Imagem

O Rebatismo é Bíblico?


Antes de iniciarmos nesta leitura, adiantamos que não somos contra quem pensa diferente, o objetivo aqui é trazer observações de igrejas que compreendem uma linha de entendimento diferente a respeito desta prática. Respeitamos quem pensa diferente!

Porque algumas igrejas “Rebatizam” nas águas?

A palavra BATISMO vem do grego “baptizo” e significa “imergir ou mergulhar”. (Existem denominações que não o fazem dessa forma!), algumas usam a forma de ASPERSÃO (borrifamento) que é a prática de chuviscar água em gotas sobre a pessoa, usado na Igreja Católica / AFUSÃO (derramamento) que é a prática de jogar água sobre a pessoa, usado na Igreja Tradicional.

Há ainda igrejas que só reconhecem o batismo feito em rios, e a pessoa que desejar ser batizado tem que ter idade acima de 18 anos, este é o caso da igreja Deus é Amor. Porém na Bíblia somente encontramos João Batista dizendo que ele batizava com água para remissão dos pecados, vemos também a passagem de Filipe e eunuco que nos conta assim, “Enquanto viajavam, chegaram a um lugar onde havia água, e o eunuco disse: “Veja, aqui tem água! Por que eu não posso ser batizado?” “O senhor pode”, respondeu Filipe, “se o senhor crê de todo o seu coração”. E o eunuco respondeu: “Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Ele parou o carro, os dois desceram para dentro da água, e Filipe o batizou.” (At 8:36,38) – Logo é notório que o importante é a ÁGUA e não o local! Pois o eunuco não diz que ali tem um rio, ele apenas diz que “há água”, o que nos faz crer que poderia ser um rio, ou um tanque, ou um lago. Além do que Jesus não disse em nenhum momento, sejam batizados em água corrente.

Então muitos se perguntam se os católicos quando viram evangélicos se rebatizam?
NÃO! A igreja Católica Romana, geralmente batiza crianças e não as batiza por imersão, logo as igrejas do segmento evangélico entendem que estes não foram batizados segundo as orientações da Bíblia! Então neste caso a pessoa não esta se “rebatizando”, mas “batizando“, pois quando foi batizada ainda bebê, ela não tinha consciência do certo e do errado. Não sabia o que era o arrependimento!

Já a prática do rebatismo, é feito por algumas igrejas, quer seja pelo não reconhecimento do batismo praticado pelas outras denominações e outras entendem que seus próprios membros podem se rebatizar quantas vezes desejar. O exemplo da igreja Adventista do 7º dia! Para a Adventista que aceita o rebatismo inúmeras vezes, funciona assim: O batismo é símbolo de morte e ressurreição e quando uma pessoa se batiza sabemos que ela nasce para uma vida com Cristo e morre para o mundo, mas passa o tempo e a pessoa batizada volta a pecar, sai da igreja e volta para o “mundo”, então para eles a pessoa morre “espiritualmente”, porém se um dia o ex-membro da igreja se arrepender dos seus maus caminhos, e desejar se reconciliar com Cristo, então para a Adventista esta pessoa é autorizada a se batizar novamente. E se ela sair de novo e quiser voltar é só se batizar de novo e assim sucessivamente. E para quem vem de outra denominação e deseja passar a fazer parte da Adventista é só se rebatizar, porém fica á critério da pessoa. Simplificando: O rebatismo, na Adventista a pessoa pode batizar depois sair da igreja e quando voltar batiza de novo, e se pecar novamente batiza de novo, e de novo, e de novo…

A igreja Congregação Cristã no Brasil também tem á prática de “rebatizar”, mas sua visão é diferente das demais, esta não se segue a mesma doutrina da Adventista, pois não fazem o rebatismo devido ao fato da pessoa, pecar e se arrepender e pecar e se arrepender de novo e de novo… Para a Congregação Cristã no Brasil o batismo é “UM SÓ”! A doutrina de número 6 da Congregação Cristã na contra capa do hinário 5 diz: “Nós cremos no batismo na água, “COM UMA SÓ IMERSÃO”, em Nome de Jesus Cristo (Atos 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Mateus 28: 18,19)

Ai você pergunta, mas se para a CCB o batismo é “um só”, então porque ela rebatiza membros que migram de outras denominações, mesmo que estes tenham se batizado por imersão? 

 EXISTE ALGUMA BASE BÍBLICA PARA REALIZAR O REBATISMO?

Muitas pessoas questionam a prática de realizar o “rebatismo”. Alegam eles que esta prática é uma “invenção”, para a qual não existe apoio bíblico.

Será que a Bíblia mostra alguma base para a realização de um “rebatismo”? Ou seria esta uma mera “invenção”?

No livro de Atos dos Apóstolos, temos algumas importantes referências que nos instruem á um exemplo em que o rebatismo foi necessário!

“Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo viajava pela regiões mais altas da província da Ásia e chegou a Éfeso, onde encontrou diversos discípulos. Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?”, perguntou-lhes Paulo. “Não”, responderam, “nós nem sequer sabemos que existe o Espírito Santo”. “Neste caso, que batismo vocês receberam?”, perguntou ele. “O batismo de João Batista”, disseram eles. Então Paulo mostrou-lhes que o batismo de João era um batismo de arrependimento, e também disse que eles deviam prosseguir e crer em Jesus, aquele que João disse que viria depois dele. Logo que eles ouviram isso, FORAM BATIZADOS NO NOME DO SENHOR JESUS. E depois, quando Paulo impôs as mãos sobre a cabeça deles, o Espírito Santo veio sobre eles, e começaram a falar em outras línguas e a profetizar. Eram ao todo uns DOZE (12) homens. (Atos 19:1,6) – Neste relato vemos o “REBATISMO” sendo realizado em pessoas que já tinham sido batizadas por imersão, pois haviam se batizado no batismo de João!

Vejam que Paulo achou estranho, e indagou se eles já haviam sido batizados. E sua resposta afirma que sim, pois eles haviam sido batizados pelo próprio João Batista. É inegável que esta passagem bíblica trate de um rebatismo, Paulo batizou NOVAMENTE aqueles homens, mesmo sabendo que eles já haviam sido batizados nas águas por João. O rebatismo realizado pelo próprio apóstolo Paulo, o que dá um peso bem maior, uma vez que este apóstolo sabia perfeitamente bem que o batismo autêntico é aquele que transforma a pessoa em uma nova criatura.

Qual a necessidade aqui destas pessoas terem se rebatizado, uma vez que elas já estavam batizadas?

Paulo lhes explica rapidamente a grandeza da Obra que Jesus operou, mostrando que João Batista apenas preparou o caminho para a chegada do Messias, e que o batismo que o profeta do deserto realizava não estava completo para a nova experiência cristã. Aquelas pessoas tinham tido um conhecimento parcial do plano da salvação, nesse caso, do Espírito Santo e agora passaram a conhecer a Deus em Sua Plenitude. Aqueles discípulos, apesar de sinceros, não haviam sido batizados com a compreensão total da obra de salvação e de transformação, tanto de Cristo quanto do Espírito Santo. Por isso, Paulo precisou batizá-los outra vez nas águas, pois agora eles conheciam a verdade “completa”.

Para que serviu o batismo de João? Qual é a diferença entre o batismo de João e o batismo cristão?

