Usar “Véu” na Cabeça e Não Cortar os Cabelos, são Mandamentos Bíblico para as Mulheres? (Explicação de 1 Coríntios 11,15) 


O VÉU É UM SINAL DE PODERIO SOBRE A MULHER!

O véu é uma das ordenanças bíblicas, e algumas denominações ao redor do mundo ensinam que uma mulher não pode orar sem Véu sobre sua cabeça. A história da igreja primitiva mostra claramente que as mulheres cristãs daquela época usavam o véu.

Tertuliano, um líder da igreja que viveu nos anos 160-222 DC, escreveu que não apenas mulheres casadas, mas também as virgens usavam o véu nas igrejas que foram estabelecidas na época apostólica. Nas catacumbas [um conjunto de corredores e quartos subterrâneos debaixo da cidade de Roma onde se escondiam os cristãos], durante os tempos de perseguição, tinham muitos desenhos que revelavam isso.

Estes muitos desenhos nas paredes – demonstravam como as mulheres tinham a cabeça coberta com um véu. Ao longo da história muitas igrejas ensinam e praticam o uso do véu – temos o exemplo da igreja católica e também as mulheres mulçumanas.

Até 1960, a Igreja Católica Romana também fazia do véu uma doutrina. Atualmente, muitas igrejas evangélicas usam até hoje a doutrina do véu, no Brasil são mais de 8 denominações que usam o véu. Como por exemplo a Igreja Congregação Cristã no Brasil, umas das igrejas mais conhecidas por usar o véu, comumente chamada de a “igreja do véu”.

No Novo Testamento, em (1 Coríntios 11) o título já diz:

“COMO MULHERES DEVEM SE APRESENTAR NA IGREJA?”

A Primeira observação que fazemos é que em todas as igrejas onde as mulheres usam o véu, TODOS absolutamente TODOS sabem perfeitamente que usar ou deixar de usar o véu não condena ninguém ao inferno e também não impede a Salvação de ninguém! Mas, se é doutrina da igreja, então faça uso de véu!

Nos cultos onde mulheres usam véu, conforme está escrito na carta aos (1 Coríntios 11). Se diz assim:

“Mas quero que saibais que Cristo é uma cabeça de todo o homem, o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Todo o homem que ora ou profetiza, tendo uma cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Mas toda Uma mulher que ora ou profetiza com uma cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Por isso, é uma mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar -se ou rapar-se, que ponha o véu. O homem, pois, não desenvolva uma cabeça, porque é uma imagem e glória de Deus, mas uma mulher é uma glória do homem. (1 Coríntios: 11: 3 á 7)

Para aquilo que é distinção entre o homem e a mulher, quanto a cobrir ou não a cabeça, devemos ter em mente, em primeiro lugar, que Paulo está se referindo aqui ao véu como um sinal de PODERIO“sinal de estar sob a autoridade de outrem”, ou seja, Cristo é “o cabeça de todo homem, o homem, o cabeça da mulher”. Por conseguinte, se a mulher deixa de usar o véu, ela está a assumir uma atitude de desonrosa insubordinação para o seu marido. Por outro lado, se o homem passasse a cobrir uma cabeça, ele estaria negando “ser ele a imagem e glória de Deus”. (Poderio significa – grande poder/autoridade/ordenar/domínio)

Na analogia biblica sabemos perfeitamente que existe uma hierarquia espiritual de liderança na igreja – onde a mulher não lidera sobre o homem. O véu usado pela mulher traz claramente essa hierarquia espiritual. E sabemos que essa ordem de hierarquia colocada por Deus, é uma ordem de PROTEÇÃO da mulher.

É preciso entender que essa “sujeição”“Poderio” aos anjos não tem ABSOLUTAMENTE NADA A VER com a capacidade da mulher, com a inteligência da mulher e com a garra da mesma de enfrentar as dificuldades da vida. Essa hierarquia dentro da analogia biblica é “ESPIRITUAL”

Paulo ensinou aos coríntios o padrão bíblico: “Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus” (1 Coríntios 11:3)

Já durante a própria criação, Deus estabeleceu o homem como cabeça e a mulher como auxiliadora “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. (Gênesis 2:18) – “Quem nasceu primeiro? Eva ou Adão? “Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, e sim a mulher, por causa do homem” (1 Coríntios 11:9).

O fato de Eva ter sido enganada também é dado como razão para as mulheres não poderem ter autoridade espiritual sobre os homens. “Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora” (1 Timóteo 2:13,14)

E essa também é uma realização da analogia que a Bíblia nos coloca. Ou seja, é o marido como Cristo (cabeça da igreja) e a esposa como igreja (noiva de Cristo). Quando a esposa quer ser líder sobre o marido, ela está fazendo algo terrível – ela está praticamente dizendo que a igreja pode mandar em Cristo. Então vigiem pois esta analogia na Bíblia não é só uma ilustração. Ela é uma verdade que deve ser levada em suma importância.

“Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). O ensino pressupõe autoridade; E isso já foi designado antes mesmo do pecado original.

ARTIGO EXPLICATIVO: Entenda Melhor a Respeito de Liderança Entre Homem e Mulher na Igreja

A mulher que não faz uso do véu, está a desonrar diretamente a Cristo, visto que não esta reconhecendo a Ele a sujeição “O Cabeça do Corpo da Igreja”. Da mesma forma, é pregado que os homens desonrariam suas cabeças se cobrindo com um véu e também é desonrado para eles deixar de cortar os cabelos.

Vemos também em (Gênesis) que Rebeca ao encontrar Isaque (Seu noivo), se cobriu com o véu, um noiva para receber o noivo em sinal de respeito se cobre. Ali Rebeca não mostrou apenas uma prudência, ali ela disse claramente que como noiva se colocava em sujeição/poderio ao seu noivo. 

Nos dias atuais isso se remete a Igreja e Cristo, ou seja, a Noiva e o Noivo – A igreja é a noiva de Cristo!

“Rebeca também viu Isaque, desceu do camelo e perguntou ao servo: Quem é o homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É meu senhor, respondeu o servo. ENTÃO ELA TOMOU O VÉU E COBRIU-SE . Depois do servo contou a Isaque Isaque levou a moça (Rebeca) para uma tenda de sua mãe Sara, e Rebeca tornou-se a sua mulher, e ele é amou; assim Isaque foi consolado após a morte de sua mãe. ” (Gênesis 24: 64 á 67) Rebeca representou a noiva de Cristo que coloca o véu para receber seu noivo.

Deus em toda a Bíblia demonstra claramente seu desejo a respeito de uma hierarquia de lideranças. E o uso do véu deixa visível aos olhos de todos essa hierarquia – seguindo o exemplo de Rebeca.

O véu era sinal de recato e respeito, em seu tamanho era grande para envolver tanto o rosto quanto o corpo. Atualmente muitos argumentos que ouvimos são que na cidade de Corínto quem usava o véu eram as prostitutas e alegam que ali se tratava de uma questão cultural. 

A questão é que Deus não segue cultura e dentro da analogia da Bíblia vemos a questão do véu de forma perfeita. Assim como fez Rebeca.

“A moça era muito bonita e VIRGEM , isto é nenhum homem tinha tido relações com ela …” (Gênesis 24:16), veja Rebeca era donzela, ou seja, uma mulher com virtudes santa, e virgem, a quem varão nenhum tocou! – O véu na cabeça de uma esposa crente de Corínto simbolizava que ela estava sob a autoridade do marido e, portanto, em submissão a Deus.

Se perguntarmos para quem não segue esta doutrina este responderá que uma passagem foi escrita por causa dos costumes da época, das prostitutas que tinham a cabeça rapada. Mas, se perguntarmos à Palavra de Deus, veremos a resposta no próprio versículo “Por causa dos anjos” . Anjos não seguem uma moda, cultura ou costumes. E os anjos não mudaram desde então, embora essas coisas tenham mudado em nossa sociedade. “Assim, POR CAUSA DOS ANJOS, uma mulher desenvolve uma cabeça como sinal de que está sob autoridade”. (1 Coríntios 11:10). A mulher desenvolve sobre uma cabeça “Sinal” de poderio, por causa dos anjos!

A sociedade mudou, mas a recomendação do uso do véu CONTINUA! A hierarquia biblica designada por Deus na Bíblia em nada tem a ver com a cultura da época. Na hierarquia espiritual, os anjos são maiores do que os homens e estes por causa da mulher ter sido a primeira a pecar, ficaram sujeitas a eles, então, na hora em que homens e mulheres de Deus forem orar, elas precisam ter sobre as cabeças sinais visíveis dessa sujeição, através de dois tipos de véus: Um natural (cabelo) por causa da sujeição aos homens, que é o cabelo crescido e o outro é o véu de tecido branco, devido a posição superior dos anjos. É ordenamento e mandamento do Espirito Santo através do apóstolo Paulo.

Toda mulher que ora sem estes sinais sobre sua cabeça, desonra a sua cabeça (o homem) o homem que é a imagem e semelhanca da imagem divina e os anjos, que são superiores aos homens/varões. Portanto, transgride uma ordem, um mandamento e desonra a si mesma ao homem e aos anjos. Tudo isso começou lá em Gênesis com o pecado de Eva. A partir dali instituiu-se uma hierarquia espiritual.

“À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará” (Gênesis 3:16)

ARTIGO EXPLICATIVO: Entenda Melhor a Respeito de “A Mulher Está Sujeita ao Marido?”, Explicação Gênesis 3:16

1 – Usar ou Não usar o véu, condena alguém ao inferno? Claro que Não!

