Porque devemos nos batizar nas águas? E Porque a Igreja Evangélica Não Reconhece o Batismo de Crianças?


[READ IN ENGLISH]

A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus frisou esse termo quando disse ao líder religioso Nicodemos: “Jesus respondeu: Verdadeiramente, digo-lhe isto: Se alguém não nascer de novo, nunca poderá ver o Reino de Deus. Nascer de novo! – Exclamou Nicodemos – O que o Senhor quer dizer? Como pode um homem velho voltar para o ventre da mãe e nascer outra vez? – Jesus respondeu: O que eu estou lhe dizendo é verdade: Se alguém não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (João 3: 3:5)

Como se pode nascer de novo?
Através das Águas do SANTO BATISMO!

A palavra BATISMO vem do grego “baptizo” e significa “imergir ou mergulhar”. Só pelo significado da palavra já sabemos como deve ser realizado o batismo bíblico. Mas é comum vermos outras formas de batismo, tais como, ASPERSÃO (borrifamento) que é a prática de chuviscar água em gotas sobre a pessoa, usado na Igreja Católica / AFUSÃO (derramamento) que é a prática de jogar água sobre a pessoa, usado na Igreja Tradicional / IMERSÃO (mergulhamento) que é a prática que se segue segundo os ensinamentos bíblicos de mergulhar na água a pessoa, usado na Igreja Evangélica. A igreja evangélica segue dessa forma justamente porque na Bíblia não há outro tipo de forma de batismo á não ser por IMERSÃO, Jesus desceu nas águas do rio Jordão e o Eunuco também foi batizado assim.

No batismo e na Conversão somos Justificados pela Graça! O que é “Justificação pela Graça?

É o que acontece no momento da conversão. No momento da conversão somos justificados gratuitamente pelo sacrifício de Jesus. Então não somos justos, somos justificados.

A Justificação é o “ato pelo qual Deus declara justo o pecador mediante os méritos de Cristo Jesus. A partir de então o pecador passa a ser tratado por Deus como se jamais tivesse cometido qualquer transgressão”

Na conversão, somos justificados e regenerados. Antes disto, estávamos mortos e perdidos em delitos e pecados, mas, após a conversão ou novo nascimento, passamos a viver uma nova vida em cristo.
Assim como Jesus ressucitou e viveu em um corpo glorioso, devemos viver como se já estivéssemos em um novo corpo andando em novidade de vida.

Por isso a igreja evangélica não aceita o batismo de crianças, além de não ter batismo de criança na Bíblia a conversão deve acontecer na idade em que a pessoa já sabe discernir o que é certo e o que é errado!

O Batismo é fruto da obediência ao mandamento de Jesus Cristo, é uma ORDENANÇA clara de Jesus para todo aquele que n’Ele crê: “Aqueles que crerem e forem batizados serão salvos. Porém aqueles que se recusarem a crer serão condenados” (Mc 16: 15:16). Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças, entendemos que para ser batizada e perdoada, a pessoa precisa ter idade suficiente para saber discernir o certo do errado, “entender” o evangelho, “Arrepender-se” dos seus pecados e “Crer” em Jesus Cristo como Seu ÚNICO e SUFICIENTE SALVADOR. É necessário crer primeiro e então se batizar, crer é um ato de fé e se a criança morrer sem consciência de pecado está salva, pela criança responde a sua inocência: “Mas Jesus chamando-os para si disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.” (Luc. 18:15-17). Na Bíblia também não há registro de batismo em criança.

Crianças não têm pecado! Quem segue esta prática de batizar crianças alega que sem batismo a criança é pagã! Isto não é verdade! Pagão é uma pessoa que acredita em vários “deuses”, ou seja, se trata de uma pessoa que sabe discernir\entender o que é certo e errado e mesmo assim prefere acreditar em vários deuses.