O homem escolhido por Deus para anunciar a chegada do Messias teve uma carreira de pouca duração, mas de grande impacto. João Batista pregou uma mensagem deARREPENDIMENTO e da vinda do REINO DOS CÉUS – “Enquanto eles ainda estavam morando em Nazaré, João Batista começou a pregar no deserto da Judeia. Seu assunto constante era: “Abandonem os seus pecados, voltem-se para Deus, porque o Reino dos céus está para chegar logo.” (Mateus 3:1,2). Ele preparou o caminho para a vinda do Messias “Estou ouvindo uma voz que clama no deserto: ‘Preparem um caminho para o Senhor; preparem um caminho reto e plano para o nosso Deus.” Esse mensageiro foi João Batista. Ele batizava no deserto e ensinava que todos deviam ser batizados, como demonstração pública da sua decisão de voltar as costas para o pecado, para que Deus os perdoasse.” (Marcos 1:3,4)

No contexto todo, Paulo faz alusão à unidade Espiritual da Igreja (Alusão é fazer rápida menção). Em Atos 19 relata-se que os apóstolos haviam recebido o batismo de João, que era de Deus, pois foi Deus quem mandou João batizar, mas, mesmo assim esses discípulos de João se submeteram a um segundo batismo, simbolizando assim que estes aceitavam inteiramente a “NOVA DOUTRINA”, mesmo sabendo que o “batismo de João era de Deus, realmente”.

O principal diferencial entre os dois batismos está na fórmula batismal!

Fórmula Batismal são as palavras pronunciadas no momento do ato do batismo! No batismo de João, nenhuma fórmula é usada no ato do batismo, João dizia apenas assim: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento;” (Mateus 3,11). João não invocava algum «nome» sobre a pessoa que estava sendo batizada; O seu foco era o arrependimento. Lembrando que o batismo cristão, embora inclua o arrependimento, que é o fator principal e necessário, no entanto, também simboliza profundamente a nossa união e identificação com Jesus em sua morte, sepultamento e ressurreição, algo que o batismo de João não dizia (Porque Jesus ainda não havia sido crucificado)

Depois do sacrifício de Jesus na cruz o batismo é em “Seu Nome” e aqueles que foram batizados no batismo de João tiveram de ser rebatizados no “Nome do Senhor Jesus”, a fim de receberem o Espírito Santo.

João ensinava errado? Claro que não!

Mas eles se rebatizaram, após compreender que deveriam ser batizados “em nome do Senhor Jesus”. Após o sacrifício de Jesus na Cruz, tudo mudou!

O REBATISMO!

Não existe nenhuma ordem Bíblica para o rebatismo, mas também, não existe nenhuma ordem Bíblica proibindo o rebatismo!

Biblicamente, o batismo não é uma ordenança que concede méritos à Salvação, e sim um símbolo visível de uma nova aliança!

Quem já foi batizado por imersão, mesmo nunca tendo rompido seu relacionamento com Cristo, pode selar publicamente, por um novo batismo, demonstrando assim sua aceitação de uma nova plataforma doutrinária! “Quando vier o Espírito da verdade, ele Guiará vocês em toda a verdade, pois não estará falando de si mesmo, mas falará aquilo que ouviu. Ele falará a vocês a respeito do futuro.” (João 16:13). Então mesmo nunca tendo rompido seu relacionamento com Cristo, essas pessoas podem demonstrar esta aceitação doutrinária se assim ela enxergar que naquele ministério há um comprometimento com o conteúdo geral das Escrituras Sagradas.

O rebatizado não é para ser cristão e passar a crer em Jesus, POIS ISSO A PESSOA JÁ É MESMO ANTES DE QUALQUER BATISMO, pois para ser Cristão deve-se primeiramente crer! Mas para aceitar a fazer parte daquela comunidade com a qual ele passará a compartilhar costumes (doutrinas), e se tornar parte do corpo de Cristo (Membro na igreja), então para isto existe o rebatismo em algumas denominações.

O ARGUMENTO MAIS UTILIZADO PARA QUEM NÃO ACEITA O REBATISMO, É QUE A BÍBLIA DIZ QUE EXISTE “UM SÓ BATISMO!” “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5)

Assim alegando que o batismo por imersão só pode ser ministrado uma única vez a cada indivíduo. O contexto da passagem de Atos 19 deixa claro que o apóstolo tratava de “UM” não no sentido de “QUANTIDADE”, mas sim de “AUTORIDADE e QUALIDADE”. Além do mais, foi ele mesmo quem praticou o rebatismo na própria cidade de Éfeso, ele não poderia se contradizer diante do público que sabia que ele próprio já havia rebatizado os discípulos de João, o que mostra que Paulo não falava em “quantidade” de batismos em Efésios 4:5, mas na “autoridade” que o batismo e a fé em Jesus têm sobre a vida do crente.

Assim como citado acima a Congregação Cristã também entende que existe apenas um batismo, e este batismo deve ser seguido das orientações contidas exatamente como o Novo Testamento ensina!

Não podemos esquecer de toda a Palavra!

“Pedro respondeu: “Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado “NO NOME DE JESUS CRISTO” para o perdão dos seus pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38)

“Então Jesus aproximou-se dos seus discípulos e disse: “Toda a “AUTORIDADE” no céu e na terra foi entregue a mim. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E também certeza disto: Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:18,19)

Na Congregação Cristã no Brasil para o batismo segue-se a união das frases: “Irmão(ã), em Nome de Jesus Cristo, te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Para receber o Espírito Santo, o pecado deve ser remido por Jesus Cristo (Homem). Cristo homem purifica os pecados para o Batismo chegar a Deus. Então: Em Nome de Jesus Cristo perdoam-se todos os pecados da pessoa batizada. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, transforma a pessoa batizada em uma nova criatura que é o novo nascimento. Para recebermos o Espírito Santo tem que clamar ao Senhor Jesus Cristo que (Enquanto Homem pagou nossos pecados na cruz). Ou seja, pelo poder (autoridade, permissão) concedido por Jesus Cristo a pessoa está sendo batizada no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!

Batizar em Nome de Jesus significa batizar em nome de tudo que Ele representa! ”Mas estes estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e crendo nele tenham VIDA EM SEU NOME.” (João 20:31)

Entende-se que assim como sabiam os Apóstolos repetir uma ordem, não é sempre o mesmo que obedecê-la. Quando um ministro batiza alguém dizendo; “Eu te batizo em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo”, ele (o ministro) repetiu a ordem, mas não a obedeceu. E porque não obedeceu? Porque não se pediu autorização ao Dono da igreja! Ninguém vai a Deus senão pelo NOME Dele “Ninguém vem ao Pai se não por mim”. (João 14:6), Ele é o nosso caminho, nossa verdade e nossa vida! O nome de Jesus não foi invocado sobre o batizado.

Algumas igrejas batizam dizendo: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” A exemplo da Igreja Batista. E outras batizam dizendo “Eu batizo agora, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” A exemplo da igreja da Graça e da Assembleia de Deus!

A ordem que Jesus deu aos seus discípulos é que fizessem tudo em «Seu Nome» “Permitam que eu claramente afirme aos senhores e a todo o povo de Israel que isso foi feito por intermédio do nome de Jesus Cristo de Nazaré. (…) É pela autoridade dele que este homem se acha aqui curado diante dos senhores!” (Atos 4:10)

Batismo não salva ninguém, mas ele acompanha a Salvação! Ele é um cumprimento da Palavra de Deus, um compromisso com evangelho!

Assim, quando uma denominação cristã rebatiza os membros de outra, é um sinal de que há importantes diferenças entre as doutrinas das duas. O Batismo é uma cerimonia! Tanto o Batismo, quanto a Santa Ceia são ritos cerimoniais que estarão em nosso meio até Jesus voltar. Depois essas cerimônias não mais existirão.