2 – Agora? Onde na Bíblia diz que o Espírito Santo ‘NÃO’ se agrada do uso do véu ou que usar o véu é blasfêmia? Em lugar Nenhum, Nem Textos, Nem Contexto!

3 – Onde na Bíblia diz que Deus rejeita o uso do véu? Em lugar Nenhum, Nem Textos, Nem Contexto!

Toda igreja tem suas doutrinas! Não vejo nenhuma heresia que leve alguém ao inferno. Não há problema em usar o véu!

O uso do véu não afligem as leis de Deus, não é blasfêmia ao Espírito Santo e ainda demonstra claramente o respeito da mulher a Cristo em sujeição aos anjos e ao homem (Líderes Homens)

Não há problema para o que você está procurando. “Julguem entre vocês mesmos: Está certo uma mulher orar em público sem cobrir uma cabeça?” (1 Coríntios 11: 13)

É comum também o seguinte arguento: “Haaa mais o véu é um pano terreno! Então? Eu pergunto o ritual do batismo também não é água da terra? O Pão e o vinho da Ceia também não provém de ingredientes da terra? Sabemos perfeitamente o quanto é importante na vida do Cristão estes Símbolos e o fazemos com prazer.

E em tudo sabemos que o sacrifício de Cristo foi suficiente, mais ainda assim seguimos tudo o que é Recomendado. Sabemos perfeitamente que o batismo não salva mais caminha lado a lado com a salvação. Sabemos que a Ceia também não salva, mas que fazemos para ser um memorial. E quem usa o véu também não está colocando nada sobre o sacrifício de Cristo e sim respeitando e demonstrando que ali se respeita uma hierarquia espiritual de liderança já estabelecida em toda a narrativa bíblica. Onde homem e mulher tem sua função.

Deus e Sua Palavra não mudam, a sociedade muda, a cultura muda, as leis dos homens mudam, mas Deus não muda. Deus não acompanha épocas!

cabelo longo é biblico?

E Quanto ao fato de ter cabelos cumpridos e não cortar?

“Mas ter uma mulher com o cabelo crescido o é honroso, porque o cabelo foi dado em lugar do véu”. (1 Coríntios 15). Aqui é um problema natural, como uma verdade natural e honrosa, que é seu cabelo comprido. Segundo uma carta, mas o cabelo crescido e um substituto para quando não é estimado, orando ou profetizando.

Ao cabelo de acordo com o que está na Bíblia, é honroso para uma mulher deixar crescido e é diferenciado dos homens, mas o problema e que muitos críticos sem antes procurar saber de cada mulher o fato da mesma não cortar os cabelos julgam o que não entende e é comum ver uitos falarem com soberba sobre esse assunto arrotando ignorância com o intuito de ofender mesmo. Por exemplo: Tem irmãs que nunca cortaram o cabelo para alcançar um milagre ou porque passaram por alguma aflição e fizeram um voto na presença do Senhor de nunca mais cortar os cabelos (cada uma tem seu particular com Deus – ISSO É ENTRE A PESSOA E DEUS)

Se o apóstolo Paulo frisa que é honroso a mulher ter cabelo crescido, então é porque Deus se agrada e quem é o caco de barro ou poeira arrogante pra ficar questionando o oleiro? Se a mulher fez o voto e Deus se agradou, quem é o homem para questionar? O apóstolo Paulo explicou a respeito dos cabelos cumpridos porque ele conhecia o Velho Testamento que explica o que é cabelo crescido.

Deixamos a Bíblia explicar: Quando um anjo aparece para a esposa de Manoá que era estéril e ali informou que ela seria mãe, veja a instrução do anjo: “O cabelo do filho que você vai ter nunca poderá ser cortado, porque ele será nazireu, servo de Deus, especialmente consagrado desde o nascimento…”(Juízes 13:5)

“E ele acabou contando tudo o que tinha em seu coração: Meu cabelo nunca foi cortado, disse ele, pois sou nazireu, especialmente consagrado ao Senhor, desde antes de nascer. Se cortarem o meu cabelo, perderei a força e ficarei tão fraco como qualquer outro homem.” (Jz 16.17)

“Ana fez este voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos, se olhar para o meu sofrimento e responder à minha oração dando-me um filho, então dedicar esse filho ao seu mundo; ele será seu por todos os dias que viver, e os seus cabelos e sua barba nunca são cortados “. (I Samuel 1.11)

É comum ouvirmos dizer, que ter cabelos compridos é honroso, mas que na Bíblia não foi dito nada para nunca corta-los. Será? – Na Bíblia esse voto é chamado de voto nazireu, onde o próprio Deus falou deste voto para Moisés: “(…) Um voto especial de nazireu, Isto é, de dedicar-se ao Senhor de uma maneira especial…” (Números 6:2)

“Durante todo o período do seu voto de nazireu não poderá cortar o seu cabelo, por que essa pessoa é consagrada e separada para o Senhor. Por isso deve deixar crescer livremente o cabelo.” (Números 6:5)

Em primeiro lugar, notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: “Falou o Senhor a Moisés”. Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:

a) – O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;
b) – O voto se estendia tanto a homens como a mulheres;

E tem sempre aquele pra dizer assim: “Mas isso está no Velho Testamento isso era na época da Lei e agora vivemos na Graça!” Bom! Nenhuma mulher deixa os cabelos crescidos por causa da Lei Mosaica, como alguns sugerem, cada uma tem seu testemunho, sua particularidade com Deus para hoje estar separada desta forma para o Senhor!

Então os homens deveriam também ter os cabelos crescidos? E ai que entra o Novo Testamento, onde cita somente “MULHERES” em 1 Coríntios 15. A Bíblia se contradiz? Não! Pois procura-se observar somente o que esta registrado no Novo Testamento.

“Como você é linda minha querida! Ah, como você é linda! Seus olhos, por trás do véu, são como os olhos de pombas. Os seus cabelos caem sobre o seu rosto como um rebanho de cabras descendo pelos morros de Gileade.” (Cântico 4:1)

“Os seus lábios são como uma tira de pano vermelho; e a sua boca, como é benfeita! As suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã.” (Ct 4:3). O véu criado por Deus lá no Éden, permanece como adorno natural.

Do que adianta discutir se Adão e Eva morderam pera ou maçã? Se a pessoa se sente bem estando separada dessa forma para Deus, não cabe a ninguém julgá-la por isso e se a Bíblia em todo o seu contexto não proíbe, então é melhor começar a se preocupar com o seu vizinho que deve estar passando por alguma necessidade e precisando ouvir falar da Palavra de Salvação! Ou será que Deus se incomoda com quem esta se preocupando em agradar Ele? Sendo costume, cultura da época ou doutrina. Não nos cabe a julga-las por isto!

“Mas Jesus disse: “Deixem-na em paz; por que criticá-la por haver feito uma coisa boa?” (Marcos 14:6)

OBSERVE ALGUMAS IGREJAS AO REDOR DO MUNDO QUE FAZEM USO DO VÉU!

1 – IGREJA DO ORIENTE

Assírios

Também conhecida como Igreja Assíria ou de Igreja Nestoriana. È originária do Cristianismo estabelecido historicamente no Iraque e Pérsia. Tinha sede em Susa, no Irã e durante parte da idade média foi a maior denominação cristã, com cerca de 60 milhões de membros, mas devido as perseguições possui atualmente cerca de 200 mil membros, a metade no Iraque. Possui sede em Chicago. Batiza adultos e crianças por imersão, comunhão e ambas espécies. Os padres e recentemente os bispos são permitidos casarem. Rejeitam o culto aos santos e ícones. Sentam separados no culto, saúdam com ósculo santo, as mulheres usam véus.

2 – IGREJA EVANGÉLICA ÁRABE – IGREJA EVANGÉLICA ARMÊNIA – SÍNODO EVANGÉLICO COPTA DO NILO – ASSEMBLEIA PENTECOSTAL IRANIANA

Cristãos ortodoxos coptos freqüentam uma missa enquanto celebram o domingo de Páscoa em uma igreja no Cairo, 23 de abril de 2011. REUTERS / Asmaa Waguih (EGIPTO - Tags: RELIGION SOCIETY)

Na década de 1830 missionários presbiterianos ingleses e americanos iniciaram a evangelização entre árabes, assírios, armênios e coptas (COPTA é uma igreja cristã que não está em comunhão com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica. É a igreja cristã nacional do Egito, Copta significa egípcio! É uma das igrejas da Ortodoxia (doutrina) Oriental mais antigas do mundo. Durante a I Guerra esses cristãos foram duramente massacrados e dispersos. Nessa época houve um avivamento (despertamento) com sinais de glossolalia (Glossolalia – É falar línguas desconhecidas, dia de Pentecostes) na Armênia e na colônia Assíria-Iraniana de Chicago. Hoje há cerca de 500.000 cristãos evangélicos originários dessas denominações no Oriente Médio e em todo o mundo, a maior é o Copta do Nilo, com 60% desse número. Doutrinas como ósculo santo (Beijo na Face) , assento separado e uso do véu são comuns.

3 – MENNONITAS OU MENONITAS

Originários do movimento anabatista (Anabatistas é uma palavra grega que significa “batizar outra vez”. O prefixo “ana” quer dizer outra vez, e a raiz “batista” significa mergulhar ou batizar nas águas) na Holanda no século XVI, creem que a adesão à igreja deva ser voluntária e só batizam adultos. Dentre os mais conservadores as mulheres andam com a cabeça coberta e se vestem modestamente. Há hoje 8 milhões de mennonitas no mundo, concentrados nos EUA, Canadá, Rússia, Alemanha, Paragauai, Etiópia.

4 – AMISH

amish

Uma das ramificações mais radicais dos Mennonitas, não usam prédios para culto, se reúnem em casas. Praticam o uso seletivo de tecnologia moderna. Os elterns (anciãos) abrem a Bíblia aleatoriamente para a Palavra. Não usam instrumentos nos cultos, as mulheres sentam separadas dos homens. Praticam o ósculo santo (Beijo na Face) e o uso do véu.

5 – CATÓLICOS

semana-santa-granada-24

Antigamente, antes do Concílio Vaticano II, era tradição da Igreja Católica Apostólica Romana o uso do Véu pelas mulheres durante a Santa Missa. Após o Concílio Vaticano II o Código de Direito Canônico, que ditava essa obrigatoriedade, foi alterado silenciando sobre o assunto. Aqui no Ocidente as mulheres deixaram de usar o véu na Santa Missa e muitas pessoas pensam que essa tradição foi abolida e até proibida. O véu na cor branca era usado pelas mulheres solteiras e o véu na cor preta era para as mulheres casadas e viúvas.

Paquistão

Católicas Paquistanesas: Um dos países mais perseguidos pelos radicais do Islamismo. A minoria cristã resiste ao terror que forçam milhares de mulheres se converterem anualmente. Ataques às igrejas são constantes.

6 – IGREJAS ORTODOXAS

russo ortodoxoRússia

Etiópia

Etiópia

7 – ÁRABES – Islâmicos

Poderia apresentar inúmeras outras denominações, inclusive no Brasil, mas caso tenha interesse sugiro pesquisar!

E para finalizarmos este texto, quanto o uso do véu, nada melhor do que uma resposta que esta na Bíblia mesmo, onde Independentemente da sua opinião sobre o assunto, a Bíblia diz que não é um assunto sobre a qual vale a pena fazer polêmica (1 Coríntios 11:16)

Quando Paulo encerra o assunto ele diz: “Mas, se alguém quiser ser contencioso nós não temos tal costume, nem as igreja de Deus, onde estavam as igrejas de Deus.” Só em Corínto?

“Entretanto, se alguém deseja questionar a esse respeito, tudo o que posso dizer é que nunca ensinamos mais do que isso a esse respeito. E todas as igrejas de Deus pensam da mesma maneira.” (1 Coríntios: 11: 16) Bíblia NVI

Deus Abençoe á Todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

VOCÊ DESEJA LER E ENTENDER A BÍBLIA, PORÉM TEM DIFICULDADES PARA COMPREENDER OS TEXTOS? AGORA VOCÊ JÁ PODE INICIAR SUA LEITURA BÍBLICA DE LINGUAGEM FÁCIL E DE SIMPLES COMPREENSÃO 😉 É DE GRAÇA 😄 PARA INICIAR BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO👇

Gostou de ler nossos artigos? Ajude-nos a divulgar no Facebook, curtindo de compartilhando nossa página oficial: Metamorfose Cristã

46 comentários em “Usar “Véu” na Cabeça e Não Cortar os Cabelos, são Mandamentos Bíblico para as Mulheres? (Explicação de 1 Coríntios 11,15) 

  1. Como é bom ler um artigo como esse! E mais gostoso ainda, são pessoas conversando, comentando com tanta educação e civilização… de forma que não trás escândalos para ninguém. Aprender, discordar mas respeitar… uma benção!
    Deus abençoe a todos! 🙌🏻

    Curtir

  2. PERCEBE SE UMA EXPLICAÇÃO CLARA E ILUMINADA SEM JULGO, A VERDADE FICA ESTAMPADA COMO UMA CORRENTE ESTENDIDA EM CORREDEIRA ESPIRITUAL… AINDA VEMOS QUE A IGREJA PERDE SEU USO EM PARTE DO MUNDO, POREM A REGRA GERAL NA DOUTRINA PERMANECE…

    Curtir

  3. Sirvo a Deus na congregação cristã, não sou contra outras denominações mas acho lindo o uso do véu e está nas escrituras sagradas.

    Curtir

  4. Deus abençoe muito bom mesmo ajudou bastante comentário excelente sem intenção de machucar alguem assim é o evangelho da cruz me ajudou bastante minha igreja não tem a doutrina do veu.
    Deus abençoe!

    Curtir

    1. Obrigada Adriano pela participação em nossa página…ficamos felizes que tenha gostado deste estudo!

      Seja sempre bem-vindo.
      Deus abençoe!