O batismo em águas também nada tem a ver com o batismo no Espírito Santo (Falar em novas línguas). O ato de se batizar também marca as pessoas como novos membros da igreja, e é a partir do batismo que a pessoa passa a ser parte do corpo de Cristo (Membro na igreja), Jesus determinou o batismo em nome da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.” (Mateus 28:19). Assim, o significado do batismo é: Morte, Sepultamento e Ressurreição! O Batismo é um acontecimento de suma importância na vida de todos os crentes em Jesus Cristo, no ato do batismo, dão testemunho público da fé e salvação em Jesus Cristo. Crente é todo aquele que acredita em Deus, independente de religião! Se você crê em Deus você é um crente! E quando se aceita Jesus na sua vida, então você também é Cristão!

Ao se batizar, proclamamos sem dizer nada e publicamente diante da Igreja, a salvação e a transformação que Jesus realizou em nosso interior, o batismo é um testemunho público da nossa fé em Jesus, é a nossa identificação com Cristo, ele revela não apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho, ao ser mergulhado na água estamos espiritualmente morrendo para o mundo e nascendo espiritualmente para Deus, a imersão simboliza o sepultamento de Jesus e por nós simboliza a nossa morte para o pecado. As águas representam a terra, sair das águas representa a ressurreição de Cristo e a nossa ressurreição para uma nova vida. É através do batismo que nós testificamos, que não vivemos mais para o “mundo” (pecado), ressaltando que o batismo é um símbolo de “sepultamento/sepultura”, ali enterramos todos os nossos pecados, enterramos o nosso “velho homem” a nossa velha vida e ressurgimos com um corpo novo, pois o velho ficou lá na sepultura, digo no batismo.

Por isso é comum ouvir os que foram batizados nas águas dizendo: “Quando eu era do mundo…” Esta expressão quer dizer que agora deixamos todos os prazeres carnais que o mundo nos oferecia, para agora viver uma vida voltada para os propósitos do Evangelho de Cristo!

Dessa maneira o batismo passa a ser a nossa atitude de demonstração pública diante dos homens, do inimigo da nossa alma e de Deus, ali declaramos que nos arrependemos de nossos pecados e que cremos pela fé e aceitamos a Cristo e Seu sacrifício como único meio de salvação e também que recebemos o perdão pelos nossos pecados, dizendo que estamos dispostos a servi-lo e segui-lo todos os dias da nossa vida. Deixamos claro que reconhecemos Jesus como Filho de Deus e que cremos pela fé que os nossos pecados o crucificaram. E a partir do nosso RENASCIMENTO em Cristo que passaremos a nos submeter a Ele e lhe entregamos a nossa vida.

“O poder do pecado sobre nós foi quebrado quando fomos batizados em sua morte. No batismo fomos sepultados com ele na morte para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo Pai com poder glorioso, também nós vivamos uma vida nova.” (Romanos 6:3 e 4)

“Pedro responde: Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado no Nome de Jesus Cristo para o perdão dos seus pecados.” (Atos 2:38) – Ao nascer da água nós recebemos perdão: “Agora Deus diz que nos aceitará e nos absolverá. Ele nos declarará sem culpa mediante a fé em Jesus Cristo, justiça para todos os que creem, sem qualquer distinção. Pois todos pecaram; todos fracassaram, e estão afastados da glória de Deus; no entanto, Deus nos declara agora justificados das ofensas que lhe fizemos, através da redenção que há em Jesus Cristo, aquele que em sua graça (favor) tira os nossos pecados gratuitamente.” (Rm 3.23 e 24)

Muitos resistem ao batismo e combatem alegando de que o “batismo não salva”, dizendo que aquele ladrão que estava ao lado de Jesus na cruz, não foi batizado e foi salvo, pois Jesus lhe disse: “Eu afirmo a você: Hoje você estará comigo no paraíso” (Lucas 23:43) – A diferença é que, o ladrão da cruz mesmo em seus últimos suspiros de vida reconheceu que Jesus era o Filho de Deus e ali pendurado em uma cruz se arrependeu dos seus pecados. Avaliem: O Ladrão estava na cruz, o ladrão estava perto da morte, o ladrão não teve tempo de se batizar….neste caso o ladrão na Cruz estava simbolizando aquelas pessoas que estão no “leito da morte” que se arrependem de seus pecados, aceitando Jesus como seu único Salvador, não dando tempo assim para se batizarem, neste único caso a pessoa é salva! – Então avalie novamente: Você esta em uma cruz? Você não tem tempo também? Você esta perto da morte também?

Infelizmente algumas pessoas acreditam e ensinam que nascer de novo significa mudar de vida. Se você conseguir mudar sua vida sem a ajuda de Cristo, logo, você não precisa Dele. Mas Jesus disse: “porque sem mim, nada podeis fazer” (João 15:5) e também disse: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6). Quando Jesus disse “quem crer e for batizado, será salvo” Ele mostra que a nossa parte a fazer é crer e ser batizado. Não existe outra forma de entrar no reino dos céus se não morrer para o mundo através da “fé e do arrependimento”. O batismo é lícito (Permitido) a todo o que crê, isto é, que tem certeza da salvação.

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16:16)

JESUS FOI BATIZADO ELE É O NOSSO MAIOR EXEMPLO – Jesus não precisava se batizar, pois Ele não tinha pecados, o batismo é para o arrependimento dos pecados, então por que Jesus foi batizado? Jesus foi batizado para servir de exemplo para nós. Após seu batismo aconteceu que “Assim que Jesus foi batizado, saiu da água.” Naquele momento o céu se abriu, e Ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. (Mateus 3: 16 e 17) – O batismo de Jesus marca o início do seu ministério público, Jesus batizou-se com quase 30 anos. “Jesus estava com cerca de 30 anos de idade, quando começou o seu ministério público…” (Luc. 3:23) Tenho certeza que logo após o batismo, ainda que não escutemos a voz de Deus, com certeza Deus terá prazer em você também, pois o filho que obedece é o filho que dá prazer ao Pai.

Primeiro Ele chama ao ARREPENDIMENTO, depois, ao BATISMO e, finalmente, apresenta o PERDÃO. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1João 1:9)

Mas se faz necessário saber que só o batismo em si, não salva, mas ele é parte do processo de salvação que vem através de “Crer em Jesus” e nem por isso deixa de ser importante e necessário; A maioria das pessoas crê que Jesus existe, mas não entendem o que Ele “FEZ”. São duas coisas completamente diferentes; O que nos salva da perdição eterna e da condenação dos pecados é o sacrifício de Cristo na cruz em nosso lugar, (recebendo nossos pecados sobre si). Ao morrer na cruz, o Senhor Jesus não morreu porque mereceu morrer, pelo contrário, como justo e inocente, Ele nos substituiu, sofrendo o que nós deveríamos sofrer a fim de que recebêssemos a salvação de Deus, Sua graça (favor não merecido), derramada sobre nossas vidas, para que pudéssemos alcançar a salvação. O batismo é o sinal e o selo de quem foi lavado no sangue de Jesus e de quem ressurgiu para uma vida nova.

“Será que vocês não sabem que o seu corpo é a morada do Espírito Santo que Deus lhe deu? Seu próprio corpo não lhes pertence. Porque Deus comprou vocês por preço elevado. Portanto glorifiquem a Deus com seu corpo.” (1 Cor 6:19 e 20).

O BATISMO É A CONVERSÃO QUE VEM DO CORAÇÃO É O ARREPENDIMENTO SINCERO DE TODOS OS SEUS PECADOS! O arrependimento leva à vida; à salvação, Com o sacrifício de Jesus na cruz, para reconciliar com Deus, Deus deu o que havia de melhor no céu, e muitas vezes temos negado nosso melhor na terra. A salvação é dada gratuitamente, mas somente para aqueles que creram genuinamente.

