Na verdade, a tradução ao pé da letra seria “não cometerás assassinato” matar, por defesa, em guerras, ou fome (em caso de animais), não se configura como um pecado abominável a Deus, porém, ainda é pecado…

Não matarás em traduções atuais . No original hebraico está escrito Não Assassinarás. Bem diferente de não matar.

Qual a diferença entre matar e assassinar?

Assassinar é no sentido de maldade, ódio, e matar é no sentido de sobrevivência – no entanto que na Bíblia no velho testamento sempre tiveram guerras e mortes por conta dessas guerras e os que lutavam por Deus sempre venceram. Veja Sansão a Bíblia deixa bem claro que ele matou mais filisteus no dia da sua morte do que em toda a sua vida (Juízes 16:28,30) e após isso ele foi considerado por Deus um Herói, entrando para os que são considerados “Heróis da Fé” Hebreus 11:32 – Sansão matou para poder salvar seu povo, ele guerreou por seu povo e não matou por ódio e sim por justiça.

Se matar for assim, não poderíamos nem matar para comer.

Nos dias atuais: Um ladrão quando assassina ele vai preso o policial quando mata para defender a sociedade e sua própria vida não vai preso e se morre em combate é considerado um Herói pela corporação.

Em nossa legislação esta sutil diferença está bem evidente.

Comete assassinato quem, usando desproporcionalmente a força ou meios a sua disposição, tira a vida de outra pessoa, por razão fútil ou torpe, que poderia ser resolvida de outra forma.
De outro modo, matar entra no excludente de ilicitude, configurando legítima defesa ou estrito cumprimento do dever legal (soldado ou agente policial), quando “usando moderadamente os meios a sua disposição, repele injusta agressão, atual ou iminente, que não provocou nem que de outra forma poderia evitar, a direito seu ou de outra pessoa.

Eis a diferença entre matar e assassinar.

OBS: Texto Ainda Em Construção, postado apenas para entendimento rápido (Por enquanto)

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

– Se você gostou, ajude a divulgar nossa página Curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã