Onde estão fincados os teus alicerces?

Família é como a construção de uma casa: Terreno adequado – Planta da casa aprovada – Tem que ter boa estrutura – Alicerce bem forte, com toda a amarração – Paredes retas – Lage bem batida – Reboco liso – Piso bem nivelado – Pintura bem feita…Esta seria uma construção certa!

Mas nem sempre é assim!

Por isso estamos sempre reformando ou aumentando a construção. A família é assim…Sempre temos que corrigir/consertar fazer uma Manutenção aqui e ali, renovando e vigiando para não desmoronar.

Muitos de nós não temos paciência com nossos familiares. Tratamos muito bem nossos colegas de trabalho, amigos e irmãos em Cristo; Mas somos intolerantes com os de nossa casa. Como você tem tratado sua família? Como tem sido sua convivência no lar? É harmoniosa ou sua tolerância é zero? Como você e a sua casa, estão diante de Deus?

O Lar de uma família cristã deve ser um ambiente propicio à presença de Deus. É maravilhoso sentir que o Senhor habita em nosso lar. Faça a diferença a começar na sua casa, o amor é um DOM de Deus!

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
(1 Coríntios 13:4-7)

Já pensou, você abraça e diz que ama um irmão na igreja e dentro de sua casa você expulsa seus filhos de perto, no trabalho você distribui palavras de benção e gentilezas e em casa você age com intolerância e grosseria; vive murmurando e dizendo palavras que entristecem seus filhos e cônjuge?

“Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e que tudo o que tens tenha paz.”
(I Samuel 25:6)

Crie seus filhos com amor e na doutrina do Senhor

“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!” (Pv 22:6)

Que amem seus filhos não somente de palavras, mas de gesto, como um abraço sincero, um beijo paternal, o braço sobre o ombro, tudo isso vale mais do que grandes somas de dinheiro. Dizer ao filho: “Eu amo você”, “gosto muito de você”, “sou grato a Deus por você existir”, são expressões que produzem uma elevada dose de motivação e estímulo.

“E vós, pais, não provoqueis á ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”
(Efésios 6:4)

Também os pais devem dar bom exemplo aos filhos, pois quando não vivem em paz, amor e harmonia, causam-lhes má impressão, insegurança e desilusões. Os maiores evangelizadores do mundo chamam-se Pai e Mãe! Nenhuma pregação, música ou retiro supera um exemplo bem dado!

Ame seu marido, ame sua esposa incondicionalmente

O amor é um elo forte de sustentação da família, pois o que ama “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Coríntios 13:7)

“Vós maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”
(Efésios 5:25)

“Para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, e a serem moderadas, castas, boas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada” (Tito 2:4). Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos.

Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Todavia também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo” (Efésios 5:25,28;33).

Só podem viver unidos os que se amam

A mulher sábia edifica e mantem a sua casa. A mulher é o termômetro do lar, se estiver bem, contagiará a todos com a sua alegria, se estiver desequilibrada, perderá o controle e harmonia do seu lar.

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos” (Provérbios 14:1)

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor” (Efésios 5:22); “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem a palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor” (I Pedro 3:1,2);

*OBS: Para que não há mal entendimento sobre a palavra “submissão da mulher ao marido” como citado acima, e na Bíblia, sugiro que leia este artigo para melhor esclarecimento sobre o assunto.

Respeito aos pais é fundamental

E aos filhos a Palavra de Deus diz que devemos ser obediente aos pais, e honrá-los para que tenha uma vida boa e longa na terra:

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1-3) “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:5).

Os filhos devem também lembrar-se do seu Criador

“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho neles prazer” (Eclesiastes 12:1).

Ame, respeite e trate muitos bem a sua família, pois são tesouros que Deus te deu para cuidar!

E Jesus disse:

“Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós…” (João 13:34).

Deus abençoe á todos!

  • Se você gostou, ajude a divulgar nossa página curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã
Anúncios