Deus esta disposto a perdoar os seus pecados. Não duvide disso! – É comum ouvir argumentos do tipo “Haaa mais como posso me batizar, tenho ainda tantos vícios e defeitos…!” Mas Jesus não disse que venham até a mim os que estão libertos, ele disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11:28 e 29)

Ele não veio para os SÃO e sim para os DOENTES: “Jesus respondeu-lhes: São os doentes que precisam de médico, não aqueles que têm boa saúde. Meu propósito é convidar os pecadores a se arrependerem dos seus pecados, e não aqueles que se acham muito justos”. (Lucas 5: 31)

Mas sou traficante (Ele te ama), sou ateu (Ele te ama), eu Bebo (Ele te ama), eu Fumo (Ele te ama), eu uso Drogas (Ele te ama), sou amante (Ele te ama), já Matei, Roubei, Menti (Ele te ama) – Deus não olha para o que você é hoje, Ele olha para o que você será amanhã! E o que estiver em você que não agradar aos olhos Dele, Ele vai te limpando!

“Mas quem beber da água que eu dou nunca mais terá sede. Porque a água que eu dou se tornará dentro de todos uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (Jó 4:14)

Só quero que você saiba que DEUS TE AMA !!!!

Deus Abençoe á Todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

9 comentários em “Porque devemos nos batizar nas águas? E Porque a Igreja Evangélica Não Reconhece o Batismo de Crianças?

    1. Bom dia, sra Claudia e Ana!

      A resposta esta no texto: “O ato de se batizar também marca as pessoas como novos membros da igreja, e é a partir do batismo que a pessoa passa a ser parte do corpo de Cristo (Membro na igreja), Jesus determinou o batismo em nome da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.” (Mateus 28:19). Assim, o significado do batismo é: Morte, Sepultamento e Ressurreição!”

      Toda igreja que pratica este tipo de batismo (mencionando em nome do Pai, Filho e Espírito Santo na hora da imersão/batismo) esta dentro das Escrituras Sagradas por meio da IMERSÃO DE TODO O CORPO DENTRO DA ÁGUA para assim ‘apagar’ todos os nossos pecados. Resultando num REINICIO de vida EM CRISTO. Por tanto, devemos nos santificar e vigiar para saber onde estamos pisando, se é o caminho verdadeiro ou falso. A partir da LEITURA BÍBLICA você passa a enxergar se tal doutrina esta de acordo ou não com as escrituras! Para não ser enganados, só há este meio. Então, Leia a Bíblia e conheça o Deus de Israel. Você sabendo da verdade, jamais serás enganados pelos lobos infiltrados nas falsas doutrinas!

      Deus abençoe.

      Curtir

  1. A vida cristã é um modo de vida. Importa, que os cristãos andem segundo as sagradas escrituras, baseando em Deuteronómio 28:1 e seguintes versículos, só assim, cumprindo os mandamentos de Deus, tudo será fácil e a benção e a vitória, serão nossas! Cingimos também em Salmos 37:4-5. Deus abençõe as nossas vidas, porque a vitória será sempre para o povo de Deus!

    Curtir

    1. Olá Rubéns, obrigada pela participação em nossa página. Ficamos felizes que você gostou e aprovou nosso conteúdo.

      Seja sempre bem vindo!😉

      Curtir

  2. Sabendo que o batismo não salva, mas é uma “ordenança” de Jesus bem evidente, você saberia me dizer qual o benefício que só quem recebe o batismo terá em vida? Uma vez que se eu reconhecer Jesus como senhor e salvador e me arrepender e ter uma vida pautada nos ensinamentos de Jesus eu já terei a salvação, você sabe me dizer a qual o benefício(exclusivo do batismo) que a pessoa batizada recebe? ( cite fontes bíblicas para ratificar sua resposta ) se não souber me pergunte que eu terei prazer em responder 😉

    Curtir

Deixe seu comentário, vamos discutir respeitando a opinião alheia!