Todo o batismo está “em” doutrina e autoridade de alguém “Nunca podemos esquecer, amados irmãos, aquilo que aconteceu ao nosso povo no deserto, há muito tempo. Deus os guiou enviando uma nuvem que se movia à frente deles. Assim, ele os levou em segurança através do mar. Isso poderia ser chamado seu batismo, batizados tanto no mar como na nuvem! Como seguidores de Moisés, representando sua submissão a ele como seu líder.” (I Coríntios 10:1,2)

Com o batismo nós nos identificamos com alguém ou algum sistema de doutrina. Quando Paulo ouviu as respostas dadas pelos discípulos ele perguntou: Qual batismo receberam? Eles responderam que haviam sido batizados na “autoridade” e no “ensino de João”. João, enquanto na terra, tinha recebido autoridade do Céu para batizar.

“Eles voltaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava andando pelo templo, os sacerdotes principais, os mestres da lei e outros líderes religiosos judaicos vieram a ele, perguntando: “Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu autoridade para isso?” Jesus respondeu: “Eu lhes direi se vocês responderem a uma pergunta. Respondam-me, e eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas: O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondam-me!” Eles conversaram entre si: “Se respondermos que foi dos céus, logo ele perguntará: ‘Muito bem, por que vocês não creram nele? Mas, se dissermos que foi dos homens, logo o povo fará um tumulto”, porque todos acreditavam que João era profeta. Por isso eles disseram: “Não podemos responder, Não sabemos”. A isso Jesus respondeu: “Então eu tampouco responderei com que autoridade estou fazendo estas coisas!” (Marcos 11:27,33)

Cristo e os apóstolos foram batizados por João e era Cristo quem dava a autoridade aos discípulos para que eles batizassem. “Quando o Senhor ouviu dizer que os fariseus sabiam que ele estava fazendo mais discípulos e batizava mais pessoas do que João, embora Jesus mesmo não as batizasse, e sim os seus discípulos, deixou a Judeia e voltou novamente para a Galileia.” (João 4:1,2)

O ato de rebatizar não se aumenta ou diminui as Sagradas Escrituras, muitas pessoas por estarem em denominações ainda que cristã, tem a FÉ EM JESUS, mas não estão na mesma doutrina, por isso algumas rebatizam! O rebatismo é um assunto em que cada pessoa precisa tomar consciência de sua atitude no temor de Deus. E mesmo nas igrejas que rebatizam novos membros que migraram de outra denominação, ninguém insiste para que a pessoa se batize ou rebatize, pois é Deus quem lhe abre o entendimento.

Nestas denominações quem atende aos batismos não força as almas a se batizar, não fazem insistências ou ameaças. Eles entendem perfeitamente que “As almas” deverão se batizar quando estiverem convencidas e convertidas por Deus. Eles esclarecem bem e deixa á alma se decidir, ela se decide quando está convertida! A OBRA É DE DEUS E NÃO DO HOMEM!

Ninguém é convencido pelo homem (carne) para se batizar, toda a experiência é direta com Deus e seus sinais operados na vida da pessoa, no entanto que primeiro anunciam as doutrinas e depois “SE A PESSOA SENTIR”, como é o caso da Congregação Cristã, ela vai assistir um batismo (caso contrário, ela pode continuar congregando com a irmandade como testemunhada da obra – Testemunhado = Que recebeu o Testemunho do Evangelho e da doutrina, assim como os testemunhos contados pelos membros!), até o dia em que ela sentir de ir assistir um batismo, ali é entre a PESSOA e DEUS. Por isso antes de julgarmos é importante procurar saber o porquê pessoas de outras denominações se rebatizaram nestas denominações (Qual seu testemunho? Que obra Deus fez na vida destas pessoas para hoje estarem como membros da igreja? É sabido que hoje na Congregação Cristã no Brasil, tem em seu meio aqueles que se rebatizaram, entre estes estão (ex-pastores(as), ex-padres e ex-membros de diversas denominações).

Observa-se que na CCB se crê na transformação que o Espírito Santo opera de forma “clara” na vida das pessoas e que para os críticos de outras denominações referente o rebatismo é devido á não ter intimidade com o Espírito Santo de Deus, sendo assim de difícil compreendimento de que ali não existe obra não da carne, mas do Espírito!

          Batismo é um sinal de exteriorização de algo maravilhoso que aconteceu lá dentro do coração, no profundo da alma…é um testemunho, uma experiência pessoal!

“Eu nunca vi e nem ouvi falar de alguém foi levado á força para ser batizado!”. A pessoa se batiza porque sente. Ninguém obriga ninguém!

A Igreja Primitiva evangelizava primeiro, depois batizava, vejo que na Congregação Cristã no Brasil não é diferente! Sabe-se que não se batiza pessoas que ainda não foram instruídas acerca do evangelho e das doutrinas da igreja em que se sentir virá á fazer parte!

Na CCB sempre deixam que Deus trabalhe livremente nos corações. Aquele que se batiza nas águas na Congregação e que pertenceu á outra doutrina, aceitou fazer parte do corpo da Igreja, para estar em comunhão com ela e, a meu ver, não faz agravo à Palavra de Deus, afinal como se trata de um simbolismo, não existe nenhum pecado ou transgressão em um novo batismo! Temos vários exemplos de várias denominações cristãs que fazem o batismo e orienta a pessoa que continue do mesmo jeito, sem doutrina e até seguindo leis do antigo testamento, como guardar o sábado e cobrar o dízimo, entre outras mais.

A Congregação Cristã no Brasil é igreja fundamentada na doutrina apostólica do Novo Testamento e ainda permanece intacta aos costumes da igreja, sem deixar os costumes mundanos entrar em seu meio. Na Congregação busca-se seguir a doutrina cristã conforme ensinado no Novo Testamento. Existem pontos onde a CCB é diferente de outras denominações evangélicas. Não são apenas pontos de doutrina: Há diferenças em questões de organização da igreja, do processo de escolha do ministério, ou do procedimento para os fiéis realizarem doações (por exemplo, na CCB não há cobrança de dizimo, e o ministério não recebe salário). Por tudo isso, a CCB respeita todas as denominações religiosas (conforme consta em ensinamentos aprovados em reunião anual pelos anciães mais antigos, e propagados em todas as igrejas), mas consideram legítimo apenas os procedimentos espirituais realizados no âmbito (ambiente) de seus ensinamentos.

Assim como era feito na igreja primitiva a Congregação Cristã no Brasil, procura seguir da mesma forma na questão da escolha de seu ministério, onde não se reconhece diplomas humanos. Alguém que estuda teologia, e que esteja autorizado pelo homem a exercer esta função. Para a CCB a autoridade para este serviço não vem dos homens, mesmo que estes tenham certificação autorizada por seus dedicados estudos. Respeita-se quem se dedicou aos estudos, porém para a CCB esta autoridade vem diretamente de Deus – Esta autoridade vem do céu, aos membros que Deus escolheu! Esta obra não é da carne, mas do Espírito! Seu ministério é escolhido por Deus, assim como nos tempos apostólicos! Seu pastor é Único e chama-se Senhor Jesus e os membros são suas ovelhas.

                                              MENTIRAS CONTRA A CCB!

Infelizmente existem mitos criados por alguns a respeito da CCB e disseminados pela rede!

1 – Equivocadamente, alguns pastores acusam que a Congregação realiza batismos numa ‘quaternidade’(?) de nomes.

Uma acusação sem lógica! Pois apenas se adota a autoridade do “Nome do Senhor Jesus”, registrada em (Atos 2,38) associado à fórmula batismal de (Mateus 28,19) em todos os serviços batismais. Tal prática é legítima e está de acordo com as Escrituras. Também, tal prática é defendida até mesmo pelo ICP (Instituto Cristão de Pesquisa)

confira:

“Obviamente, a declaração em foco: ”Seja batizado em nome de Jesus Cristo”, está se referindo à ideia de “pela autoridade de Jesus”, como se lê nas passagens 3.16 e 16.18, nas quais a autoridade de Jesus é invocada. Além disso, o próprio Mestre ordenou seus discípulos: “Ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Este procedimento foi ratificado pelos pais da Igreja primitiva desde os tempos cristãos mais remotos e autenticado em diversas passagens da obra. Os ensinos dos doze apóstolos. O texto em estudo, portanto, revela apenas que o batismo deve ser feito sob a autoridade que há no nome de Jesus.” (Bíblia Apologética de Estudo – ICP – Instituto Cristão de Pesquisa – Edição Ampliada, pág. 1088. ACF – Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil).

