolera essas coisas…” (Deuteronômio. 27:15.) Nada fica em oculto, nada é secreto aos olhos de Deus, você pode esconder dos olhos do homem, mas não dos olhos de Deus, que é “Onipresente” (Aquele que está presente em toda parte!)

Quando se pratica a idolatria o ser humano não consegue enxergar o quanto está cego de entendimento! Assim, o ser humano procura fazer uma loucura ainda maior, tentar moldar Deus a sua própria imagem. Deus não quer que transformemos Seu culto em ritos supersticiosos. O culto a Deus deve ser espiritual (“em espírito e em verdade”)

A Bíblia que é a própria boca de Deus, relata como loucura, fazer de um objeto qualquer, ser o seu Deus! Veja:

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24)

Veja este exemplo das Sagradas Escrituras: “O escultor derruba cedros (Árvores), talvez escolha um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele planta um pinheiro no bosque, e a chuva faz a árvore crescer. Depois de todo esse trabalho, ele usa as árvores para lenha; parte da madeira serve para aquecer sua casa e assar o seu pão, e com o resto, ele faz um deus para si mesmo e se ajoelha diante dele! Com a parte da árvore que derrubou, esquenta sua casa, prepara sua refeição, assa um pedaço de carne, come á vontade e diz: “Ah! Um belo fogo para não sentir frio: que fogo bom! Com o que sobrou da madeira ele faz um deus, seu ídolo! Ajoelha-se diante dele e o adora. Ora a ele, dizendo: Proteja-me! Você é o meu deus. Que estupidez, que “LOUCURA”!

Seus olhos foram fechados de tal forma que não podem mais ver, e as suas mentes não são capazes de compreender. Ninguém para para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer a si mesmo: Ora, isso não passa de um pedaço de pau! Eu usei uma parte para esquentar minha casa, um pouco para cozinhar meu pão e assar carne. Como é que iria fazer disso um ídolo, para ofender Deus? Como é que eu iria me ajoelhar diante de um pedaço de madeira? Mas o homem que faz isso é como quem se alimenta de cinza! Ele está confiando em coisas sem valor que não podem salvar sua alma. E o seu coração está tão iludido que ele nem é capaz de pensar: “Será que este ídolo, que eu mesmo fiz com as minhas próprias mãos, não é uma mentira?” (Isaías 44:14,20)

“Dizendo-se sábios, tornaram-se “LOUCOS” e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.” (Romanos 1:22,23)

Não existe vida, espírito dentro de estátuas! “Que aproveitará a imagem de escultura, que a esculpiu o seu artífice? A imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum.” (Habacuque 2:18,19)

O que muitos usam como argumento é que quando estão a adorar imagens, na verdade estão intercedendo. Mas não é isto que a Bíblia ensina! Em nenhum lugar nas Sagradas Escrituras se diz que deve-se interceder a Deus através de imagens. Muito pelo contrário a Bíblia nos esclarece que nosso único intercessor é SOMENTE JESUS! “Há um só Deus e só um só mediador (Ou seja, aquele que faz a ponte entre Deus e os homens), entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.” (1 Tim 2,5-6). Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode chegar ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6)

E como a Bíblia é a própria boca de Deus e a Palavra Dele não cai por terra e nem se perde ao vento, em Apocalipse diz: “Mas, quanto aos tímidos e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idolatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8) – “Segunda morte” é “A condenação eterna dos que não foram salvos”.

Mas cabe aquele que crê e tem temor (obediência) á Deus, se arrepender de seus pecados e pedir perdão á Deus pelas faltas cometidas contra Ele! A misericórdia de Deus nesta terra sempre alcançará um coração arrependido.

“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.” (1 Coríntios 10:14)

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

*** PARA LER OUTRO TEMA CLIQUE AQUI ***

Deus Abençoe á Todos!

Anúncios