      Curtir

  5. Ao que parece pelos comentários contrários ao uso do véu, Paulo escreve todo um capítulo somente para “confundir os cristãos”. Quatro argumentos parecem refutar os que imaginam estar o uso véu circunscrito ao período do antigo testamento e uma ordenança específica para Corinto, cultura da epoca: 1. Principio da submissão ao marido; 2. Princípio de submissão à Palavra de Deus; 3. Por causa dos anjos é que Paulo refere-se a orar e profetizar. 4. Esse assunto do uso do véu quando a mulher orava e profetizava era observado sem nenhum contradita em TODAS as igrejas. Não há no texto nenhuma referência a que o uso do véu seja meio de salvação, sobre a qual todo crente sabe qual é a sua fonte – Efesios 2:10. Assim, porque não tem relação com a salvação, por isto não deve ser usado ?
    Não acrescentem palavras que não estão no texto. Melhor coisa é obedecer do que sacrificar. Graça e paz a todos que amam a vinda do Senhor.

    Curtir

    1. Olá Valter, obrigada pela sua participação em nossa página.

      Seja sempre bem-Vindo. Deus abençoe 😊

      Curtir

  6. As mulheres não saiam em público sem o véu, é de fato um costume oriental
    tradição judaica. Quero ver as mulheres que praticam costumes judaicos, saírem em público com véu. Com certeza tds tem uma desculpa para não
    usar em público, mas as mulheres judias usavam, ou elas estariam desonrando os seus maridos, e automaticamente a Deus.

    Curtir

  7. muito interessante os argumentos citados e as ideologias colocadas mas a conversão do ser criatura de Deus em filho do Deus altíssimo se faz em cristo jesus esse é o caminho se você usa o véu e se sente bem assim com certeza Deus ouvira suas orações mas tenho absoluta fé em dizer que se uma mulher ora a Deus sem um véu ele também a ouvira e pela sua fé lhe abençoara pois a salvação não é por obras, costumes e vestes mas pela graça que nos foi concedida por um valor inestimável que foi o sangue do cordeiro de Deus seu filho que por amor de nos foi entregue ao escarnio desonra angustia dor mas ele venceu como o amor que tem por nos e saiu vitorioso e ressurreto está, e (todo aquele que nele crer tem parte com ele sendo parte dele tem vida nele e se tem vida nele tem vida em abundancia para todo sempre amem.)

    Curtir

    1. Boa Noite Mário, obrigada pela participação em nossa página.

      Sim! Claro! Independente do uso do véu Deus escuta as orações.

      A intenção do texto é mais para que se tenha mais entendimento sobre doutrinas impostas para o uso do véu.

      Deus abençoe, seja sempre bem-vindo em nossa página 🙂

      Curtir

  8. Bom, D’us disse em Isaías que iria dispersar o povo dele por todas as nações, e também tiraria as toucas, os turbantes, os véus e etc. Bom aqui vai a minha experiência com o Próprio SENHOR O ETERNO, de tanto sofrer orando sem cobrir os cabelos tive que entender que uma mulher é muito pequena e qualquer coisa que façamos para o ETERNO, precisamos nos cobrir em sinal de obediência e respeito. Ainda nao entendo se é para honrar marido ou o proprio D’US, o que tenho aprendido à força do Espírito. E que ao evangelizar crianças e adolecentes, jamais faço uma oração sem me cobrir e me sinto bem protegida, só que uso o veu direto pois vivo falando com o ETERNO o tempo todo, me sinto muito honrada e nem me preocupo se alguém me critica ou não, só explico para alguém se for necessário, mesmo porque é coisa do ETERNO e só é revelado a quem o busca com intensidade. Eu não fico tentando explicar que fucinho de porco não é tomada, quem quer a D’US o encontra por meios de seu filho YESHUA (JESUS).

    Curtir

  9. Eu sou usuária do véu em minhas orações; Deus quer obediência então devemos obedecê-lo, e o entendimento espiritual quanto ao uso do véu só se dá quando a pessoa é convertida.

    Curtir

    1. Nem é bem assim. Porque eu fui convertida e na minha igreja Deus é Amor não usa o véu . Não existe que Deus só ouve a oração de quem esta c véu . N há base bliblica. E também não há base bíblica q fala q quem não usa veu vai pro inferno

      Curtir

    2. Olá, Samara obrigada pela participação em nossa página.

      Bom, acredito que você não compreendeu o texto, pois ele fala exatamente o que você escreveu.

      Seja sempre bem-vinda. Deus abençoe 😊

      Curtir

  10. Glória a Deus, que o pai abençoe sempre este site pois além de dar entendimento sobre a vontade do Senhor também nos faz agir como servas edificando nossas casas. Deus prepare cada dia mais bençãos como esta.

    Curtir

    1. Boa noite, Roberto!

      Ficamos contentes em saber que gostou do texto e que esclareceu muitas coisas de forma simples para todos leitores.

      Deus abençoe, seja sempre bem vindo em nosso blog!