2 – REVELAÇÃO DE PEDRO: É comum ouvir dizer que quem é da CCB afirma que Pedro teve uma nova revelação no dia de Pentecostes em Atos 2:38, e que por isso foi incluso o versículo no ato batismal “em Nome de Jesus Cristo….”, a CCB em nenhum lugar afirma isto!

Alguns para afirmar esta invenção como sendo verdadeira apelam para fontes extras bíblicas como didaqué (que é documento encontrado em um mosteiro da denominação católica), porém que não faz parte dos livros da Bíblia que os evangélicos usam!

O Problema é que um site pega do outro e ficam repetindo a mesma coisa, como se tivessem pleno conhecimento.

A Congregação Cristã no Brasil só tem a Bíblia sagrada como regra de FÉ e VIDA.

3 – A PALAVRA “EU”: O que se vê disseminado em muitos sites é: Na expressão “eu te batizo”, a CCB entende que ao dizer “eu te batizo” é a carne que opera, pois é o homem se colocando na frente de Deus. E comparam com a frase de João Batista quando dizia “Vos batizo”. O Batismo só é válido se efetuado com esta fórmula: “Em nome do Senhor Jesus TE batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Dizendo que a Congregação afirma que por isso o batismo de outras comunidades cristãs evangélicas está errado e que no exemplo “Eu te batizo” e “Te batizo”, onde na primeira expressão o sujeito está explícito e na segunda o sujeito está oculto e que não faz diferença nenhuma!

O exemplo acima é mais uma falácia sem fundamento, pois quanto á fórmula batismal “TE batizo” ou “EU te batizo” é uma pena ver esse tipo de argumentação sendo espalhada. É óbvio que não existe nenhuma diferença nas expressões! Relato somente o “eu”, propositadamente deixado entre aspas. Esse pronome (eu) pode ser oculto (não aparecer na frase), mas o sujeito esta oculto e a Ccb sabe disso! Então a resposta é: Não! A Ccb não acha que João Batista era carnal, pois nunca afirmou haver diferença nas expressões citadas. Este é mais um mito disseminado não sei por quem e não creio que ainda tem quem acredite nisso!

Ora, deixa ocultar o “Eu” para que só o nome de Jesus apareça! Isso é bem simples nem precisa de gramática para entender. O mérito é para Jesus Cristo sempre! Se oculta o sujeito “Eu” e deixa exposto somente o nome de Jesus, simples que mal há nisso? Agora e na Bíblia tem alguma obrigatoriedade para citar o tão questionado “EU” na fórmula batismal? 

4 – ‘NÃO HÁ SALVAÇÃO FORA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL’(?)

Há refutação (Refutação: Argumentos e prova que destrói o que foi alegado), na literatura da própria Congregação se desmente essa falácia:

“No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos.” (Histórico da Congregação Cristã no Brasil)

Ora, o histórico da Congregação relata que o irmão Giuseppe Beretta foi salvo por meio dos Metodistas Livres, este salvo se uniu a outros também já salvos, Presbiterianos italianos. Portanto, mais uma acusação sem fundamento!

5 – REBATISMO É CRUCIFICAR JESUS CRISTO NOVAMENTE?

É comum que alguns que não aceitam a doutrina de rebatismo citar Hebreus 6:4,6, alegando que isto é como crucificar Cristo novamente! A Palavra de Deus nos ensina sim, sobre a possibilidade de alguns crucificarem novamente o Filho de Deus, mas não com este ponto de vista que críticos alegam!

“Não adianta nada procurar novamente trazer de volta ao Senhor aqueles que já compreenderam o evangelho e experimentaram por si próprios as coisas boas do céu, e participaram do Espírito Santo, e conhecem a boa palavra de Deus, e sentiram as forças poderosas do mundo que está para vir, e depois se voltaram contra Deus. É impossível tornarem a se arrepender, pois é como se estivessem pregando novamente o Filho de Deus na cruz, exibindo-o à zombaria e à vergonha pública.” (Hebreus 6:4,6)

Estaria o autor de Hebreus se referindo ao rebatismo no contexto imediato dessa passagem?

Primeiramente temos que ter em mente que Hebreus foi escrita para cristãos que vieram do judaísmo e estavam sendo tentados á apostatar (abandonar) a fé, o que incluiria negar publicamente na sinagoga que Jesus Cristo era o Messias esperado pelos judeus! Então tal atitude seria um repúdio ao cristianismo, uma apostasia (abandono).

Já outros também argumentam que essa passagem se refere ao crente que se desvia. Dizem que é impossível para quem se desviou ser renovado para arrependimento, pois crucificaram o Filho de Deus.

Este também é outro comentário falacioso, pois na prática nós sabemos que muitos cristãos passam por períodos de desvio e ficam fracos na fé e depois voltam á se reconciliar com Cristo e a Igreja. Caso contrário, então não haveria lógica nenhuma existir os apelos nas igrejas para que a pessoa desviada se reconcilie novamente com Cristo. Então isso prova que é possível uma reconciliação!

Então o que o autor de Hebreus queria realmente dizer nessa passagem? O que seria esse “recaíram” que ele disse?

1 – Seria se rebatizar como ensinam a Assembléia de Deus e outras denominações evangélicas?

No caso da Assembléia de Deus e outras que dizem ser o rebatismo, estes fazem uma exegese (argumentação) conhecida tecnicamente por eisege (Eisege: É arrancar para fora do texto o que ele significa – é inserir no texto um significado) – O contrário da exegese – que significa extrair o significado do texto).

2 – Seria se desviar e depois querer voltar para Cristo?

No caso de se desviar é improvável, visto que existe um número bem considerável de crentes que uma vez já se desviou e depois se reconciliaram e se firmaram novamente com Cristo.

Nenhuma dessas 2 alternativas satisfazem o contexto imediato e o geral das Escrituras:

A resposta para esta questão se encontra no contexto imediato no versículo 11 do mesmo capítulo: “Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;” – (Hebreus 6:11). O crente deve mostrar o mesmo cuidado até ao fim, ou seja, não se desviar definitivamente e morrer no estado de apostasia (abandono da fé).

Procuremos entender o sentido real da Palavra de Deus, para não ficarmos julgando doutrinas como heréticas e destruidoras. Pessoas tendem á definir que X igreja é uma seita, quando querem que a mesma mude seus ensinamentos e passem a ensinar do modo que eles querem! De acordo com as doutrinas deles e seguindo suas interpretações bíblicas.

E assim como no tempo de Paulo, chamam de seita, quem batiza em Nome de Jesus! “Mas uma coisa eu confesso, que é crer no Caminho ao qual eles se referem como uma seita; eu sigo esse modo de servir ao Deus dos nossos antepassados; creio firmemente na lei e em tudo o que está escrito nos profetas.” (Atos 24:14)

É comum ouvir testemunhos de pessoas que nunca se quer ouviu falar da Congregação Cristã no Brasil  e que através de sonhos (revelação), foram guiadas até ela, agora raciocina comigo: Se ela é uma seita como alguns afirmam, porque Deus iria falar com estas pessoas em sonho, mostrando a igreja e falar dela? Porque Deus em sonhos colocaria seus filhos dentro de uma seita? Outra questão é, porque será que Deus tirou os inúmeros pastores de outras denominações que já estudaram teologia e hoje abandonaram suas congregações para fazerem parte de uma seita? É certeza que se você tiver a oportunidade de conversar com um ex-pastor que era de outra denominação religiosa com certeza ele te dirá que só passou a congregar na Congregação Cristã porque Deus revelou ou lhe deu algum sinal bem nítido e não porque ele próprio quis ser membro dela ou porque foi incentivado pelos membros da CCB.

                                                 A DÚVIDA NÃO É DE DEUS!

Não busque a resposta no homem, peça para Deus te dizer! Certeza que Ele não vai te deixar vazio nesta parte! Dobre seu joelho e no seu íntimo pergunte para Deus, em segredo e espere somente Nele com paciência, Ele com certeza tomará um caminho e não te deixará sem resposta (A dúvida não é de Deus), Deus não deixa seus filhos confundido!

Sabem por que muitos se sentem tão FRUSTRADOS? Porque buscam respostas no homem, esperam do pastor, do padre, do ministério, do irmão ao lado, do vizinho! Não esperem verdade e salvação de qualquer homem, ESPEREM DE DEUS!

De que adianta discutir se Adão e Eva morderam maçã ou pera? Os fariseus vinham com argumentos (razões) e Jesus mostrava obras! Onde VOCÊ está, você está vendo OBRAS?

Pela árvore se conhece os frutos… “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.” (Mateus 7:15,17)

Portanto se encontrou o lugar que acredita que é bom para sua alma, se você sai de lá confortado, se você entra vazio, mas sente que sai de lá cheio, onde dirige os olhos, onde põe suas mãos, onde anda, o que ouve, o que falam te edifica? Neste lugar você vê ações de Cristo?

“Lembre estes grandes fatos ao seu povo, ordenando-lhes em nome do Senhor que não discutam a respeito de coisas sem importância. Essas discussões são inúteis e só causam confusão, e acabam prejudicando os que estão presentes. Seja um bom obreiro, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho e que ensina corretamente a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:14,15)

RAZÕES PARA BATIZAR EM NOME DE JESUS!

1° – Porque o primeiro Batismo da história da Igreja foi realizado em Nome de Jesus Cristo. “Pedro respondeu: “Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado “NO NOME DE JESUS CRISTO” para o perdão dos seus pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38). E este é o modelo original de Batismo da Igreja Cristã. 

2° – Porque toda propriedade deve ser registrada em Nome do seu Dono, Jesus é o Dono da Igreja, pois Ele a comprou “Eles cantavam-lhe um cântico novo com estas palavras: “O Senhor é digno de receber o livro e quebrar os seus selos e abri-lo; porque foi morto, e com o seu sangue comprou para Deus pessoas de toda tribo, língua, povo e nação.” (Ap 5:9), portanto, se deve ser batizado (registrado) em seu Nome.

3° – Porque a Igreja é a noiva\esposa de Jesus “Então um dos sete anjos que haviam derramado os vasos que continham as sete últimas pragas veio e me disse: “Venham comigo, que eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro”. (Ap 21:9), e nós sabemos que a noiva ou esposa recebe o nome do seu noivo ou esposo.

4° – Porque o Apóstolo Paulo rebatizou os discípulos de João Batista em Nome de Jesus “Então Paulo mostrou-lhes que o batismo de João era um batismo de arrependimento, e também disse que eles deviam prosseguir e crer em Jesus, aquele que João disse que viria depois dele. Logo que eles ouviram isso, foram batizados no nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:4,5), Paulo também foi batizado em Nome de Jesus “E agora, por que demorar ? Levante-se e seja batizado, e fique limpo dos seus pecados, invocando o seu nome’. (Atos 22:16).

5° – Porque o apóstolo Paulo disse que só há um Batismo “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5), e ele o realizava em Nome do Senhor Jesus “Logo que eles ouviram isso, foram batizados no nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:5). O evangelho que Paulo pregava continha o Batismo em Nome de Jesus!

6° – Porque Paulo disse que não recebeu este evangelho de homem algum, mas que recebeu mediante revelação de Jesus Cristo “Irmãos, afirmo solenemente que o evangelho que eu anuncio não está baseado em mera fantasia ou sonho dos homens. Minha mensagem não vem de pessoa alguma, e sim eu a recebi do próprio Jesus Cristo, que me instruiu sobre o que dizer (por revelação)” (Gálatas l:11,12)

7° – Nós os cristãos devemos ser batizados em Cristo “E os que fomos batizados em união com Cristo somos revestidos por ele.” (Gálatas 3:27). Seja batizado em Nome de Jesus, pois ele é o nosso mediador “Há um só Deus e um só mediador, entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus.” (I Timóteo 2:5). Ou seja, aquele que faz a ponte entre Deus e os homens.

8° – Porque Paulo recomendou: “SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.” (I Cor 11:1), Se ele batizava em Nome de Jesus, façamos o mesmo!

9° – Porque ainda hoje, assim como nos dias do Apóstolo Paulo; falam mal e chamam de seita, aqueles que batizam em nome de Jesus “Mas queremos saber em que você crê, porque a única coisa que sabemos a respeito desses seguidores de Cristo é que eles são combatidos em toda parte!” (Atos 28:22)

10° – Porque os Apóstolos formados na melhor escola de teologia do planeta, aos os pés do melhor professor de todos os tempos, batizavam em Nome de Jesus “Pedro respondeu: “Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado “NO NOME DE JESUS CRISTO” para o perdão dos seus pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo.” (Atos 2;38)

11° – Meu amigo, meu irmão, seja também um dos odiados por causa do Nome de Jesus. “Eles aceitaram o conselho de Galimael. Chamaram os apóstolos, mandaram açoitá-los e depois disseram a eles que não mais falassem no nome de Jesus; e finalmente os deixaram sair em liberdade.” (Atos 5:40)

“E todos os odiarão porque vocês são meus…” (Marcos 13:13)

“Então vocês serão perseguidos e condenados á morte, e vocês serão odiados no mundo todo por minha causa.” (Mt 24:9)

JESUS é a nossa “AUTORIDADE”

Jesus é a nossa videira verdadeira e nós somos os ramos, e quem permanece Nele, produz frutos, pois separados de Cristo, nada podemos fazer! Ele mesmo disse: “(…) porque sem mim nada podeis fazer”. (João 15:5)

“Sempre deem graças por tudo a nosso Deus e Pai, no nome do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ef 5.20)

TUDO O QUE FIZER DEVE SER FEITO EM NOME DE JESUS!

“E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)

OBS: Depois de muitas perguntas referentes a este assunto, fiz um texto abordando o tema! Porém antes de tudo ressalto que esta questão é muito particular (entre a pessoa e Deus), tentei passar algo á luz da Bíblia e com alguns relatos de testemunhos que já ouvi, quando a dúvida também me surgiu, mas a melhor resposta que você pode ter é obtendo-a diretamente com Deus!

Também ressalto que esta página não tem nenhum vínculo com as denominações aqui citadas! Este texto tem apenas a finalidade de abordar e esclarecer sobre o tema questionado!

Deus abençoe á Todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

VOCÊ DESEJA LER E ENTENDER A BÍBLIA, PORÉM TEM DIFICULDADES PARA COMPREENDER OS TEXTOS? AGORA VOCÊ JÁ PODE INICIAR SUA LEITURA BÍBLICA DE LINGUAGEM FÁCIL E DE SIMPLES COMPREENSÃO 😉 É DE GRAÇA 😄 PARA INICIAR BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO👇

28 comentários em “O Rebatismo é Bíblico?

  1. AGORA ME CONFUNDIU, ME BATIZEI NUMA IGREJA A MUITOS ANOS, NAO ME LEMBRO SE DISSERAM EU TE BATIZO EM NOME DE JESUS OU EU TE BATIZO EN NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO, SAI DESSA IGREJA FUI PRA OUTRA E COMO JA ERA BATIZADO NAO PRECISEI, NUNCA ASSIM SAI DA IGREJA, PEQUEI VARIAS VEZES PEDI PERDAO E AGORA ESTOU COM PROBLEMA SERIO DE SAUDE E SE DEUS ME LEVAR SEREI SALVO. AGORA VOU PROCURAR QUAL IGREJA PRA ME BATIZAR, ACEITEI JESUS, E AGORA?, PRA SER SALVO TENHO DE ME BATIZAR DE NOVO, TODA VEZ QUE PECA TEM DE SE BATIZAR, AGORA FIQUEI PREOCUPADO E AGORA? QUERO SER SALVO IR PRO REINO DE DEUS, OQUE FAZER, QUAL IGREJA DEVO IR PRA ME BATIZAR, DIZENDO EN NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO O FILHO NO CASO AI E JESUS, E AGORA SE DEUS ME LEVAR AGORA EU VOU PRA ONDE, SE AGORA TOMEI CONHECIMENTO DISSO

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Marlon obrigada pela participação em nossa página.

      Vou responder por partes, pois são várias perguntas.

      1 – Como você se batizou há muitos anos atrás e não se recorda sa fraseologia usada. Você pode acessar na Internet o nome da igreja que você se batizou e verifiar a frase usada. Ou se você quiser novamente fazer um concerto com Deus para se sentir melhor, existe a igreja Congregação Cristã (CCB) no Brasil e a Igreja Adventista do Sétimo dia (IASD) ambas permitem este novo batismo na sua vida para assim você fazer parte dos membros daquele corpo (igreja). Mas, não se preocupe com isso, pois não é o batismo que salva a alma e sim sua Fé e arrependimento. O batismo é um ritual da fé cristã, ele é importante, mas não será por isso que você pode não ser salvo. Lembre-se so ladrão na cruz (ele não teve tempo de ser batizado) e ainda assim entrou no Paraíso com Jesus, a “Fé” dele e o “arrependimento” sincero e de coração o salvou.

      2 – Você após se batizar pecou, mas agora você se arrependeu (deixe Deus enxergar) essa sinceridade de arrependimento dentro do seu coração e mente, pois a misericórdia Dele é grande, lembre-se que Davi também errou e Deus o perdoou quando Ele se arrependeu. Lembre-se do filho pródigo que saiu da casa do Pai e quando ele voltou o Pai fez uma festa e o abraçou. Deus entende que somos carne e falhos, e Ele ama o pecador que se arrepende. E Ele te ama TENHA CERTEZA DISSO!

      3- Se você aceitou Jesus então Ele sabe disso, conserve a Paz e fique tranquilo.

      4 – Não é preciso se batizar toda vez que pecar, basta se arrepender e pedir perdão em oração (isso é entre você e Deus). Todos somos pecadores e o batismo não torna ninguém santo, o ritual do batismo é ali uma demonstração pública da sua Fé é o enterro do velho homem para o nascimento de um novo homem. Mas, ainda continuaremos habitando em um mundo cheio de pecados a nossa volta e devemos vigiar para não errar, mas se cair em tentação e pecar, aí tem que pedir perdão e fazer de tudo para não errar. Somos falhos humanos e Deus sabe disso. Só que não podemos brincar com as coisas de Deus, então é vigiar o tempo todo, mas se falhar peça perdão e mude de verdade diante daquele erro para não voltar a cometer.

      5 – Conserve a Paz, te indiquei duas igrejas evangélicas que podem te dar assistência a CCB eu sei que batiza “EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO” e para fazer parte do corpo dela a pessoa tem que se batizar (mesmo que tenha vindo de outra denominação) e sei também que fzem batismo especial (é só falar com um ancião na igreja mesmo) que eles preparam um batismo especial pra você.

      Espero que você recupere sua saúde física e espiritual. Felicidades meu irmão. Deus abençoe

      Curtir

  2. No Caso,Eu batizei na Assembleia quando Criança,e aos 20 batizei na Congregação,mas batizei sem conhecimento nenhum,
    Hoje me sinto Muito Arrependido,pois acabei Pecando,
    Agora conheço a Doutrina,e eu mesmo queria fazer parte por inteiro,sem nenhuma culpa,e sinto em batizar,
    Posso Batizar pela ultima vez ?
    Ou Eu estaria Pecando o Dobro…

    Curtir

    1. Olá Saymon, obrigada pela participação em nossa página.

      Neste caso você tem total liberdade de voltar a congregar sem rebatizar, pois o rebatismo (no caso da CCB) é para aceitar fazer parte da doutrina desta denominação e você já fez isso quando saiu da Assembleia indo para a CCB.(Então, nessa parte de batizar novamente não tem necessidade).

      O ideal é procurar alguém do Ministério da CCB para que o ancião verifique apenas a sua liberdade para poder testemunhar e também ter a liberdade de tomar a Santa Ceia (junto com a irmandade – corpo de Cristo), se reconciliando com a igreja (já que você pecou – como você mesmo disse). O seu ancião poderá te explicar melhor quanto a isso.

      Mas, em relação a congregar você tem total liberdade de estar reunido com a irmandade. Busque a Palavra peça perdão a Deus se concerte com Ele (Orando e buscando a Palavra você vai conseguir obter a resposta de Deus e o inimigo vai parar de ficar acusando sua mente). A misericórdia de Deus é grande.

      E volte a fazer parte do rebanho do Senhor, pois o Senhor muito se alegra com a volta do filho. Mas, não deixe de procurar pelo Ministério da sua comum para que seja melhor direcionado.

      Deus Abençoe e seja sempre bem-vindo irmão.

      Curtir

  3. Excelente, comentário e enrriquecedor, para dar entendimento e trazer edificação à aqueles que ainda tenham dúvidas sobre a verdadeira prática do Batismo e quanto ao rebatismo. Parabéns aos elaboradores, que Deus possa vós abençoar em tudo. Vamos continuar crescendo na graça e no conhecimento da palavra de Deus.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Excelente texto, realmente muito respeitoso e com muita base bíblica.
    Irmão, minha dúvida inicial era outra, mas no decorrer do texto me surgiu outra e caso pudesse ser esclarecida ficaria muito contente:
    Batizar-me novamente teria sentido se fosse para aceitar uma nova doutrina, certo? E se for um batismo na mesma denominação, porém, em Ministérios diferentes? Digo isso pois não sei o seu conhecimento sobre a Assembléia de Deus, mas dentro da denominação há diferentes ministérios que possuem diferenças consideráveis em seus ensinamentos.
    Apesar de ser a mesma denominação, porém com ensinamentos diferentes, o rebatismo tem sentido?