      Curtir

  11. Boa noite, aprendi que onde são impostas muitas regras ha pouco relacionamento, entendo a preocupação de seguir os mandamentos, mas quando nos submetemos a um relacionamento com Espírito Santo, compreendemos e entendemos sua vontade, por quando eu entrego uma lista de regras dizendo como deve-se comportar o cristão estou lhe imponho a lei, mas quando a pessoa é cheia do Espírito Santo e ele quem conduz suas atitudes, logo entendo que as questões onde a duvida a melhor resposta esta com o Senhor, e na nossa intimidade com o Pai ele nos dirá Sua vontade.

    Curtir

    1. Bom dia, Sandra!

      Eu creio que em qualquer país as mulheres podem deixar o cabelo crescer.
      É diferente “poder” ter cabelos longos e cortar curto, e “não ter” cabelos longos por alguma deficiência que as impedem de ter o cabelo crescido.

      O que Deus exige é, quanto mais natural a mulher quanto o homem ser, melhor é, pois somos a imagem de Deus (Gn 1:27).
      E não adianta também focar no cabelo, sem se cuidar espiritualmente, basear nas Leis de Deus.
      Uma coisa puxa a outra. Devemos-nos consagrar a Deus, isso sim é importante!

      Deus abençoe.
      Para ler mais artigos, navegue no menu ao lado esquerdo 🙂

      Sâmella

      Curtir

  12. meus caros esta claro que o véu é um,e cabelo é outro,se o cabelo foi dado em lugar de véu o homem desonra a sua cabeça pois todos tem cabelo,então os mesmos deveriam raspar suas cabeças e andar como os monjes para não desonrar sua cabeça pois o mesmo é imagem e glória de Deus,as igrejas de Cristo não tem o costumes das demais igrejas de homens que as mulheres desoram os homens por não ter a submissão e poder dos anjos sobre as vossas cabeça e ignoram a autoridade do espirito Santo dado ao apostolo Paulo,essas igrejas que fazem esse ato as mulheres quer ser uma autoridade e não submissa ao homem e esta querendo ser a imagem e glória de Deus e isso foi dito para o homem e não para a mulher, e as mesmas nas igrejas devem estar caladas e em silencio e se querem aprender alguma coisa pergunta ao seu marido em casa.

    Curtir

    1. Boa tarde, Pedro!

      Concordo plenamente com o que disse.

      Como diz num trecho da Bíblia:
      “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.” 1 Joao 5:19

      É o resultado dessa “modernidade” que afeta a sociedade.
      Para ler mais artigos, clique no tema favorito ao lado esquerdo e navegue 🙂

      Boa leitura!

      Deus abençoe.

      Curtir

  13. Interessante a matéria! Então quando uma mulher não corta os cabelos e faz uso de roupas modestas, ela está cumprindo com o voto nazireu que foi instituído por Deus na época de Moisés. Minha dúvida é, quando Deus instituiu, o fez inicialmente para os homens que eram separados para o voto de consagração, ou seja, homens que não cortam os cabelos e nem a barba estão em consagração ou desrespeitam a imagem de Deus(como diz a matéria da cabeça coberta)?

    Curtir

    1. Ele explica no texto que esse mandamento nazireu foi usado por homens no velho testamento, ja no novo ele se estende apenas as mulheres.

      Curtir

  14. Na minha opinião as igrejas em geral deveriam sim, adotar o uso do véu; É mandamento da PALAVRA DE DEUS. Como eu disse a algumas semanas atras, O véu que as mulheres usam para cobrir a cabeça, não pode ser colocado como véu verdadeiro porque na verdade o verdadeiro véu, é a vasta cabeleira da mulher que é o verdadeiro véu. A mulher que não corta o cabelo, ela está bem enquadrada na PALAVRA DE DEUS desde que também ela faça uso de trajes modestos, ela se torna uma serva de Deus em potencia. Na igreja que eu congrego, as mulheres fazem uso do véu. O véu faz parte da doutrina Bíblica, e é bom que observemos com rigor.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Concordo com tudo o que disse Oscar, inclusive em usar trajes modestos. Obrigada pela participação em nossa página. Seja sempre bem vindo! Deus Abençoe 🙂

      Curtido por 1 pessoa

    2. A Chave do cap. 11:15 de 1 Aos Corintios [O CABELO FOI DADO EM LUGAR…]

      15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 1COR.11:15.

      Nao ha porque discutir O QUE ESTA CLARO…O cabelo esta no lugar.