    Mas minha dúvida inicial que me motivou a procurar esses textos é a respeito da validação do batismo. Li vários textos sobre o batismo e fazendo uma análise geral eu entendi o seguinte: se uma pessoa foi batizada, porém sem o conhecimento real sobre o batismo e sem sentir e buscar a Jesus, na verdade ela não foi de fato batizada, apenas foi imersa na água. Portanto, se em outra ocasião essa mesma pessoa conhecesse verdadeiramente o evangelho e o batismo, e desejasse então se batizar, ela não seria rebatizada e sim batizada, pois sem o entendimento, a primeira imersão não foi ”válida”.
    Isso está na minha cabeça pelo seguinte: cresci na igreja e ao completar os 12 anos exigidos pela minha denominação, o pastor me ”pressionou” (ele não me forçou, mas ELE achava que eu iria querer me batizar, portanto tratou o assunto como já decidido) e eu me batizei na mesma semana em que completei 12 anos. O pastor sequer realizou a preparação para o batismo que é comum nessa igreja, pois ele achou que por crescer na igreja eu já sabia o que esteva fazendo. Não o culpo, eu de fato estive toda a minha vida lá, porém sempre na sala das crianças, então tinha apensar conhecimentos bíblicos como ”histórias” e não como testemunhos da maravilhosidade de Deus. Me batizei totalmente inocente, sem entender a grandiosidade do que estava fazendo.
    Dito tudo isso, hoje, 6 anos depois e após muitas experiências com Cristo e com conhecimento bíblico muito mais aprofundado, eu percebo que meu batismo foi apenas a realização do desejo das pessoas que me cercavam e não um toque do Senhor em meu coração- tanto que, honestamente, não mudei após o batismo, minha vida não foi ”mais entregue”. Passa pela minha cabeça que agora, sabendo o que estou fazendo, deveria me batizar novamente. Não frequento mais a mesma igreja, mas é na mesma denominação. Por ter então a mesma doutrina seria antibíblico ou mesmo sem sentido esse novo batismo? Pois honestamente, não me considero batizada. Isso seria um rebatismo? Ou seria, agora, um batismo?

    Curtir

  5. Que explicação maravilhosa! A mais coerente da Internet, Deus abençoe e continue batalhando pela fé que uma vez foi dada aos santos. Acho que este site deveria ser amplamente divulgado para combater as heresias que fazem contra CCB . INFELIZMENTE TEMOS ESSA deficiência nossa ensinos na nossa própria congregação e precisamos de argumentos bons embora saibamos que o Espírito Santo quem convence, mas precisamos SIM de uma apologética. Abraços!

    Curtir

    1. Olá Josias, obrigada pela sua participação em nossa página. Seja sempre Bem-vindo😊

      Ficamos contente q tenha gostado do nosso texto. Deus Abençoe

      Curtir

    2. Olá Marcelo, obrigada pela participação em nossa página.

      Tem um determinado trecho do texto em que explicamos este ponto. Jesus não precisava se batizar, pq Ele é Santo e não tinha pecados, Ele se batizou para nos servir de exemplo, de modelo. A Bíblia diz que devemos ser seguidores de Cristo.

      Seja sempre bem-vindo.

      Deus abençoe!

      Curtir

  6. Ola!!! Lindo estudo bíblico! Direcionado pelo Espírito Santo! Sou Adventista do 7 dia, e achei linda a forma em que expos as verdades bíblicas sobre o batismo. Que o Senhor continue abençoando seu blog, pois ele leva a Santa Palavra de Deus a muitas vidas de forma coerente , conforme a bíblia. Nós, adventistas respeitamos muito a CCB e os amamos muito em Cristo, irmãos zelosos pelas coisas de Deus e reverente!

    Curtir

  7. Adorei esse post! Saí de uma igreja evangélica de visão celular e agora estou na CCB. Muitas são as críticas rsrs, ainda mais porque eu me batizei “novamente”. Na verdade me batizei por aspersão na presbiteriana e depois tive a oportunidade de ir a Israel e descer as águas no Rio Jordão. Mas lá é um momento de festa, é mais como um ato profético de estar no lugar onde Jesus se batizou. É muito diferente. Nunca havia tido a experiência de estar diante da igreja e fazer um compromisso público com Deus. É muito difícil encontrar textos que não criticam a CCB, caí aqui por “acaso” e me identifico totalmente com tudo o que escreveu, é exatamente o que penso. Parabéns pelo post, está muito esclarecedor e não ofende ninguém, nenhuma outra religião ou denominação, apenas fala a verdade a luz da Bíblia.

    Curtir

    1. Olá, Mariana! Seja muito bem vinda em nosso blog, agradecemos pela sua participação aqui conosco.

      Fiquei feliz em saber do seu batismo, e ainda foi bastante especial heim, no rio Jordão! Que lindo!
      Infelizmente muitas pessoas falam sem saber, e acabam ‘blasfemando’ cegamente sobre os fundamentos Bíblicos.
      Temos diversos temas no blog, se caso tiver interesse em ler mais é só visitar a página inicial:
      http://www.metamorfosecrista.wordpress.com

      Sua opinião é muito importante. Espero te ver participando mais vezes aqui!
      E claro, agradecemos pelas suas palavras ❤

      Deus te abençoe!

      Curtir

  8. Sou adventista e eu simplesmente amei o que eu li. E eu acho que é muito desrespeitoso a pessoa se batizar, depois errar e depois se rebatizar novamente, e novamente, e novamente… Sei que estamos sujeitos erros todos os dias. Mas tipo eu acho que o temor a Deus fica um pouco deixado de lado, soa um pouco como: “eu posso errar e me batizar a hora que quiser.” Eu achei fabuloso pelo a coerência e o respeito pelas as demais religiões citadas no texto. Além do texto ter a verdade e o Espirito Santo, ele tem a classe! Parabéns e que Deus seja Louvado!!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Então quer dizer que mesmo já batizado no nome de Jesus em imersão posso rebatizar sem que aja nenhum desconforto do tipo estar negando a Jesus ou estar cometendo um pecado?

    Curtir

    1. Boa tarde, Oelson! Tudo bem?

      Agradecemos seu comentário. Bom, Resumindo o contexto, o batismo (IMERSÃO) significa uma aliança entre você e Deus – Aceitação do evangelho: Jesus Cristo e o Espirito Santo. Se acaso, por ventura você vier fazer parte de uma outra igreja/denominação é possível se rebatizar em algumas igrejas sim, isso significa uma “aceitação” de tais doutrinas que você seguirá apartir de então.

      Agora se rebatizar diversas vezes numa mesma denominação já não faz sentido. Poder pecar e batizar, pecar e batizar soa meio “desrespeitoso” com os ensinamentos. Lembra muito o sistema do ‘purgatório’ (católico).

      Ou seja, o rebatismo é uma aceitação de que é aquela doutrina que você passará a seguir vai te ORIENTAR chegar ao Reino de Deus (esse é o objetivo de todos Cristãos). Lembrando que, placa de igreja não salva, quem salva mesmo é Jesus Cristo! E o mesmo que aconteceu comigo, fui batizada quando ainda criança sem entender na igreja católica, fui REBATIZADA numa Igreja Evangélica como aceitação desta Aliança entre eu e Deus em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Espero ter esclarecido um pouco. Deus Abençoe! Volte sempre. Caso queira entender melhor sobre o purgatório leia este texto.

      Curtir

    2. O batismo é no nome do Pai, Filho e Espírito Santo…Me batizei aos 14 anos e desde lá, me esforcei muito, mas falhar, todo mundo falha, tem as fraquezas, pecados, e pedimos perdão, perdão, várias vezes e todos os dias, a mágoa que o mundo possa causar, ferir,😢 não deixamos o sol chegar, já perdoa logo. Mas quando me batizei aos 14 anos, ficou um marco em minha mente que foi o dia em que prometi para o Pai, Filho e Espírito Santo em ficar nos caminhos do Senhor Jesus Cristo e assim a lembrança do dia do meu batismo falou muito na hora simbolizando o agradecimento por Deus ter sacrificado o “Seu único” e amado Filho na Cruz por meus pecados, na minha cabeça de 14 anos, uma adolescente, imaginava na hora nos pecados que iriam me rodiar, as tentações, me preocupava, mas com o batismo entendi , que ao me batizar, estava demonstrando pra Deus e o mundo que era um privilégio poder batizar e em gratidão o que Jesus Cristo fez por mim, ao batizar meus pecados foram mergulhados e ficaram no passado, mas que se algum dia eu pecar de novo , o perdão de Jesus Cristo me perdoa, portanto não necessito ficar me batizando todo dia, porque o Pai, Filho e Espírito Santo, me perdoa, porque o meu batismo foi no” Nome da Trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo ), sou pecadora e falha humanamente, mas o precioso “Sangue de Jesus Cristo” me perdoa e tenho livre acesso às bênçãos. ❤👀Jesus Cristo é o caminho. A Paz do Senhor👣👣👣👣👣👣👣👣👣👣👣👣

      Curtido por 1 pessoa

    3. Olá Jael, obrigada pela participação em nossa página.

      E que Deus lhe conserve sempre em Seu caminho Santo e com o coração sempre quebrantado.