      Curtir

    3. Respondendo ao Paulo que afirmou que o cabelo foi dado em lugar de Véu…. Pergunto se vc sabe a diferença de Katakalupo e Peribolaion? Com certeza não sabe nada de Grego para fazer uma afirmação absurda desta… Isso que da usar biblia em português… O cabelo não substitui o véu… Definitivamente

      Curtir

  15. Faço parte dessa fé onde as mulheres usam véu. Acho lindo e poderoso contra os poderes malignos.
    Porém, para que uma pessoa o aceite como certo ou não, deve antes de tudo, receber a conversão de Deus.
    Mas, não vejo estranho quem não o usa, pois, para usá-lo deve estar convicto de sua importância.
    E religião e assunto de fé e revelação, e nem todos estão preparados.
    Gostei da matéria.
    Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Flaviane por deixar sua observação em nossa página e concordo plenamente, quando diz “religião e assunto de fé e revelação, e nem todos estão preparados”, realmente Deus sabe a necessidade de cada um para compreender esta parte do uso do véu e de deixar os cabelos crescidos. Deus abençoe seja sempre bem-vinda em nossa página 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  16. É interessante que em 1 Coríntios 11:14 diz: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?” E o testo exposto cita exemplos do antigo testamento sobre como era honroso o homem ter o cabelo comprido pelo voto de nazireu (Juízes 13:5, I Samuel 1.11, Jz 16.17), agora faço a pergunta: É honroso ou não o homem ter o cabelo comprido? A Bíblia se contradiz?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Boa tarde, Leandro!

      Segundo a Bíblia, o voto Nazireado era normalmente temporário. Com exceção ao caso de Sansão (Juízes 13:4-7, 16, 17) e Samuel (I Samuel 1:11) eram nazireus desde o nascimento.

      Três coisas eram proibidas enquanto se estivesse sob o voto:
      (l) Por todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma que se faz da uva, desde os caroços até as cascas” (Num. 6:2-4)
      (2) Não podia cortar o cabelo (Números 6.5).
      (3) Não podia tocar, nem mesmo aproximar-se de um cadáver (Números 6.6-9).

      Os que faziam voto de nazireu deixavam crescer o cabelo em sinal de humildade e submissão. Era precisamente uma vergonha. Por isso, suportavam-na por amor a Deus. Devemos notar que quando terminava o período do voto, o nazireu devia cortar de imediato o seu cabelo (Números 6:18).

      O homem que a Bíblia nos diga ter usado cabelo crescido seria Absalão, o filho rebelde e iníquo de David. (ele raspava a cabeça todo fim de ano, conforme II Samuel 14:26)

      Relembrando que: “Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus. “(Deuteronômio 22:5)

      1 Corínthios 11:4,7
      “Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
      O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.”

      Espero ter ajudado. Deus abençoe!

      Curtir

    2. Boa tarde Leandro

      Notemos que o mandamento acima foi dado diretamente por Deus: “Falou o Senhor a Moisés”. Seja o que for que o texto apresente, agradável ou não para nós, em concórdia ou não com a nossa teologia, é a Palavra de Deus, viva, eficaz e acima de tudo INERRANTE. Portanto:

      a) – O próprio Deus instituiu o voto de nazireu;
      b) – O voto se estendia tanto a homens com a mulheres; Então os homens deveriam também ter os cabelos crescidos? E ai que entra o Novo Testamento, onde cita somente “MULHERES” em 1 Coríntios 15.

      E Mesmo que se trate de uma cultura ou costume da época, penso que não adianta discutir se Adão e Eva morderam pera ou maçã? Eu entendo que se a pessoa se sente bem estando separada dessa forma para Deus, então devemos assim aceitar. Acredito que Deus não se incomoda com quem esta se preocupando em agradar Ele. Obrigada pela participação em nossa página. Deus abençoe

      Curtido por 1 pessoa

    3. Então Leandro,isso era para os Nazireu era aquela pessoa,que na lei de Moisés velho testamento se obrigava POR VOTO (era honroso o homem ter o cabelo comprido pelo voto de nazireu) a abster-se de vinho e de todas as bebidas alcoólicas,a deixar crescer o cabelo,Geralmente o voto era por certo período de tempo, mas algumas vezes por toda a vida.Por ex:Sansão (Juízes 13:4-7, 16, 17) e Samuel (I Samuel 1:11) eram nazireus desde o nascimento.

      Nazireus no cristianismo
      João Baptista teria sido também um nazireu,em Lucas 1:15 o anjo informa a Zacarias, pai de João, que a sua mulher dará à luz um filho que “não beberá vinho nem bebida alcoólica”. Como próprio Jesus Cristo ele tinha cabelos crescido por ser Nazireu,e veio para cumprir a lei! e estabelecer a graça! que é o novo testamento! Como diz em 2 Coríntios 5:17, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.Pode ver que no novo testamento muitas coisas mudaram, a lei ficou para traz.

      Curtir

    1. Obrigada pela participação em nosso Blog Francisco, ficamos feliz que tenha gostado. Deus Abençoe, seja sempre bem-vindo!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Tbm acho lindo Luzia esta doutrina, acho que o véu deveria ser usado em todas as denominações, respeito as que não usam, mas acho que deveria ser doutrina em todas. Deus Abençoe por participar da nossa página. Seja bem vinda sempre 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário, vamos discutir respeitando a opinião alheia!