      Deus abençoe!

      Curtir

  10. Olá, achei bem esclarecedor e até animador ao ponto de dizer, “aleluia, a isso é a igreja de Jesus e está acima dos detalhes que muitos colocam para dividi-la “, pena que na prática não é bem assim,pra não delongar, queria apenas que o autor respondesse o comentário do irmão José

    Curtir

  11. Prezado/a autor deste blog. A paz de Deus!

    Louvo a Deus, pois este blog pois és riquíssimo.

    Tocante ao assunto do batismo, está muito claro nas Escrituras que os apostolos (os doze e Paulo) batizaram em nome do Senhor Jesus.

    O Senhor Jesus lhes deu ordem de batizar em nome do Pai, Filho e Espirito Santo, e eles só batizaram em Nome do Senhor Jesus. Será que eles estavam errados? Cremos que não.

    Tem um só nome debaixo do céu dado aos homens no qual possam ser salvos.

    As organizações tendem a distorcer as coisas puras, mas a verdade está intacta nas Escrituras.

    Deus te abençoe!

    Pedro

    Curtir

    1. Amém irmão Pedro,

      Obrigada por acompanhar o trabalho da página Metamorfose Cristã, o qual fazemos com muito carinho.

      Os Apóstolos se batizaram em Nome de Jesus e logo em seguida foram batizados pelo Espírito Santo. Deus Abençoe, visite-nos mais vezes 🙂

      Curtir

  12. A paz de Deus irmaos eu queria faze uma pergunta gui batizada na ccb na idade de 12 anos por precap de mi ga mae que me dizia que si eu nao me vatizara e chegasse o fim do mundo eu ia pro inforno que era o lugar dos pagao…eu por meso a ur pro inferno me batizei.pasado anos creci e sem intendimento das coisas de Deus pequei de morte como dizem na ccb.sai da igreja e sem compreencao do qie fazei cometi todo tipo de pecado o pior deles guiado por mi ha propia mae foi o pecado da prostituicao.foi ai o de eu chorei amargamente tentando i tender o pirque chegiei alo o de estava.conhece um homen com quem me casei e construi minha familia.e pensei que como Deus me libero daquele lugar preti voltar a cpngragar chegando la na ccb so encontrei desprezo e olhar de condena.mas o que os irmaos que ali estavam nao sabia era que eu por dentro ja era uma nova pessoa.um ser que ama a Deus sobre todas as coisas um ser que compreendeu o amor Divino de nosso Deus.eu cheguei humilhada chorando e o unico que pedia a Deus era sua misericordia.ate hoje congrego mas hoje dentro do meu interior sinto um desejo grande de ser batizada pela minha propia vontade.en nome do Senhor Jesus sinto dentro de mim esta necesidade despois que compreendi o amor de Deus e escutei Ele falar cara a cara comigo compreendi o que e o temor a Deus o que e Adoracao de coracao a Ele e por isso queria perguntar,poderei batizame de novo?saudacoes a nossos caros irmaos espero seu comentario.

    Curtir

    1. Amém! Bom dia, Suelen.

      Esta questão é muito delicada para “nós” resolvermos por aqui. Recomendo que procure pelo ministério de sua comum para maiores orientações. Quem poderás dizer se podes ou não, é Deus, por isso deverás consultar os anciões de sua igreja que buscarão uma solução para sua situação em comunhão com Deus.

      Quero deixar também um conselho: Quando for para a igreja, não olhe para os lados, olhe reto, ouça o culto, absorva todos os ensinamentos em comunhão com Deus e vá embora. Ninguém é perfeito, mas quem deve nos julgar é Deus. Então o que fulano diz ou não diz o problema é dele. Fique em paz.

      Que Deus possa ter misericórdia de sua alma e de todos nós errantes.
      Deus te abençoe serva.

      Curtir

  13. Irmãos a PAZ DE DEUS, se vemos que irmãos foram salvos através de metodistas livres, teriam eles sido rebatizados a se unirem a congregação cristã ? Se eles foram salvos porque então rebatizar ou batizar de acordo com uma nova doutrina pessoas já salvas ? Uma outra pergunta é, o Batismo ensinado por Jesus em relação a fórmula é ensinado somente em Mateus, as passagens de atos se referem a execução do que foi ensinado por Jesus lá em Mateus. Se JESUS é o filho de Deus e no batismo é mencionado a palavra filho, quem é o filho se não o próprio Jesus. Creio eu que se Jesus fizesse questão que fossemos batizados conforme é feito na CCB, ele deixaria bem claro isso no livro de Mateus e instrução do batismo seria : ” Ide por todo o mundo pregai o evangelho a todos a criatura, batizando Em meu nome, e em nome do pai,filho e espirito Santo.” mas vemos que não é ensinado assim, em relação ao livro de Colossenses onde diz que tudo deve ser feito em nome do Senhor Jesus, não esta falando de batismo, porem se fossemos usar este versículo deveríamos mudar nossa saudação de paz de DEUS para PAZ DO SENHOR JESUS, pois Colossenses fala de fazermos tudo, então no caso seria batismo,saudação e tudo que envolve a vida cristã.

    Curtir

  14. Amei esclareceu muito sobro o tema,mande outros textos no meu email.
    DEUS abençoe que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo estejam dentro dos nossos coraçoes por todo o sempre.
    Que o Senhor venha abrir a sua mente e entendimento e a guia do alto para nos trazer um excelente texto como esse.

    Curtir

    1. Bom dia, Binca!

      Tudo bom? Agradecemos seu comentário e ficamos contente que tenha gostado da explicação sobre este tema bastante complexo.

      Para receber no seu e-mail os temas novos que serão publicados basta cadastrar seu e-mail indo até o final da página inicial. Preecha seu e-mail e clique no botão ASSINAR.

      Para ler outros temas, entre na nossa página inicial: http://www.metamorfosecrista.wordpress.com

      Deus te abençoe!

      Curtir

  15. Queridos a santa paz de Deus.
    Absolutamente esclarecedor.
    Texto retilíneo, coeso, muito didático e com muito conhecimento.
    Meus parabéns.
    Escreva cada vez mais.
    Se me permite sugerir um tema, aproveitando todo vosso know-how, gostaria que falasse sobre a Trindade. Muitas denominações cristãs tem seus fundamentos doutrinários baseados nela, outras não.
    Creio que seja o ponto de fé mais importante da vida cristã pois norteia todo credo das denominações.
    Se por acaso quiser compartilhar outros textos e materiais em meu e-mail gostaria de apreciar.
    Deus abençoe.

    Curtir

    1. Amém irmão Victor, obrigada pela participação em nossa página, seja sempre bem-vindo em nossa página 🙂 . Obrigada também pela sugestão do tema “Trindade”, assim que possível vamos elaborar um tema referente ao assunto com prazer.

      Para receber no seu e-mail os temas novos que serão publicados basta cadastrar seu e-mail indo até o final da página inicial. Preencha seu e-mail e clique no botão ASSINAR.

      Para ler outros temas, entre na nossa página inicial: http://www.metamorfosecrista.wordpress.com

      Deus te abençoe!

      Curtir

Deixe seu comentário, vamos discutir respeitando a opinião alheia!